Autossabotagem é a ação de uma parte de nós – que não está disposta a se sentir feliz e realizada – para fazer com que não consigamos alcançar os nossos objetivos.
Quando o seu sabotador interno entra em ação ele começa a dizer que você não é merecedor ou merecedora de tal realização, e se você não tiver muita inteligência emocional e autocontrole, ele conseguirá te convencer.
O psicanalista Sigmund Freud escreveu em 1916 um artigo que teve grande repercussão no mundo científico que tinha como título “Os que fracassam no triunfo”, e nesse artigo ele falava sobre os tratamentos que ele fazia com pessoas que tinham medo de alcançar a satisfação, a realização, o sucesso e ficavam aliviadas quando suas ações não davam certo.
Se autossabotar é encontrar um novo caminho para não ser feliz.
O tema autossabotagem tem conteúdo para vários livros, mas nesse texto eu quero compartilhar com você 5 sinais de autossabotagem que são fáceis de serem identificados tanto na vida pessoal quanto profissional.
5 sinais de autossabotagem na vida e no trabalho
#1 – Paralisar pelo medo de errar
Quantas vezes você já deixou de realizar algo por ter ficado com medo de errar?
O medo é um dos maiores sabotadores que existem, mas fique tranquilo, você pode vencer o medo.
Ter medo é bom e é importante, mas a partir do momento que esse medo começa a influenciar de maneira negativa na sua vida pessoal e profissional, é o momento de reavaliar o que está fazendo e buscar ajuda para vencer o medo.
#2 – Deixar tudo para última hora
Deixar tudo para última hora, ou simplesmente procrastinar é um dos sabotadores mais vistos por aí.
“Amanhã eu faço”, “Agora não, mais tarde”, essas e outras frases são muito utilizadas por procrastinadores.
A procrastinação é um autossabotador da sua produtividade e da sua performance, e a consequência dessa autossabotagem é te afastar do seu objetivo e gerar estresse por ter muita coisa pra fazer no limite do prazo.
#3 – Querer agradar demais os outros
Você está mais preocupado em agradar aos outros ou a si mesmo?
Pode não parecer mas o fato de realizar para agradar mais aos outros do que a si mesmo é um sabotador interno.
Por mais que algumas vezes seja importante agradar as pessoas, no caminho para a realização pessoal e profissional o foco deve estar em agradar a si mesmo.
Agrade aos outros, mas mantenha os limites para que esses “agrados” não se tornem sabotadores.
#4 – Achar que deve dar conta de tudo sozinho
Quantas tarefas você delegou hoje desde a hora que levantou até esse exato momento?
Não delegar tarefas pode representar várias coisas, como por exemplo: manter o controle de tudo, manter o padrão de execução, garantir que os resultados sejam os melhores.
Mas nada disso vai mudar o fato de que ao assumir o controle de tudo sozinho é uma maneira de se sabotar.
Se você não delega, em algum momento vai utilizar a frase: “Não consegui os resultados desejados porque não do conta de fazer tudo sozinho”.
A não ser que você viva isolado em um planeta distante, sem acesso à internet e qualquer outro tipo de comunicação, você pode delegar tarefas e vencer esse sabotador.
#5 – Não acreditar em si mesmo
Se você não acreditar em si, quem acreditará?
Você é o responsável pelas suas realizações, logo, se você não acredita que é capaz de realizar tudo o que sonhar, está se sabotando.
Ninguém conhece você melhor do que você mesmo – ou pelo menos deveria se conhecer – e isso é de grande importância para alcançar as realizações pessoais e profissionais e vencer o sabotador interno.
Como vencer a autossabotagem
Vencer a autossabotagem é algo que só depende de você, e quero compartilhar com você duas coisas que te ajudarão nesse processo.
A primeira é AUTOCONHECIMENTO.
A partir do momento que você passa a se conhecer melhor ganha novas armas para lutar contra os sabotadores, pois descobre os gatilhos que levam à autossabotagem.
A segunda é PROCURAR AJUDA.
Às vezes não conseguimos identificar os sabotadores internos sozinho e lutamos em vão contra eles, sem alcançar os resultados e dando ainda mais força para que eles atuem.
Uma ajuda muito eficaz para vencer a autossabotagem é o processo de coaching. Através do processo de coaching você terá ferramentas para vencer a procrastinação, os medos, aumentar sua autoconfiança e outras coisas e ainda terá um aumento grande do seu autoconhecimento.
Não basta apenas identificar alguns sabotadores internos, é preciso saber como esses sabotadores internos são gerados, quais os gatilhos que despertam eles e colocam você mais longe das realizações pessoais e profissionais.
Para você que se identificou com algum desses sinais de autossabotagem que eu compartilhei nesse texto e quer vencê-los mas precisa de ajuda, CONTE COMIGO. Me envie uma mensagem para conversarmos melhor sobre o assunto e juntos encontrarmos a melhor forma para você se realizar pessoal e profissionalmente.