fbpx

A técnica da pirâmide invertida na produção de textos

Como a técnica da pirâmide invertida pode gerar mais resultados
Como a técnica da pirâmide invertida pode gerar mais resultados

Publicado em

Categorias

Autor

A técnica da pirâmide invertida consiste em apresentar primeiro as informações mais importantes e na sequência as informações menos importantes, permitindo então que o leitor tenha noção do que será apresentado ao longo do texto logo após a leitura do primeiro parágrafo.

Ela é uma das técnicas mais conhecidas do jornalismo e podemos fazer uso dela de maneira muito proveitosa em textos usados nas campanhas de marketing, roteiros para vídeos e redações diversas.

Como ela surgiu

A técnica da pirâmide invertida surgiu durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, também conhecida como Guerra da Secessão, mas ela não tinha esse nome. Foi batizada assim por Edwin L. Shuman no livro Practical Journalism (Salaverria, Ramón, 2005, 109).

No período da Guerra da Secessão, o telégrafo era o que possibilitava aos jornalistas enviarem diariamente as suas crônicas de guerra. Como o telégrafo era uma inovação recente e tinha seus fios espalhados pelos postes nas ruas, a qualquer momento a comunicação poderia ser interrompida e as crônicas não seriam mais enviadas.

Como haviam vários jornalistas produzindo e enviando crônicas praticamente ao mesmo tempo, eles se juntaram aos operadores de telégrafos e estabeleceram uma regra para assegurar as condições de envio de suas crônicas. A regra era a seguinte: cada jornalista deveria enviar o primeiro parágrafo de suas crônicas e só após os operadores receberem esses primeiros parágrafos seria aberta uma nova rodada de envios onde os jornalistas enviariam o segundo parágrafo e assim por diante. (Fontcuberta, 1999, 58 e ss)

Antes de definirem essa regra os jornalistas escreviam suas crônicas a partir de relatos cronológicos, sendo assim o primeiro parágrafo não passaria as informações mais importantes.

Eles optaram então por colocar no primeiro parágrafo as informações mais importantes sobre os acontecimentos, e só a partir do segundo parágrafo começavam a explicar os fatos e acontecimentos.

Dessa forma eles podiam garantir que as informações mais importantes chegariam às redações dos jornais e haveriam notícias para serem publicadas.

Para que serve a técnica da pirâmide invertida

Ela serve para dar ao leitor, logo de início, as informações mais importantes, que serão detalhadas no decorrer do texto.

Em um texto noticioso por exemplo, essas informações mais importantes são colocadas no primeiro parágrafo, que é chamado de lide, e na sequência são descritos os fatos e acontecimentos.

“Lide” é o aportuguesamento da palavra inglesa lead, que significa liderar.

Existem vários tipos de lides que são utilizados no jornalismo e que podemos utilizar em textos de marketing, como por exemplo:

  • lide simples: faz referência a um único fato principal;
  • lide composto: faz referência a vários fatos importantes;
  • lide integral: faz referência sobre todas as informações objetivas sobre o fato;
  • lide suspense ou dramático: aquele capaz de provocar emoção em quem lê;

Ao trazer todo esse conceito teórico para o marketing de conteúdo, não precisamos fazer muitas alterações para que funcione tão bem quanto no jornalismo.

Assim como em um texto noticioso a informação importante é colocada no primeiro parágrafo, em qualquer outro tipo de texto onde se queira prender a atenção do usuário o seu uso é adequado.

Técnica da Pirâmide Invertida

Como funciona

Um texto escrito utilizando a técnica da pirâmide invertida será construído com uma estrutura de 3 blocos: título, lide e corpo do texto.

Título
O título é o ponto principal para atrair o leitor. Um título forte, apelativo – no melhor sentido da aplicação da palavra – é capaz de fazer com que o leitor abra o seu texto quase que de maneira instantânea.

Você pode utilizar ainda de um subtítulo ou mesmo de um antetítulo para ampliar o poder de persuasão da sua chamada para leitura.

Lide
O lide é o ponto onde você irá apresentar as informações mais importantes, o primeiro parágrafo.

Nele você pode responder às perguntas:

  • Quem?
  • O quê?
  • Onde?
  • Quando?

Essas respostas devem ser objetivas, para que o leitor tenha uma percepção rápida do que encontrará no decorrer do texto.

Corpo do texto
No corpo do texto você colocará o conteúdo menos importante, a complementação do que foi colocado no lide, criando todo o contexto.

Você responderá então às perguntas:

  • Como?
  • Por quê?

Quais os benefícios da técnica da pirâmide invertida

Ao aplicar a técnica da pirâmide invertida torna-se possível obter e gerar benefícios. Veja alguns deles:

Benefícios obtidos

  • Você terá um texto com um poder de persuasão maior, uma vez que já apresenta o conteúdo importante no início
  • Irá entregar o conteúdo somente a quem tem interesse por ele, pois o leitor não precisará ler a maior parte do texto até descobrir que não era o que ele pensava

Benefícios gerados

  • Permitirá ao leitor saber se o texto realmente é do interesse dele logo no início da leitura
  • Dará ao leitor um panorama de todo o conteúdo que será descrito na sequência do texto

Se você estruturar os seus textos de modo a apresentar sempre no início as informações mais importantes, pode ter certeza de que os leitores seguirão a leitura em busca das demais informações.

A técnica da pirâmide invertida quando utilizada torna-se um elemento de persuasão, pois você inicia com um título e um primeiro parágrafo convidativo e muito informativo.

Além dessa técnica você pode utilizar diversas outras técnicas de persuasão no seu texto, e para te ajudar nisso eu produzi um ebook chamado 7 Dicas para um texto persuasivo, e você pode fazer o download AGORA clicando no botão abaixo.

QUERO O E-BOOK AGORA!

Se você gostou desse conteúdo não deixe de COMPARTILHAR com seus amigos.

Grande Abraço!

0 0 vote
Article Rating

comente

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Compartilhe

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.