Produzir conteúdo não é só abrir um editor de textos e ir escrevendo, é conhecer o seu público, suas necessidades e problemas e produzir algo que seja relevante e interessante. Nesse artigo vou dar 3 dicas para que você possa produzir o conteúdo ideal para o seu público e aumentar suas chances de obter resultados positivos investindo bem menos.
1. Descubra o que o seu público quer saber
A primeira coisa que geralmente se pensa na hora de produzir conteúdo é:
O que seria interessante para meu público?
Mas nesse caso a resposta vem de você mesmo, o que você tem em mente que o público acha interessante.
O correto é você conversar com o público ou então ver o que esse público está falando pela internet. Um bom exemplo disso é procurar por comentários em posts nas redes sociais, youtube, blogs e outros canais onde o seu público está, e então começar a buscar as dúvidas do seu público, os conteúdos em que ele mais interage, o que ele tem falado.
O conteúdo mais importante e que vai te trazer mais resultados é aquele que responde às dúvidas e questionamentos do público. Que o torna mais educado em relação ao assunto, produto ou serviço.
2. Ajude o seu público a entender qual o problema ele tem antes de dar a solução
Na maioria das vezes as pessoas não sabem que têm um problema até que alguém o apresente de maneira clara. A partir de então elas começam a entender que o problema é maior do que elas pensavam, ou até mesmo menor.
Ao ajudar o público a entender melhor qual problema ele tem e o nível desse problema você está mostrando que entende a sua dor, e por ter esse entendimento pode ajudá-lo a resolver o problema e acabar de vez com a dor que o incomoda.
Depois que você conseguir esclarecer melhor o problema junto do seu público, é a hora de começar a falar sobre a solução, e nesse momento o público terá uma maior confiança em você, pois esteve presente desde o momento em que ele encontrou um problema.
3. Seja simples ao escrever para que o maior número de pessoas possa compreender o conteúdo
Sabemos que algumas pessoas possuem mais facilidade do que outras para ler e interpretar o que estão lendo, e isso é um ponto muito importante ao se produzir conteúdo.
Quando você não sabe exatamente qual o perfil do seu público, ou seja, não definiu ainda as personas, o melhor que você tem a fazer é escrever de forma simples para que todos, ou pelo menos a maior parte, possa compreender o que está lendo.
Escrever de forma simples não é escrever pouco, mas utilizar palavras mais comuns, um vocabulário mais cotidiano. Não precisa ser tão informal, mas formalidade demais pode atrapalhar.
Use a linguagem do seu público, evite gírias, faça com que ele se sinta à vontade enquanto faz a leitura e dê a ele aquilo que o título do texto propõe. É muito frustrante para o leitor ter o interesse despertado para a leitura por causa de um título e ao começar a ler ele percebe que o texto não condiz com o título apresentado.
Sofisticação é bonito, palavras difíceis podem demonstrar muito conhecimento, mas nessa hora o que importa mesmo é o que o público vai achar do conteúdo, o quanto esse conteúdo será útil, e principalmente, o quanto de resultados esse conteúdo vai trazer.
Um conteúdo bem produzido, que atenda às necessidades do público pode trazer resultados como:
- engajamento
- divulgação da marca/produto por parte dos leitores ao compartilharem o conteúdo
- melhoria na autoridade da marca no mercado
- vendas
Hoje as pessoas não compram mais sem antes pesquisar pela marca e/ou produto na internet. Ao pesquisar se elas encontrarem o seu conteúdo e ele for esclarecedor para elas, com certeza suas chances de conquistar essas pessoas aumenta e com isso a chance de efetuar alguma venda.
Pense no conteúdo como uma ferramenta para educar as pessoas, como uma etapa do processo de decisão de compra, e assim você aumentará as suas chances de conquistar novos clientes.
Se você gostou dessas 3 dicas para produzir o conteúdo ideal para o seu público tenho certeza que vai gostar do material gratuito que preparei com 7 dicas para um texto persuasivo, onde mostro como escrever um texto que vai prender o leitor do início ao fim.
Não deixe de compartilhar esse texto que acabou de ler com seus amigos, pois se ele foi importante pra você com certeza será para eles.