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Como gerar tráfego orgânico para o site através das mídias sociais

Como gerar tráfego orgânico para o site através das mídias sociais

Aproveite o potencial das mídias sociais para gerar tráfego orgânico qualificado para o seu site com ações simples
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Gerar tráfego para o site através das mídias sociais é um grande desafio para muitos, principalmente se for tráfego orgânico.

Leio muitos comentários em posts nas redes sociais de pessoas dizendo que “a entrega” dos conteúdos publicados está pequena, que não tem engajamento, que para o conteúdo chegar até o público só colocando anúncios (o tráfego pago).

De fato existe verdade nesse tipo de comentário, e uma coisa é certa: sempre haverá uma luta entre os produtores de conteúdo e os algoritmos das redes sociais no que diz respeito a entrega de conteúdo e por consequência a geração de tráfego orgânico.

Nesse artigo eu vou mostrar para você algumas ações que eu realizo para aumentar o tráfego do meu site através das mídias sociais.

Para começar é preciso entender a…

Diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago

O tráfego orgânico é originado de visitas espontâneas através de pesquisas na internet, enquanto o tráfego pago é gerado a partir de anúncios publicados no Google ou nas mídias sociais.

Resumindo, o tráfego pago é o empurrãozinho para o conteúdo ser entregue para mais pessoas e ser encontrado de forma mais rápida.

Só que nem todo mundo tem grana para investir em tráfego pago, e acaba dependendo do tráfego orgânico para obter resultados.

Qual é melhor: tráfego orgânico ou tráfego pago?

Não existe melhor ou pior e nem uma resposta definitiva para essa pergunta.

Tráfego orgânico é resultado de uma estratégia de marketing bem construída, de conteúdos de qualidade, de consistência no trabalho e acima de tudo paciência.

O caminho para o aumento de tráfego pode ser encurtado através do tráfego pago, onde você direciona o conteúdo para o público potencial.

Mas lembre-se: independente do tipo de tráfego, para que funcionem é preciso uma estratégia de marketing digital e uma produção de conteúdo alinhada com essa estratégia para entregar conteúdo que o público queira consumir.

Para que o tráfego aconteça é preciso dar atenção a alguns aspectos.

5 aspectos fundamentais para obter resultados com tráfego orgânico

Existem diversos aspectos que são importantes para a aquisição de tráfego orgânico e a seguir estou listando os 5 que eu considero fundamentais.

  1. Ter um site de alta performance capaz de oferecer uma experiência para o usuário, e não apenas uma informação
  2. Postar com frequência (no site e nas redes sociais) a partir de um plano de conteúdo adequado ao público
  3. Otimizar o conteúdo do site para que ele possa ser analisado e ranqueado pelo Google
  4. Utilizar estratégias de backlink para ajudar o usuário a encontrar conteúdo complementar
  5. Produzir conteúdo que ajude o público respondendo às suas dúvidas, ao invés de produzir conteúdo falando apenas de produtos e serviços e forçando a venda

Atenção, isso é importante!

De nada adianta você ter uma produção de conteúdo consistente, com um design incrível, textos de alto nível se esse conteúdo só existe nas redes sociais.

Quando uma pessoa está em busca de resposta para alguma dúvida, ou no processo de escolha e decisão de compra, ela vai para mecanismos de busca (o Google, por exemplo) para encontrar as informações que deseja.

E os resultados das buscas não mostram os conteúdos que são publicados nas redes sociais, apenas o que está em áreas públicas da internet, ou seja, em sites, blogs e lojas virtuais.

Tenha sempre em mente o seguinte:

O conteúdo que você produz e publica precisa estar em todos os seus canais e não dividido em partes e distribuídos pelas redes sociais e pelo site, como um quebra-cabeças.

Não faça do seu conteúdo um quebra-cabeças

Como gerar tráfego orgânico para o site através das mídias sociais

Já apresentei para você alguns fundamentos importantes para que consiga obter resultados através do tráfego orgânico.

Agora vou compartilhar algumas das ações que eu realizo no dia a dia nas redes sociais para aumentar o tráfego do meu site sem precisar pagar por isso.

1. Link do site na bio

Eu utilizo o link do meu site na bio das redes sociais, dessa forma, sempre que alguém quiser saber mais sobre mim e sobre meu trabalho, irá direto para o meu site.

Muitas pessoas usam serviços como o Linktree, que permite ter uma página com diversos links. É legal, muito funcional, mas não é seu site, e se sair do ar por algum problema, ninguém acessa seu site pelo link na bio.

Ter o link do próprio site na bio traz muitos benefícios como:

  • Autoridade, afinal de contas, as pessoas já vêem que você tem um site
  • Menos cliques para o usuário
  • Layout personalizado
  • Reforço da marca, seja ela pessoal ou não

Se você precisa de uma página com diversos links para ajudar no direcionamento do seu público, você pode fazer isso no seu próprio site, não precisa depender de serviços e plataformas de terceiros, ficando à mercê de regras e limitações.

2. Fazer CTAs que levem as pessoas a verem um conteúdo ainda mais completo no site

As redes sociais limitam a quantidade de caracteres para os textos, assim como tamanho e composição das imagens., sem falar que o conteúdo só existe para usuários da rede social.

Ao publicar conteúdos, convide as pessoas que o virem para clicarem no link da bio e verem um conteúdo mais completo e detalhado em seu site.

Se o conteúdo produzido for de valor, útil e estiver alinhado com o seu público, com certeza vão querer mais e vão para o site.

3. Compartilhar o conteúdo do site em grupos relevantes nas redes sociais

Sempre que publicar um conteúdo novo no site, selecione grupos nas redes sociais que possuam público adequado para o conteúdo e compartilhe-o.

Dessa forma você aumenta o alcance desse conteúdo para desconhecidos, ganha tráfego e sempre que algum integrante do grupo procurar por alguma informação publicada dentro dele, pode encontrar o conteúdo que compartilhou, gerando tráfego orgânico qualificado.

A atitude que levou meu site do céu ao inferno

Compartilhei com você 3 ações que eu realizo com frequência para gerar tráfego orgânico para o meu site.

Mas tem uma coisa que fiz que levou meu site do céu ao inferno em poucos meses e eu não quero que isso aconteça com você.

Em 2018 meu site tinha uma média de 4000 visualizações de página por mês e eu publicava um novo conteúdo pelo menos 1 vez por semana e compartilhava esses conteúdos nas redes sociais.

No primeiro semestre de 2019 eu comecei a publicar uma média de 2 conteúdos por semana e elevei o número de visualizações de página para perto de 6000 por mês.

Mas no segundo semestre de 2019 e primeiros meses de 2020 eu acabei não conseguindo manter a consistência na produção e publicação de conteúdo, tanto no site quanto nas redes sociais, e com isso esses números despencaram.

No primeiro semestre desse ano (2020) a minha média mensal foi de mais ou menos 2500 visualização de páginas.

Mas desde o início desse mês (julho) eu comecei a produzir conteúdo com mais consistência tanto nas redes sociais quanto no site, e veja só, o mês ainda nem terminou e já tive 3297 visualizações de página e um alcance de 1985 usuários.

Isso aconteceu por 2 fatores:

  • Consistência
  • Conteúdo útil

Se você quer gerar tráfego orgânico para o seu site, produza conteúdo útil com consistência, e será uma questão de tempo até que os números comecem a crescer.

Mas atenção, o resultado do tráfego orgânico é visto a médio e longo prazo, então mantenha o foco, a consistência e não desista.

Até o próximo artigo!

Esses conteúdos vão te ajudar a melhorar seu tráfego orgânico

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9 meses atrás

[…] o alcance dos conteúdos, atraindo assim mais visitantes para as redes sociais e também gerando tráfego orgânico para o site através dos conteúdos publicados nas redes […]

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7 meses atrás

[…] Aumento do tráfego no site (uma média de 55% de aumento) […]

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