A marca

Foram 16 anos trabalhando diretamente no setor de tecnologia, criando sites, aplicativos e sistemas web. E no tempo livre eu criava conteúdo para sites de tecnologia, educação e para o meu próprio blog.

Mas chegou a hora de mudar!

Depois de muita reflexão e preparação pessoal, decidi que chegou a hora de mudar de ares e de área.

E como é uma mudança de certa forma radical para mim, precisava de uma marca que deixasse bem claro esse novo momento e posicionamento profissional.

De hoje em diante, o Jonathan Lamim não atua mais como programador especialista no desenvolvimento de sites, mas sim como designer de conteúdo que ajuda as pessoas a criarem conteúdo autêntico, que inspira, transforma e conecta, e o melhor de tudo, faz vender mais.

Para tornar isso mais claro, uma nova marca foi criada para transmitir essa mensagem para o público, e vou compartilhar com você tudo o que está por trás dessa nova marca, que me acompanhará nessa nova jornada.

O contexto da marca

Sou um profissional de comunicação com mais de 16 anos de experiência e daqui pra frente quero caminhar junto com você na jornada rumo à criação dos conteúdos que irão transformar o seu negócio.

Meu objetivo é trabalhar junto com você desde o planejamento até a análise dos resultados e ajuste da estratégia para que possa se sentir seguro e confiante para criar seus próprios conteúdos sem depender de ninguém para dizer o que fazer.

E isso será feito através de mentoria, cursos online, livros e ebooks.

O propósito por trás da marca

O quê?

Ensino a criar conteúdo autêntico.

Como?

Através cursos online, livros, ebooks e mentoria.

Por quê?

Um conteúdo autêntico, verdadeiro e sincero tem o poder de inspirar, transformar e conectar as pessoas.

O que a marca é

Moderna, séria, singular, leve, autêntica, criativa, experiente e atual.

O que a marca não é

Indiscreta, rebelde, dispersa, arrogante, complexa, rústica, antiga, relaxada e fria.

Uma boa identidade visual não é sobre gostar ou não gostar de algo. É sobre o que funciona.

Alex Fleming

a inspiração

Fonte universal de conteúdo

A inspiração para a criação da marca partiu da fonte universal de conteúdo. E quando falo de fonte, não é um local ou algo, mas a fonte utilizada para a escrita.

Quando Gutemberg imprimiu a primeira “Bíblia de Gutemberg” a fonte utilizada era no estilo serifado, e desde então esse estilo foi evoluindo e ganhando variações, e nada melhor do que representar minha marca e meu posicionamento com uma fonte que remete diretamente a escrita e conteúdo.

Tipografia do logotipo

Foi escolhida como base uma das tipografias universais de conteúdo, que também serviu como fonte de inspiração.

A Times New Roman, o fenômeno do século XX no campo tipográfico, é uma tipografia serifada clássica que causa maior conforte para a leitura.

Nela foi trabalhado o espaçamento, os tamanhos das fontes e suas curvas para deixa-la mais harmônica.

A letra O foi rotacionada, deixando seu tombamento para a direita, seguindo em frente. Ela foi totalmente customizada, o que lhe dá mais autenticidade.

A tipografia definida possui um design atemporal que transmite aspectos de uma marca com personalidade sólida.

Tipografia da marca

As cores

Composta por apenas duas cores principais, a escolha foi feita com base em pesquisas de mercado e da concorrência para encontrar uma paleta distinta, com tons capazes de reforçar os aspectos de uma marca moderna, sólida e ao mesmo tempo leve e flexível.

Símbolo - Marca Jonathan Lamim

Símbolo

Como símbolo da marca, também foi escolhido um ícone que retrate tudo aquilo a que me proponho nesse novo posicionamento profissional.

A partir do momento em que aplico minha expertise em prol do meu público e dos clientes, estou literalmente escrevendo mais um parágrafo na história dele e da minha também.

Diante disso, nada mais conceitual para uma marca com tipografia universal que um símbolo universal: o símbolo do parágrafo.

Este símbolo é reconhecido em qualquer lugar do mundo e pode ser digitado por qualquer tipo de teclado, seja ele virtual ou não: §

O símbolo pode ser, inclusive, incorporado como elemento textual, sendo divulgado em todas as postagens da marca, por exemplo: Jonathan Lamim §.

O responsável por esse trabalho incrível

Todo o projeto da nova marca foi construído com excelência pelo Graphic Designer Alex Fleming.

Ele esteve por dias imerso em materiais que enviei (roteiro de marca, posicionamento, tom de voz da marca, público-alvo, arquétipos…) e de briefings e conversas que tivemos ao longo do processo.

Como resultado, ele conseguiu me entregar algo que está completamente alinhado com o meu posicionamento profissional e que transmite todos os sentimentos e emoções dessa nova jornada profissional.

§

Você verá essa marca estampada aqui no site, nas minhas redes sociais e provavelmente em outros sites na internet, onde sou colunista.

Para saber mais sobre tudo o que farei nessa nova jornada e como posso ajudar você a criar conteúdo autêntico, capaz de inspirar, transformar e conectar você e seu público, me siga lá no Instagram.