A escravidão do conteúdo: o que é e como vencê-la

A escravidão do conteúdo: o que é e como vencê-la

A escravidão do conteúdo é algo que assola empreendedores digitais nos dias de hoje.

3 posts no feed, 100 stories, 1 live, 1 reels, tudo isso – ou até mais – sendo feito diariamente ao longo do mês.

Com ou sem equipe, dar conta de tudo isso é um grande desafio.

Ao invés de ser um processo de criação de conteúdo, passa a ser apenas produção de conteúdo. E existe diferença entre criar e produzir conteúdo.

Toda essa rotina de estar presente nas redes sociais o tempo todo, querendo cada vez mais seguidores, está criando escravos e escravas do conteúdo.

Quem são os escravos e escravas do conteúdo

Os escravos e escravas do conteúdo são aquelas pessoas que produzem um grande volume de conteúdo para publicar em todas as redes sociais que estão presentes, em todos os formatos possíveis, diversas vezes por dia, todos os dias.

Passam tanto tempo produzindo conteúdo que esquecem de fazer o mais importante: ofertas de produtos e serviços.

Ou até pior, gastam todo o tempo produzindo conteúdo gratuito e não possuem nada para ofertar ao público.

Sem contar que muitas das vezes os conteúdos não se conectam, falam de muitas coisas, e não oferecem nada útil para o público, não geram benefícios.

Tem muita gente na internet dizendo que para ter sucesso no mercado digital tem que postar todo dia, estar o tempo todo nos stories, criar conteúdo em diferentes formatos e estar em todas as redes sociais.

Mas também existem pessoas, assim como eu, dizendo que mais importante do que a quantidade é a qualidade do conteúdo publicado.

Porque a escravidão do conteúdo faz mal a você e ao seu negócio

Quando você se torna um escravo ou escrava do conteúdo passa a focar na quantidade, em estar presente o tempo todo nas redes sociais.

Isso faz com que você deixe em segundo plano o objetivo principal de todo negócio: gerar lucro.

Você pode até estar dizendo: mas Jonathan, eu produzo muito conteúdo, tenho uma presença forte e também tenho vários produtos.

Tudo bem, mas aí eu faço 3 perguntas a você:

  1. Seu conteúdo está gerando vendas e lucros?
  2. Você gasta a maior parte do tempo de trabalho produzindo conteúdo ou criando/melhorando produtos e serviços e atendendo clientes?
  3. Se você ficar 1 semana sem produzir conteúdo, você se sente mal?

Eu já fui um escravo do conteúdo e só o que obtive de resultados com isso foi estresse, conteúdo de baixa qualidade (sem que eu percebesse) e baixo índice de vendas.

Com isso meu negócio enfrentou dificuldades, minha qualidade de vida estava diminuindo e a qualidade do meu serviço também.

O seu público não precisa de conteúdo toda hora e todo dia, ele precisa de conteúdo que o ajude a resolver problemas.

Como vencer a escravidão do conteúdo
Quando você se liberta da escravidão do conteúdo, os resultados começam a aparecer.

Como vencer a escravidão do conteúdo

Vencer a escravidão do conteúdo não é nenhum bicho de 7 cabeças, é mais fácil do que você imagina.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que para o seu público o mais interessante são conteúdos úteis, que ajudem a resolver problemas do dia a dia, que entreguem benefícios.

Apenas falar de assuntos relacionados a serviços e produtos para ter conteúdo diário vai afastar o seu público.

A segunda coisa que você precisa ter em mente é que um conteúdo de qualidade precisa de tempo para ser criado, e se você não tem tempo para pesquisar o que o público quer, seu conteúdo não atingirá as necessidades dele e não se transformará em oportunidade de negócio.

Crie uma rotina de pesquisa para identificar o que o seu público está buscando.

Você pode encontrar essas informações em grupos do seu nicho nas redes sociais, canais no Youtube, no planejador de palavras-chave do Google, criando enquetes e caixas de perguntas nos Stories do Instagram.

A terceira coisa e a que mais vai te ajudar é ter um calendário de conteúdo, com toda a estrutura de conteúdo do mês.

Quando você tem um calendário de conteúdo fica mais fácil criar conteúdos que se completem e entreguem benefícios para o público.

Sem falar que o calendário vai ajudar você a ser mais produtivo e organizado, dando tempo para outras tarefas que precisam ser executadas.

Mas nada disso que eu citei acima vai resolver se você não tiver consciência de que você é a única pessoa responsável pelo sucesso do seu negócio.

Despertar o interesse e o desejo do público pelos seus produtos ou serviços é uma responsabilidade sua enquanto criador de conteúdo e principal beneficiado pelo sucesso do negócio.

Crie experiências e entregue benefícios através de conteúdos de valor

Toda experiência gera sentimentos, e se ela entrega benefícios úteis ao público então se torna ainda mais poderosa.

Quando você deixa de ser escravo ou escrava do conteúdo passa a proporcionar experiências para o seu público, e não apenas informações que parecem úteis, mas não são.

Invista tempo na criação de conteúdos geradores de experiências, foque nas necessidades do seu público, em ajudá-los de alguma forma em cada publicação feita nas redes sociais.

Você pode obter muito mais resultados postando conteúdo realmente útil 4 vezes por semana do que 4 conteúdos por dia, 7 dias por semana.

Uma forma muito boa de criar conteúdos geradores de experiências e tornar suas publicações nas redes sociais mais poderosas é com o método SocialCopy.

Esse método além de tornar as publicações mais poderosas vai ajudar você a se libertar de vez da escravidão do conteúdo.

Se você se considera um escravo ou escrava do conteúdo, comece hoje mesmo o processo de mudança para se libertar.

Quanto mais rápido você se libertar dessa escravidão, mais rápido você começará a produzir conteúdos poderosos e geradores de experiências.

Com isso suas chances de aumentar o engajamento, o alcance e o lucro com esses conteúdos será cada vez maior. Só depende de você deixar de ser um escravo ou escrava do conteúdo!

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Jonathan Lamim - Escritor e Ghostwriter

Quem é Jonathan Lamim?

Jonathan Lamim é graduado em Marketing Digital, graduando em Letras (Português/Espanhol) e pós-graduando em Literatura Contemporânea.

Apaixonado por livros, tecnologia e escrita, tem 19 anos de carreira navegando entre tecnologia. comunicação e ensino.

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