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AIDA: O Conceito que vai aumentar os resultados do seu site

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Se você tem um site e acredita que ele está gerando bons resultados, quando aplicar nele o conceito AIDA vai aumentar ainda mais esses resultados.

Não importa o tipo de site que você tenha (institucional, loja virtual, blog…) e nem o tamanho dele, é possível aplicar esse conceito e aumentar os resultados em qualquer site.

Para isso você vai precisar de 2 coisas apenas:

  1. Querer aumentar os resultados do seu site
  2. Ler esse artigo até o fim para descobrir como aplicar o conceito AIDA

É cruel mas você precisa saber disso primeiro

Eu gostaria muito de escrever palavras mais agradáveis aqui, mas estaria te enganando, assim como muitas técnicas, métodos e ferramentas do mercado estão fazendo.

A concorrência na internet está cada vez maior, me arrisco até a dizer que em alguns setores é desleal ao extremo. E isso desanima muita gente, inclusive já me desanimou por um tempo.

Mas pior do que a concorrência desleal é você perder oportunidades de negócios por não ter as informações e ferramentas certas. Acredite, eu já perdi muitas oportunidades por esse motivo.

Hoje as redes sociais estão fazendo o maior sucesso, cada vez mais profissionais e empresas estão investindo alto nas redes sociais para melhorar seus resultados (no popular, vender mais).

Com isso tem muita informação na internet dizendo que é melhor investir nas redes sociais do que em um site, pois é lá que o público está.

Realmente, nas redes sociais tem muito público, e é possível produzir resultados através delas. Mas na hora da decisão de compra os clientes procuram no Google por informações mais detalhadas sobre produtos e serviços, sobre as empresas, depoimentos de clientes, até por reclamações, pode acreditar.

“93% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa”

Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com o conceito AIDA?

Tem muita coisa a ver, mas o meu objetivo nessa primeira parte é mostrar para você que por mais atrativas que as redes sociais possam ser, tudo o que está lá fica oculto para o Google e demais mecanismos de busca.

Sabendo disso, será que realmente vale a pena investir nas redes sociais a ponto de ignorar a presença nos resultados de pesquisa no Google?

É cruel, mas é verdade, e você precisa saber disso para obter sucesso na aplicação do conceito AIDA em seu site.

O que é o conceito AIDA e por onde começar

Agora que você já sabe algumas coisas cruéis sobre a internet, vamos começar a resolver isso entendendo o que é o conceito AIDA.

O conceito AIDA tem como objetivo entender o comportamento do público e ajudar na condução dele através do funil de vendas.

Conceito AIDA

Ele é a representação das 4 fases que o cliente precisa passar até tomar a decisão final.

É muito utilizado no marketing digital, e se aplicado também a sites, blogs e lojas virtuais vai aumentar os resultados de forma considerável.

Agora que você já sabe o que é o conceito AIDA, vou explicar para você cada uma das fases e como implementar em seu site.

Atenção

Em um mercado competitivo onde a maior briga do momento é pela atenção das pessoas, essa fase é fundamental se você quer melhorar seus resultados.

Seja no site, blog ou loja virtual, você precisa atrair a atenção do usuário para que ele continue navegando. E é muito mais fácil fazer isso no site, onde 100% do conteúdo é relacionado ao seu negócio do que nas redes sociais onde aparecem publicações diversas no feed e vai exigir um trabalho muito mais criativo do que o normal.

Combinar cores, tamanho dos textos e o posicionamento dos elementos é crucial na etapa de atração.

Coloque em evidência informações que atraiam o olhar do usuário assim que a página for carregada.

Lembre-se que a tendência de visualização do conteúdo de uma página é no formato Z, começando na parte superior esquerda da tela e terminando na inferior direita.

Padrão de navegação Z

Mas cuidado, atrair a atenção do usuário não é colocar um gif animado cheio de cores e que não tem nenhuma relação com o que você precisa despertar no usuário, que é a segunda fase do conceito AIDA.

Interesse

Ao atrair a atenção do usuário você precisa despertar o interesse nele pelo que chamou sua atenção.

Para despertar o interesse você precisa combinar bem imagens e textos para que fique claro ao usuário sobre o que você quer falar com ele e desperte o interesse por saber mais.

Veja a seguir um exemplo de bloco de conteúdo utilizado para atrair atenção e gerar interesse que implementei no site de um cliente.

Exemplo de bloco com com chamada de atenção de interesse

As fases de atração e interesses acontecem em questão de segundos a partir do momento que o usuário acessa o site, e a partir daí ele é conduzido para a fase 3.

Desejo

É nessa fase que você começa a entregar informações mais detalhadas para o usuário.

Você tem que despertar nele o desejo pelo produto ou serviço, mostrar para ele que você tem a solução ideal para o problema que ele precisa resolver.

Não cometa esse erro

Por favor, não cometa o erro de escrever uma página cheia de informações técnicas sobre o produto ou serviço, com termos que nem profissionais da área sabem direito o que significam.

Se você quer despertar mesmo o desejo do usuário pelo seu produto ou serviço tem que falar na língua dele, de uma forma fácil para ele entender que a solução é a que ele busca.

Foque em apresentar os benefícios do produto ou serviço, quais as transformações e melhorias seu uso pode proporcionar.

Nessa página você pode – e deve – usar alguns tipos de informações que mostrarão para o usuário que a solução é confiável.

Veja a seguir alguns tipos de informações que você pode utilizar:

  • Depoimentos de clientes
  • Lista de clientes
  • Garantia
  • Vídeos demonstrativos
  • Informações quantitativas (unidades vendidas, clientes satisfeitos, resultados gerados…)

Quando o usuário chega na fase 3 é porque você já conquistou a atenção dele, e se vacilar nessa fase perderá a oportunidade de transformá-lo em cliente.

Então nessa fase o seu objetivo é fazer com que o usuário deseje o seu produto ou serviço, e conforme for conhecendo mais sobre ele, vá se apaixonando, aumentando a confiança, quebrando as objeções e ganhando mais clareza para sua decisão final.

Seguindo esse fluxo você precisa encaminhar o usuário para uma ação clara e específica, que é a fase 4.

Ação

Esse é o momento de direcionar o usuário para a ação final, seja a compra de um produto, contratação de um serviço ou mesmo o preenchimento de algum formulário de captura de leads.

Você vai transformar o desejo do usuário em ação e você pode estimular o usuário a realizar a ação desejada oferecendo testes gratuitos, descontos e até mesmo aguçando o senso de urgência do usuário usando os termos a seguir no texto ou outros que se encaixem na comunicação:

  • Oferta por tempo limitado
  • Apenas Hoje
  • Só pelas próximas 48 horas

Nessa fase o seu objetivo maior deve ser não atrapalhar a tomada de decisão do usuário com conteúdos desnecessários e que podem tirar o foco dele.

Eu já ajudei vários clientes com produtos incríveis mas que não convertiam bem, e o que causava isso era na maioria das vezes algum problema na última fase.

O conteúdo forçava demais a ação ou então misturava conteúdo para começar a estimular o usuário a conhecer outro produto ou serviço antes da ação desejada ser concluída.

Dicas extras para gerar ainda mais resultados com com o conceito AIDA

Eu tenho certeza que o conteúdo lido até o momento, se aplicado e trabalhado de forma correta no site vai gerar resultados melhores.

Mas meu objetivo é sempre ajudar você a melhorar cada vez mais os resultados, então vou deixar aqui mais algumas dicas que se aplicadas junto com o conceito AIDA vão potencializar seus resultados.

Separe o conceito AIDA em 2 páginas do site

Na primeira página você aplica as fases 1 e 2, que são chamadas para atrair o a atenção do usuário e despertar o interesse.

Você pode fazer na home – que é um bom lugar – mas também pode colocar essas chamadas em páginas estratégicas dentro do site.

As fases 3 e 4 devem ficar em uma página separada, onde o foco é o conteúdo que irá despertar o desejo do usuário pelo produto ou serviço e ajudá-lo a realizar a ação que você deseja.

Use Copywriting SEM moderação

Para produzir o texto da página que se encaixa na fase 3 faça uso do método Copywriting.

Esse é um método centenário utilizado na publicidade que aumenta consideravelmente os resultados.

Otimize as páginas para carregamento rápido

Em uma época onde o que as pessoas menos dizem ter é tempo, se suas páginas demorarem a carregar, adeus usuário.

Otimize todo o site para que ele possa carregar o mais rápido possível, tanto no celular quanto no computador. Até 3 segundos é um bom tempo, menos que isso é fantástico; mas se passar de 5 segundos é um caos.

Garanta que a versão do site para smartphones tem uma excelente navegação

Hoje o maior volume de acesso à internet é via smartphones, então se você não quer perder visitantes no site e a oportunidade de transformá-los em clientes, garanta que seu site seja tão bom no smartphone quanto é no computador.

Espero que o conteúdo desse post possa ajudar você a obter mais resultados no seu negócio a partir de agora.

Lembre-se de compartilhar esse post nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas a terem acesso a esse conteúdo e, caso você tenha alguma dúvida, observação ou informação para compartilhar, deixe nos comentários.

Grande Abraço!!!

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