8 livros que mudaram minha forma de criar conteúdo

COMPARTILHE

8 LIVROS QUE MUDARAM MINHA FORMA DE CRIAR CONTEÚDO

Os livros mudaram não só a minha forma de criar conteúdo, mas também a minha escrita, minha concentração, meu vocabulário, minhas ideias e muitas outras coisas. E quero compartilhar isso com você.

Criar conteúdo não é só pegar uma ideia, encontrar uma imagem que a ilustre, escrever algumas linhas e postar.

A criação de conteúdo é um processo, e cada tipo de conteúdo precisa de um processo diferente para que ele possa alcançar os resultados desejados tanto para você quanto para o público.

Os livros são capazes de influenciar nesses processos, pois eles além de transmitir conhecimento ele têm o grande poder de inspirar.

A leitura no meu dia a dia

No meu dia a dia a leitura desempenha um papel muito relevante, pois além de permitir ampliar meu conhecimento e meu vocabulário, ainda é uma grande fonte de ideias para meus conteúdos.

Tenho uma rotina que me permite ler 1 livro por semana, às vezes até mais. Faço porque gosto, pois a leitura para ser agradável não pode se tornar uma obrigação.

A seguir vou compartilhar com você 8 livros que mudaram minha forma de criar conteúdo e espero que eles sejam tão úteis para você como foram pra mim.

Livros que mudaram minha forma de criar conteúdo

(Na foto de cada livro tem um link para você visualizá-lo na Amazon)

As armas da persuasão

Mudou a forma como eu influenciava o público enquanto consumia o conteúdo, e me fez compreender de maneira mais profunda que a influência pode ser utilizada para inspirar, transformar e conectar as pessoas, e não apenas para vender produtos e serviços.

O herói e o fora-da-lei

Mudou a forma como eu planejava e criava conteúdo, me permitindo usar uma linguagem escrita e visual alinhada com os arquétipos da minha marca e com o objetivo do conteúdo de forma mais clara e fácil de ser compreendida.

Storybrand

Mudou a forma como eu estruturava os conteúdos voltados para apresentação da marca, produtos e serviços em todos os canais digitais, criando um padrão e fortalecendo a identidade nos textos utilizados.

Copywriting

Mudou a forma como eu vendia meus produtos e serviços através da internet, tanto nos conteúdos com objetivo específico de venda quanto no famoso “vender sem vender” que é utilizado nos conteúdos com outros objetivos.

O Mensageiro Milionário

Mudou a forma como eu fortalecia o meu propósito e deixava ele cada vez mais claro na minha comunicação, e indiretamente contribui com o posicionamento e definição de estratégias para o meu negócio como um todo.

Como encontrar seu estilo de escrita

Mudou a minha forma de escrever, fortaleceu meu estilo de escrita e permitiu imprimir minha identidade nos textos, tornando-os mais autênticos.

A arte de escrever para a web

Mudou a forma como eu planejava e criava meus conteúdos, trazendo clareza e ensinamentos poderosos que pude utilizar como inspiração para criar muitos conteúdos e desenvolver técnicas e métodos de criação de conteúdo para canais digitais.

Roube como um artista

Mudou a forma como eu fazia meu brainstorming e organizava minhas ideias de conteúdo, além de ter contribuído muito para a criação de conteúdo autêntico.

Esses livros que compartilho aqui possuem assuntos variados e pode ser que você não compreenda como algum deles mudou minha forma de escrever, como por exemplo “O Herói e o Fora-da-lei”.

Ele fala sobre arquétipos, que é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados à um personagem ou papel social.

Conhecer os arquétipos foi útil tanto para a minha marca quanto para eu entender o papel social de cada pessoa que faz parte do meu público.

Assim eu consigo criar conteúdo com uma linguagem mais alinhada à do público sem que o conteúdo perca a essência.

Às vezes a leitura mais improvável é capaz de gerar transformações nunca imaginadas.

Quero concluir com uma frase de Francis Bacon que fala muito alto sobre a criação de conteúdo.”

“A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.”

Espero que algum desses livros possam te ajudar de alguma forma na criação de conteúdo.

Ah, e se você já leu algum desses ou tem uma recomendação de livro, compartilhe nos comentários.

Sobre o autor

Jonathan Lamim

Jonathan Lamim

Designer de Conteúdo especialista na criação de estratégias e conteúdos para canais digitais. Escritor profissional com 4 livros publicados e criador do ConteúdoCast, um podcast sobre conteúdo pra quem cria conteúdo.

VOCÊ PODE GOSTAR

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com tal monitoramento.

Cookie settings

Below you can choose which kind of cookies you allow on this website. Click on the "Save cookie settings" button to apply your choice.

FunctionalOur website uses functional cookies. These cookies are necessary to let our website work.

AnalyticalOur website uses analytical cookies to make it possible to analyze our website and optimize for the purpose of a.o. the usability.

Social mediaOur website places social media cookies to show you 3rd party content like YouTube and FaceBook. These cookies may track your personal data.

AdvertisingOur website places advertising cookies to show you 3rd party advertisements based on your interests. These cookies may track your personal data.

OtherOur website places 3rd party cookies from other 3rd party services which aren't Analytical, Social media or Advertising.