Blog

Os benefícios do copywriting aplicado a sites

Os benefícios do copywriting aplicado a sites

Descubra como o copywriting aplicado a sites pode mudar positivamente a forma como o visitante navega no site e transformá-lo em cliente.
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Copywriting é o método de escrita de textos persuasivos focados em levar o leitor a realizar alguma ação direcionada.

Esse método geralmente é aplicado em:

  • Cartas de vendas
  • Emails
  • Anúncios
  • Páginas de venda
  • Roteiro de vídeos
  • Posts em redes sociais

Os itens que acabei de citar são muito comuns nos processos de venda, independente do segmento de mercado.

Mas hoje um item se tornou de grande relevância para o processo de venda: o site.

E um site sem o texto adequado e com a devida estruturação é incapaz de produzir diálogo com o visitante, engajá-lo e transformá-lo em cliente.

Por que utilizar copywriting no site

Ao utilizar copywriting na produção dos textos de cada página do site, desde os títulos até o conteúdo das páginas, você estará garantindo uma nova forma de conexão com o visitante.

Quando um texto, também conhecido como copy, é produzido de maneira estruturada usando as palavras certas, o visitante é guiado de forma automática ao navegar pelo site.

As pessoas quase sempre acessam sites com pressa, querendo a informação da forma mais rápida e objetiva possível.

Utilizar copywriting na produção dos textos vai facilitar a navegação do usuário e ainda dará a oportunidade de guiá-lo usando técnicas de persuasão e gatilhos mentais, mostrando a ele que ali tem a informação que ele precisa e também o produto/serviço que pode resolver o problema dele.

Em um site de alta performance, os conteúdos são organizados de modo que o usuário vá navegando de acordo com a profundidade do conteúdo que busca, ou seja, nas páginas iniciais os textos são mais objetivos.

Mas texto objetivo não é sinal de texto ruim, afinal, com uma boa copy um texto objetivo pode responder ao que o visitante estava buscando e gerar nele uma sensação de confiança ainda maior em relação ao site.

Os benefícios do copywriting aplicado a sites

O uso de copywriting na produção de textos gera inúmeros benefícios e a seguir vou listar os que eu considero mais relevantes em relação a copywriting aplicado a sites:

  • Textos objetivos que passam a mensagem necessária sem que exija do visitante muito tempo pensando onde encontrar o que procura
  • Direciona a navegação visual do visitante quando está rolando a página em busca da informação
  • Textos compreensíveis para os visitantes independente de terem ou não conhecimento sobre o assunto que está sendo tratado
  • Informações mais claras e relevantes para o processo de decisão
  • Palavras certas no lugar certo
  • Botões de ação que levem o usuário a clicar
  • Aumento do engajamento e da retenção de visitantes
  • Abertura de um diálogo com o visitante, ao invés de apenas transmitir informações

Copywriting não é só para página de venda, é para todo canal que gera comunicação com o público e que de alguma forma influencia no processo de decisão de compra.

O que você perde se não usar copywriting nos textos do seu site

Os textos do site são a voz do seu negócio na internet. Enquanto você dorme, descansa, viaja, trabalha, ele está ali pronto para falar com o seu público.

Sem utilizar as palavras certas, na sequência ideal, não haverá diálogo com o visitante, provavelmente vai haver muita gritaria e ele não encontrará o que procura.

Com isso você perde a oportunidade de engajar e reter esse visitante, e com isso a chance de poder ofertar um produto ou serviço para ele de forma mais assertiva se torna cada vez menor.

O site é um canal de vendas, seu objetivo é fortalecer um negócio, aumentar a autoridade e transformar visitante em clientes, e sem copywriting isso não vai acontecer.

Quero encerrar esse post com uma frase de William Bernbach que ilustra muito bem a importância da aplicação de copywriting em sites:

“Não é o que você diz que estimula as pessoas, é como você diz.”

William Bernbach

Seu site está estimulando as pessoas a continuarem a navegação? A buscarem mais informações sobre o seu negócio, produtos e serviços?

Se você acha que os textos do seu site podem ser ainda melhores a ponto de transformarem visitantes em clientes, mas não sabe como fazer isso, EU POSSO TE AJUDAR!

Acesse a página “Copywriting para sites” e saiba mais sobre esse serviço.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
8 meses atrás

[…] se tratando de ferramenta de vendas, a técnica de copywriting vai ajudar a tornar os textos do site mais persuasivos, fazendo o uso das palavras certas para guiar o usuário no processo de decisão de […]

Sumário

Categorias em Destaque

Patrocinado
BLOG DESIGN COM CAFÉ
Patrocinado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.