3 técnicas de escrita utilizadas para produzir os textos de um site

COMPARTILHE

3 técnicas de escrita utilizadas para produzir os textos de um site

Um site é composto de imagens e textos organizados de modo a conduzir o usuário por uma experiência agradável enquanto navega, e para que isso seja possível são utilizadas técnicas de escrita combinadas a técnicas de design para que o conteúdo de cada página e do site como um todo façam sentido.

Na maioria das vezes os visitantes do site estão com pressa, entraram ali apenas para obter a informação que procuravam.

Quem está com pressa quer respostas rápidas, sem rodeios, o que esse tipo de visitante menos quer é ter que pensar muito para encontrar a informação que precisa.

Considerando essa informação, a aplicação das 3 técnicas de escrita que vou apresentar a seguir vai ajudar você a ter um site capaz de atender às expectativas dos visitantes, tanto a nível de conteúdo, quanto de facilidade de navegação e localização das informações.

Técnica 1: Copywriting

Copywriting é uma técnica de escrita mais ligada à redação publicitária, com foco campanhas de marketing e textos para mídias sociais e vendas.

A estratégia por trás dos textos escritos usando copywriting é a de persuadir de forma positiva o leitor, atraindo sua atenção através de palavras bem definidas e orientando as ações dele para a tomada de decisão.

O uso dessa técnica tem se tornado muito comum no desenvolvido de páginas de vendas, anúncios para redes sociais, e até mesmo páginas de captura.

Técnica 2: Webwriting

Webwriting é uma técnica de escrita voltada para a redação de conteúdo como: blog posts, e-books, informativos para comunicação interna nas empresas, matérias publicadas em revistas entre outros.

Por trás dessa técnica está a estratégia de imergir o leitor no assunto, de forma profunda, dando a ele o máximo de informação sobre o assunto, educando-o.

Essa técnica é utilizada em larga escala em artigos, newsletters, blogs e produção de conteúdos ricos (e-books e blog posts mais densos)

Técnica 3: UX Writing

UX Writing é uma técnica de escrita voltada para experiência do usuário, focada em construir uma experiência de leitura e navegação capazes de reter e engajar o visitante.

A estratégia por trás dessa técnica é usar palavras claras para explicar tudo o que for necessário, orientando de forma natural o usuário em relação a produtos e serviços ou mesmo a navegação na própria página.

Essa técnica é utilizada em sites, aplicativos, chatbots e outros canais onde o texto é o principal elemento de comunicação com o leitor.

Técnica extra

Technical Wiriting, ou Tech Writing como é utilizada é uma técnica de escrita utilizada para a produção de conteúdos mais técnicos.

A estratégia por trás dessa técnica é usar palavras objetivas para ensinar algo, transmitir conhecimentos, orientar o uso de produtos, sistemas e serviços de forma simplificada.

Essa técnica de escrita é utilizada na documentação de softwares, APIs, manuais e guias de uso, páginas de suporte e materiais cujo objetivo é dar instruções ao usuário.

Copy, Web, UX e Tech Writer
Tabela desenvolvida por Camila Gaidarji, com a parte de Tech Writer feita pela Mariana Moreira
Referência: Anastasiia Marushevska e lauxcritora

Os benefícios de usar essas técnicas de escrita nos textos do site

Todo site é:

  • um canal de comunicação com o público
  • uma fonte de informação disponível 24h por dia
  • uma ferramenta de vendas

Sendo o site um canal de comunicação com o público a técnica de UX Writing vai ajudar a tornar essa comunicação mais natural e fluida.

Com uma disponibilidade de 24 horas por dia, o site deve dar ao visitante a informação que ele está buscando de forma clara e com o máximo de profundidade possível, mesmo que para isso sejam necessários diversos conteúdos. É nesse ponto que a aplicação da técnica de Webwriting vai fazer a diferença.

Em se tratando de ferramenta de vendas, a técnica de copywriting vai ajudar a tornar os textos do site mais persuasivos, fazendo o uso das palavras certas para guiar o usuário no processo de decisão de compra.

E se no site você tiver páginas de suporte, com manuais de instrução, informações para ajudar o usuário a utilizar o produto, software ou serviço, a técnica de tech writing vai ajudar a produzir textos mais simples, com as palavras corretas e capazes de serem compreendidos por qualquer nível de usuário.

Por mais que sejam técnicas específicas, elas se conectam e adaptam produzindo uma experiência diferenciada para os visitantes do site, tornando o diálogo mais humanizado e próximo do usuário, fortalecendo o engajamento e aumentando a retenção.

Um site de alta performance é composto de um visual atraente e de um texto bem estruturado, capaz de conduzir o usuário à navegação com o mínimo de esforço.

Lembre-se: é preciso haver um diálogo como visitante do site, e são os textos que direcionam a maior parte desse diálogo. Quanto mais próximos da linguagem e realidade do público ele for, maior será a conexão.

Até o próximo artigo!


Conteúdos que vão te ajudar

Sobre o autor

Jonathan Lamim

Jonathan Lamim

Designer de Conteúdo especialista na criação de estratégias e conteúdos para canais digitais. Escritor profissional com 4 livros publicados e criador do ConteúdoCast, um podcast sobre conteúdo pra quem cria conteúdo.

VOCÊ PODE GOSTAR

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com tal monitoramento.

Cookie settings

Below you can choose which kind of cookies you allow on this website. Click on the "Save cookie settings" button to apply your choice.

FunctionalOur website uses functional cookies. These cookies are necessary to let our website work.

AnalyticalOur website uses analytical cookies to make it possible to analyze our website and optimize for the purpose of a.o. the usability.

Social mediaOur website places social media cookies to show you 3rd party content like YouTube and FaceBook. These cookies may track your personal data.

AdvertisingOur website places advertising cookies to show you 3rd party advertisements based on your interests. These cookies may track your personal data.

OtherOur website places 3rd party cookies from other 3rd party services which aren't Analytical, Social media or Advertising.