Blog

3 técnicas de escrita utilizadas para produzir os textos de um site

3 técnicas de escrita utilizadas para produzir os textos de um site

Descubra as 3 técnicas de escrita que, juntas, podem aumentar o potencial do seu site e transformá-lo em uma verdadeira máquina de vendas.
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Um site é composto de imagens e textos organizados de modo a conduzir o usuário por uma experiência agradável enquanto navega, e para que isso seja possível são utilizadas técnicas de escrita combinadas a técnicas de design para que o conteúdo de cada página e do site como um todo façam sentido.

Na maioria das vezes os visitantes do site estão com pressa, entraram ali apenas para obter a informação que procuravam.

Quem está com pressa quer respostas rápidas, sem rodeios, o que esse tipo de visitante menos quer é ter que pensar muito para encontrar a informação que precisa.

Considerando essa informação, a aplicação das 3 técnicas de escrita que vou apresentar a seguir vai ajudar você a ter um site capaz de atender às expectativas dos visitantes, tanto a nível de conteúdo, quanto de facilidade de navegação e localização das informações.

Técnica 1: Copywriting

Copywriting é uma técnica de escrita mais ligada à redação publicitária, com foco campanhas de marketing e textos para mídias sociais e vendas.

A estratégia por trás dos textos escritos usando copywriting é a de persuadir de forma positiva o leitor, atraindo sua atenção através de palavras bem definidas e orientando as ações dele para a tomada de decisão.

O uso dessa técnica tem se tornado muito comum no desenvolvido de páginas de vendas, anúncios para redes sociais, e até mesmo páginas de captura.

Técnica 2: Webwriting

Webwriting é uma técnica de escrita voltada para a redação de conteúdo como: blog posts, e-books, informativos para comunicação interna nas empresas, matérias publicadas em revistas entre outros.

Por trás dessa técnica está a estratégia de imergir o leitor no assunto, de forma profunda, dando a ele o máximo de informação sobre o assunto, educando-o.

Essa técnica é utilizada em larga escala em artigos, newsletters, blogs e produção de conteúdos ricos (e-books e blog posts mais densos)

Técnica 3: UX Writing

UX Writing é uma técnica de escrita voltada para experiência do usuário, focada em construir uma experiência de leitura e navegação capazes de reter e engajar o visitante.

A estratégia por trás dessa técnica é usar palavras claras para explicar tudo o que for necessário, orientando de forma natural o usuário em relação a produtos e serviços ou mesmo a navegação na própria página.

Essa técnica é utilizada em sites, aplicativos, chatbots e outros canais onde o texto é o principal elemento de comunicação com o leitor.

Técnica extra

Technical Wiriting, ou Tech Writing como é utilizada é uma técnica de escrita utilizada para a produção de conteúdos mais técnicos.

A estratégia por trás dessa técnica é usar palavras objetivas para ensinar algo, transmitir conhecimentos, orientar o uso de produtos, sistemas e serviços de forma simplificada.

Essa técnica de escrita é utilizada na documentação de softwares, APIs, manuais e guias de uso, páginas de suporte e materiais cujo objetivo é dar instruções ao usuário.

Copy, Web, UX e Tech Writer
Tabela desenvolvida por Camila Gaidarji, com a parte de Tech Writer feita pela Mariana Moreira
Referência: Anastasiia Marushevska e lauxcritora

Os benefícios de usar essas técnicas de escrita nos textos do site

Todo site é:

  • um canal de comunicação com o público
  • uma fonte de informação disponível 24h por dia
  • uma ferramenta de vendas

Sendo o site um canal de comunicação com o público a técnica de UX Writing vai ajudar a tornar essa comunicação mais natural e fluida.

Com uma disponibilidade de 24 horas por dia, o site deve dar ao visitante a informação que ele está buscando de forma clara e com o máximo de profundidade possível, mesmo que para isso sejam necessários diversos conteúdos. É nesse ponto que a aplicação da técnica de Webwriting vai fazer a diferença.

Em se tratando de ferramenta de vendas, a técnica de copywriting vai ajudar a tornar os textos do site mais persuasivos, fazendo o uso das palavras certas para guiar o usuário no processo de decisão de compra.

E se no site você tiver páginas de suporte, com manuais de instrução, informações para ajudar o usuário a utilizar o produto, software ou serviço, a técnica de tech writing vai ajudar a produzir textos mais simples, com as palavras corretas e capazes de serem compreendidos por qualquer nível de usuário.

Por mais que sejam técnicas específicas, elas se conectam e adaptam produzindo uma experiência diferenciada para os visitantes do site, tornando o diálogo mais humanizado e próximo do usuário, fortalecendo o engajamento e aumentando a retenção.

Um site de alta performance é composto de um visual atraente e de um texto bem estruturado, capaz de conduzir o usuário à navegação com o mínimo de esforço.

Lembre-se: é preciso haver um diálogo como visitante do site, e são os textos que direcionam a maior parte desse diálogo. Quanto mais próximos da linguagem e realidade do público ele for, maior será a conexão.

Até o próximo artigo!


Conteúdos que vão te ajudar

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sumário

Categorias em Destaque

Patrocinado
BLOG DESIGN COM CAFÉ
Patrocinado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.