Blog

SocialCopy: O método que vai aumentar o poder das suas publicações nas redes sociais

SocialCopy: O método que vai aumentar o poder das suas publicações nas redes sociais

A técnica SocialCopy vai ajudar você a criar conteúdos capazes de produzir experiências e sentimentos no público, e guiá-lo no processo de vendas.
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

A diferença entre um post que engaja e um que só causa frustração em seu criador está na mensagem, na forma como ela é composta, o que chamamos de SocialCopy.

Em um ambiente onde o volume de conteúdo é enorme e dos mais variados tipos, é preciso se destacar e atrair a atenção do público para alcançar os resultados desejados.

Muitas pessoas acreditam que publicar conteúdo todos os dias nas redes sociais é a melhor forma de conquistar mais seguidores, mais engajamento e mais vendas.

O que de fato vai produzir o resultado não é a quantidade do conteúdo que você publica nas redes sociais, mas a qualidade desse conteúdo.

E é sobre isso que você vai ler a partir de agora: como tornar suas publicações nas redes sociais mais poderosas.

O que é SocialCopy

SocialCopy é uma técnica utilizada na criação de conteúdos poderosos para redes sociais.

Essa técnica é derivada de uma das técnicas de escrita mais utilizadas no mercado: copywriting, que consiste na produção de textos cujo objetivo é vender algum produto ou serviço usando recursos de escrita, gatilhos mentais e técnicas de persuasão de forma natural para conduzir o interessado até a compra.

No caso de SocialCopy, a ideia é a mesma, porém de forma mais objetiva e adequada ao ambiente onde o conteúdo é publicado.

Ao invés de escrever com foco em vendas, a escrita é feita com foco em entregar benefícios para o leitor e gerar uma conexão entre ele e você, para que possa apresentar seus produtos e serviços de forma natural e assim mostrar ao público que você tem a solução ideal que ele procura.

O grande objetivo por trás dos conteúdos criados com essa técnica é sempre entregar algum benefício para o público.

Todo conteúdo deve ser útil, ter algo que possa ser aplicado e que gere algum resultado para quem o aplicar.

Combinar imagem, título e texto (ou legenda, se assim preferir) forma a SocialCopy, afinal de contas não são apenas as palavras que produzem sensações e sentimentos.

A partir do momento que você internaliza a necessidade de criar conteúdos que apresentem benefícios para o seu público, o processo vai se tornar mais tranquilo.

Impulsionando a qualidade dos conteúdos com SocialCopy

Hoje existem muitas redes sociais, cada uma delas com formatos variados de publicação.

Todos esses formatos, por mais distintos que sejam possuem algo em comum: a mensagem.

A mensagem que cada conteúdo passa para o público está ligada à combinação de textos e imagens.

Você pode usar a imagem mais linda do mundo, mas se o texto não fizer sentido, ela não vai alcançar os resultados. E vice-versa.

O uso de SocialCopy vai ajudar exatamente nesse ponto: criar conteúdos que transmitam uma mensagem, um benefício e gerem resultados.

Além dessa combinação de texto e imagem, algo muito importante e que pode ser considerado como um fator de diferenciação é a sua identidade, ser original e fugir do comum.

Faça seu público te amar, te odiar e imaginar coisas, caso contrário você se tornará irrelevante.

Crie conteúdos capazes de oferecer experiências para o público e que eles possam construir sentimentos através dessas experiências.

Uma experiência que gera sentimentos faz com que sua marca seja lembrada com mais facilidade.

Como aplicar SocialCopy na criação de conteúdo

Existem muitas formas de aplicar SocialCopy nos conteúdos que você cria para as redes sociais, e isso dá conteúdo para livros e cursos.

Vou ensinar para você uma técnica que aprendi e que pode ser colocada em prática logo depois que você terminar a leitura desse post.

Ao usar essa técnica nos meus conteúdos eu passei a alcançar mais pessoas nas redes sociais, ter mais interações nas publicações e aumentei minhas vendas.

Você já sabe que todo conteúdo precisa entregar benefícios para o público, então é algo que não pode faltar nas suas publicações.

Para complementar o conteúdo você pode seguir em 5 linhas diferentes:

  • Impactar: entregar um conteúdo que gere impacto positivo na vida das pessoas, que seja transformador
  • Chocar: entregar um conteúdo que deixe as pessoas chocadas, que as façam pensar se realmente estão no caminho certo ou errado
  • Subverter: seja autêntico, produza conteúdo reforçando sua posição sobre assuntos relacionados ao seu mercado (o famoso o que é certo é certo, o que é errado é errado)
  • Empoderar: entregar conteúdo que faça com que as pessoas possam agir, aplicar o que aprenderam e obter resultados, se sentindo poderosas por conta disso
  • Humanizar: todos temos defeitos, então explore isso, se coloque na posição do público e assuma os seus defeitos (apenas se realmente você tiver esse defeito) e mostre o que fez para mudar

A partir dessas 5 linhas você pode criar diversos conteúdos que vão fazer seu público te amar, te odiar e imaginar como as coisas podem ser diferentes.

Definida a linha de conteúdo que será utilizada, crie o conteúdo e entregue uma mensagem verdadeira, capaz de produzir sentimentos que possam ser lembrados apenas de olhar para outros conteúdos que você produziu.

Mesmo que a sua publicação seja uma dica, um mini tutorial ou uma informação, escreva de forma que a pessoa possa sentir algo diferente durante a leitura.

Deixe a mensagem dizer o quanto você se importa com ela e que você tem condições de ajudá-la.

Formatos de conteúdo que funcionam

Formatos de conteúdo que funcionam

Os formatos que vou apresentar a seguir funcionam para mim, mas isso não quer dizer que todos vão funcionar para você.

Mas é sempre importante testar para ter certeza dos resultados que cada um pode gerar.

Na lista a seguir estou levando em consideração o Instagram, que possui uma gama maior de formatos de conteúdo.

Feed

Conteúdos publicados no feed possuem uma maior chance de serem compartilhados do que os conteúdos publicados em outros formatos dentro da rede social.

Você pode utilizar os seguintes formatos de conteúdo no feed:

  • Listas
  • Carrossel
  • Tutorial
  • Notícias em Tempo real que são relevantes para o seu público
  • Fotos suas participando de eventos que sejam relevantes para o seu negócio, potencializem sua autoridade e permitem conectar com seus produtos ou serviços

Stories

É através dos stories que você mantém um contato mais próximo com a sua audiência, e nele você pode publicar conteúdos como:

  • Bastidores
  • Descobertas
  • Histórias curtas
  • Enquetes
  • Perguntas e respostas

Os stories podem ser uma grande fonte para você identificar novos conteúdos que o seu público deseja, e isso pode ser feito através de enquetes e caixas de pergunta.

Lives

As lives são uma forma de interagir com o público em tempo real.

Nelas você pode abordar com mais detalhes os principais temas relacionados ao seu negócio, trazer convidados e fidelizar o seu público.

Elas também podem ser uma excelente fonte de conteúdo, afinal de contas, é impossível que em uma live de uma hora você não consiga extrair pelo menos uns 4 posts para o feed.

Reels

O Reels é uma área para conteúdos mais descontraídos, e no momento em que eu escrevo esse post é o tipo de conteúdo que tem maior entrega no Instagram.

Crie conteúdos fora da caixa, diversifique, e chame a atenção do seu público com os recursos do Reels.

Dicas para atrair a atenção do público nas redes sociais

Para finalizar vou compartilhar com você algumas dicas de SocialCopy aplicadas a textos e imagens para redes sociais para te ajudar a atrair a atenção do público para o seu conteúdo.

#1. Não faça clickbait

Clickbait é uma tática utilizada para gerar tráfego através de conteúdos enganosos e sensacionalistas.

Ao usar essa tática você atrai o público mas destrói suas expectativas quando ele abre o conteúdo, com isso cria uma experiência ruim e que gera sentimento ruim em relação à sua marca.

Quando o público passar por um conteúdo seu novamente, vai logo ter o sentimento ruim e não vai interagir.

#2. Faça uma boa promessa no título

O título é a primeira coisa que o público vê, e se ele não despertar interesse então o conteúdo principal não será visto.

É melhor um título de alto nível com um conteúdo mediano do que um conteúdo de alto nível e um título mediano. (mas eu prefiro ambos no alto nível)

Uma promessa combinada com um algo que aguce a curiosidade fará seu título irresistível. E se conseguir colocar emoção, fica melhor ainda.

Exemplo ruim: Como criar um bom título para suas postagens

Exemplo de qualidade: A técnica infalível para criar títulos irresistíveis para suas postagens

  • A técnica infalível: curiosidade
  • Títulos irresistíveis para suas postagens: a promessa

#3. Escreva de forma simples

Adeque sua forma de escrever de acordo com o perfil do seu público e mantenha em mente sempre a simplicidade ao escrever.

Opte por palavras de fácil compreensão, que seu público utiliza no dia a dia e que podem ser compreendidas pelo maior número possível de pessoas.

Mantenha o leitor conectado ao longo de todo o texto, use subtítulos (também chamados de subheadlines) para ajudar o leitor a identificar o assunto de cada bloco de texto.

#4. Mostre que o seu público tem uma necessidade e entregue algum benefício

Quando você mostra ao público que ele tem uma necessidade a ser sanada ou que o seu produto/serviço pode satisfazer um desejo dele, você aumenta as chances de atrair a atenção e transformar o leitor em cliente.

#5. Utilize imagens de boa qualidade e relacionadas ao conteúdo

As imagens têm um grande poder no cérebro humano, e quando você seleciona imagens de qualidade para seus posts e o conteúdo dessas imagens está conectado ao assunto abordado, o conteúdo se torna ainda mais poderoso.

Você encontra imagens de qualidade para fazer o download gratuito em sites como:

Dica de livro

Se você gosta de ler, quero sugerir a leitura do livro “Neuromarketing”, do Darren Bridger. Ele traz uma abordagem muito interessante sobre o funcionamento do cérebro e como as imagens, conteúdos e suas disposições interferem em cada decisão.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e das dicas. Quero aproveitar e convidar você para me seguir no Instagram @jonathanlamim.com.br, onde publico conteúdo sobre esses e outros assuntos relacionados à produção de conteúdo, marketing digital, soluções digitais entre outros.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sumário

Categorias em Destaque

Patrocinado
BLOG DESIGN COM CAFÉ
Patrocinado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.