Você já tentou realizar mudanças comportamentais e acabou por desistir no meio do caminho? Conhece alguém que já pensou em realizar essas mudanças mas sequer começou?

Muitas pessoas passam por isso diariamente e acabam criando a crença de que “é impossível mudar comportamentos, não importa quais sejam“.

Isso acontece porque elas não conseguem identificar crenças já formadas que estão impedindo o sucesso e a mudanças comportamental.

A seguir vou compartilhar com você 15 crenças que impedem qualquer pessoa de alcançar resultados positivos e duradouros através das mudanças comportamentais.

1. Se eu entender, vou fazer

O fato de entender o que fazer não é garantia de que realmente será feito, e isso pode gerar confusão.

2. Tenho força de vontade e não cairei em tentação

A força de vontade que uma pessoa presume ter quando define uma meta, poucas vezes tem o mesmo tamanho demonstrado durante o processo de conquista do objetivo.

3. Hoje é um dia especial

A pessoa que realmente quer mudar tem que ter consciência de que o fato de não poder dar uma desculpa toda vez que o calendário oferecer uma opção mais atrativa do que aquilo que deve fazer.

4. Pelo menos, ainda sou melhor do que…

Essa crença é como um passe livre, uma vez que a pessoa não é a pior do mundo. É uma desculpa para pegar mais leve e rebaixar as expectativas quanto à motivação e disciplina.

5. Eu não devia precisar de ajuda e estrutura

Um caso clássico de autossuficiência e desprezo pela simplicidade e estrutura. A pessoa acredita que está acima da necessidade de estrutura para ajudar em tarefas aparentemente simples.

6. Eu não vou me cansar, nem meu entusiasmo vai diminuir

Ao planejar o alcance de metas, a pessoa acredita que a energia não diminuirá e que nunca perderá o entusiasmo pelo processo de mudança. Não reconhece que o autocontrole é um recurso limitado.

7. Tenho todo o tempo do mundo

A crença dos procrastinadores, afinal de contas, eles acreditam que não há urgência em fazer “o que precisa ser feito” hoje (só que não).

8. Não vou me distrair e nada inesperado vai acontecer

Acreditar que o mundo em que vive é perfeito e que nada diferente do planejado irá acontecer, em momento algum, e quando acontece, parece que o mundo acabou. Essa crença produz expectativas irreais e essas expectativas afetam as mudanças comportamentais.

15 crenças que impedem as mudanças comportamentais
A maioria das pessoas segue a jornada da vida sem conseguir perceber como o ambiente em que estão inseridas define seus comportamentos.

9. De repente, uma epifania vai mudar minha vida

Comportamentos não são modificados por passe de mágica, mudanças não surgem de uma visão repentina ou de uma explosão de força de vontade.

10. Minha mudança será permanente e nunca mais terei que me preocupar

Chegar lá não garante que a pessoa permanecerá lá. Comprometimento e disciplina são essenciais para tornar a mudança comportamental permanente.

11. Superar os velhos problemas não evitará os novos

Mesmo que a ideia de que nenhuma mudança produz solução definitiva seja aceita, é importante ter consciência de que desafios (ou problemas como muitos preferem usar) sempre existiram, e cada nova conquista terá novos desafios.

12. Meus esforços serão justamente recompensados

E se não forem? As mudanças comportamentais muitas vezes produzem recompensas que por alguns são consideradas injustas, principalmente se o objetivo da mudança estiver ligado somente a recompensas externas.

13. Ninguém presta atenção em mim

Se ninguém presta atenção em mim, pra que continuar buscando mudanças comportamentais? O aprimoramento às vezes não é tão óbvio para os outros quanto para quem está no processo de mudança, mas se retroceder aos comportamentos anteriores, todos perceberão.

14. Se eu mudar, não serei mais “autêntico”

Algumas pessoas se recusam a mudar os comportamentos porque acreditam que deixarão de ser autênticas. Qualquer pessoa pode mudar tanto o comportamento quanto a forma como se define, mas se ela se colocar em uma caixa com o rótulo “Isso não sou eu”, não sairá de dentro dela, ou seja, não alcançará as mudanças e seus resultados e benefícios.

15. Tenho sabedoria para avaliar meu próprio comportamento

Essa crença é capaz de convencer uma pessoa de que, embora os outros continuamente se superestimem, a capacidade dela de autoavaliação é justa e acurada. Se é bem-sucedida, o crédito é dela; se falha, a culpa é da situação ou de outras pessoas.

O que fazer para vencer essas crenças e alcançar mudanças comportamentais positivas e duradouras

Para alcançar mudanças comportamentais positivas e duradouras você precisa dar 3 passos:

  1. ter consciência das mudanças que precisam ser feitas em seus comportamentos
  2. compreender que essas mudanças não acontecerão do dia para a noite
  3. agir na direção das mudanças

Talvez você esteja pensando: “Falar é fácil, mas como eu vou fazer isso sozinho?”

De fato, realizar mudanças de comportamento sozinho aumenta ainda mais o desafio. Ter a ajuda e o acompanhamento de alguém ao longo do processo é fundamental para que você se mantenha firme, motivado e consistente nas mudanças.

Como trainer comportamental, eu ajudo meus clientes a conseguirem realizar mudanças de comportamento positivas e duradouras que eles mesmos optaram por fazer.

Caminho lado a lado com meus clientes a cada passo do processo, dizendo a eles como se manterem na trajetória e não voltar aos comportamentos antigos.

Estar ao lado dos meus clientes durante o processo aumenta nossas chances de sucesso e também é uma motivação para eles.

Agora que você já sabe como transformar o processo de mudança de comportamento em algo prazeroso e de resultados positivos e duradouros, que mudanças comportamentais você vai realizar na sua vida?

Se você quer saber mais sobre como eu posso te ajudar nesse processo de mudança comportamental, entre em contato comigo clicando aqui e agende uma sessão online e gratuita que te ajudará a iniciar o processo de mudança.

Grande Abraço!