7 passos para alcançar a alta performance

Você vai ler nesse post

A alta performance é muito mais do que obter bons resultados na vida profissional ou alcançar o sucesso financeiro.

Trata-se de um conjunto de atitudes que promovem o desenvolvimento em si mesmo e nas pessoas a sua volta.

No mercado atual, profissionais de alta performance levam empresas a voos cada vez mais altos e se tornam indispensáveis nas estratégias de crescimento e expansão, tanto para as pequenas quanto para as grandes empresas.

A seguir compartilho com você 7 passos que você deve adotar para alcançar um nível ainda mais elevado de alta performance.

Passo 1 – Faça uma reflexão e avalie a sua situação atual

Pare por alguns instantes e avalie como está o momento atual da sua vida. Como tem sido os resultados obtidos? Você está satisfeito com a forma como tem reagido às mais variadas situações? Seus relacionamentos familiares, sociais e profissionais estão de acordo com os objetivos que você quer alcançar?

Para te ajudar nessa reflexão, leve em conta alguns pilares importantes da vida:

  • Espiritual
  • Parentes
  • Conjugal
  • Filhos
  • Social
  • Saúde
  • Servir
  • Intelectual
  • Financeiro
  • Profissional
  • Emocional

Passo 2 – Identifique suas principais metas

Ter metas bem definidas é muito importante para que você se torne um profissional de alta performance, pois elas ajudam a manter o foco tanto no que está sendo feito quanto no objetivo final.

Ao definir ou ajustes as metas já definidas, utilize o modelo SMART, pois ele proporcionará a você a chance de construir metas reais e mais concretas, capazes de serem alcançadas.

Caso você não conheça o modelo SMART ou queira relembrar, escrevi um artigo que irá te ajudar nesse segundo passo. Clique aqui para acessá-lo.

Passo 3 – Desenvolva novas habilidades

Desenvolver novas habilidades possibilitará a você aproveitar novas oportunidades, viver experiências diferentes e chegar a resultados que antes não eram imaginados.

Você pode até estar pensando que não tem mais habilidades para desenvolver, que já passou da idade para aprender algo novo. Mas isso não é verdade, todos nós podemos aprender mais o tempo todo, nosso cérebro foi projeto para estar sempre aprendendo algo novo.

Pode ser que você não consiga identificar quais novas habilidades pode desenvolver – ou mesmo habilidades já existentes – para aumentar seu nível de performance, mas para isso tem solução.

Uma das possibilidades para você identificar habilidades a serem desenvolvidas é conhecendo seu perfil comportamental, pois ele diz muito sobre suas reações, seus resultados, a forma como você conduz a sua vida.

Para saber mais sobre perfil comportamental, basta clicar aqui e ver um conteúdo super interessante sobre o assunto.

Passo 4 – Haja no momento presente

O futuro é construído hoje, nesse momento. Então haja agora, não deixe para amanhã.

Se você não fizer agora o que tem que ser feito para alcançar suas metas e objetivos, o amanhã será como o hoje, afinal de contas, resultados diferentes só acontecem quando as ações são diferentes.

Passo 5 – Encontre um mentor

O mentor é um profissional experiente capaz de ajudar você a se desenvolver e alcançar seus objetivos. Ele caminhará junto com você orientando e dando sugestões do que fazer para alcançar os objetivos e metas.

Ao escolher um mentor, procure por alguém que tenha experiência na área que você quer evoluir, alcançar a alta performance. Leve em consideração também questões como: ética, princípios e valores, carreira, histórico profissional.

Mas atenção, caso você ainda esteja com dúvidas de que carreira seguir, não se sinta tão confiante, sinta que tem bloqueios, minha sugestão é que você busque um coach e só após passar por um processo de coaching, comece uma mentoria.

O processo de coaching vai ajudar você a se conhecer melhor, identificar objetivos e metas, desenvolver um plano de ação e começar a se mover na direção dos objetivos.

Para Kraus (2007) Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, que pretende atingir seus objetivos por meio da identificação, do entendimento e do aprimoramento das competências e habilidades do coachee (o cliente do coach).

Saiba mais sobre o coaching e como ele ajuda você a alcançar a alta performance clicando aqui.

Passo 6 – Seja sincero consigo mesmo

A sinceridade é uma grande aliada do profissional de alta performance, afinal de contas, quanto mais você ficar se enganando quanto às suas habilidades, competências, metas, objetivos, enfim, sua vida pessoal e profissional, menos performance você terá e mais distante dos resultados desejados ficará.

Quanto mais sincero você for, mais oportunidades de se desenvolver você terá e esse desenvolvimento vai levar você a um nível superior de performance.

Passo 7 – Não desista

Resiliência, essa é a palavra ideal. Não importa a circunstância, o tamanho da queda, do obstáculo, do desafio. Ajuste o curso e siga em frente, afinal de contas, você é o capitão do barco da sua vida.

Quanto mais perto da realização, do sucesso, da alta performance, maiores serão os desafios. Se você desistir, nunca saberá se estava muito longe ou muito perto de alcançar o objetivo.

As pessoas e profissionais de alta performance não desistem, simplesmente aprendem com os desafios, ajustam o curso e seguem adiante.

Você quer ser uma pessoa que vai além do esperado? Que se surpreende com os próprios resultados?

Então comece a se preparar como um profissional de alta performance. E se tiver dúvidas sobre como se tornar um profissional de alta performance, entre em contato comigo, tenho algo que vai te ajudar muito.

Artigo publicado originalmente no site “Eu amo o meu bairro“.

Compartilhe