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Como o algoritmo do Instagram funciona e como utilizá-lo a seu favor

Como o algoritmo do Instagram funciona e como utilizá-lo a seu favor

Entenda como o algoritmo do Instagram seleciona as postagens para construir o feed dos usuários e como utilizá-lo a seu favor.
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Um algoritmo é uma sequência de regras e procedimentos lógicos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas. E no Instagram essas regras são responsáveis por decidir quais as postagens serão vistas pelas pessoas toda vez que abrirem seu feed.

É importante saber que o algoritmo do Instagram é baseado em aprendizado de máquina, ou seja, a forma como ele classifica as postagens está em constante evolução.

Como o algoritmo do Instagram funciona

Em 2016 o Instagram deu fim à organização cronológica do feed e passou a adotar a organização do feed baseada em seu algoritmo, o que resultou em uma experiência melhor para todos, de acordo com o @creators.

O algoritmo do Instagram se baseia em três fatores principais de classificação: relacionamento, interesse e oportunidade.

Relacionamento

O que o Instagram quer é que as pessoas passem mais tempo no app porque gostam do conteúdo que está ali e não porque precisam ficar rolando o feed infinitamente procurando algo que gostem. E para que isso seja possível o algoritmo do Instagram seleciona os posts levando em consideração os usuários que você mais interage.

Troca de mensagens no Direct, marcar outros perfis nas postagens, deixar comentários com frequência são algumas ações que indicam para o algoritmo que há um relacionamento próximo entre as contas.

Se você é produtor de conteúdo ou uma marca ou empresa, esse modo de agir do algoritmo deixa claro que você precisa focar no envolvimento da comunidade para melhorar os resultados a cada dia.

Interesse

Se um usuário interage mais com contas verificadas ou de empresas, a probabilidade maior é de que o algoritmo monte o feed dele com mais postagens desse tipo de conta.

Se assistem muitos vídeos, então o algoritmo vai priorizar a exibição de postagens em formato de vídeo.

O algoritmo do Instagram dá às pessoas o que elas querem ver, então se você conhece os hábitos e interesses em relação ao tipo de conteúdo que seu público consome no Instagram, você poderá produzir conteúdos que o algoritmo entregará para o seu público.

Oportunidade

No momento em que o algoritmo está selecionando as postagens para montar o feed ele tem uma probabilidade maior de colocar no topo as postagens mais recentes.

Partindo dessa regra do algoritmo, é fundamental você fazer as publicações nos horário em que seu público está online.

Ainda existem outros 3 fatores que precisam ser levado em consideração no que diz respeito à forma como o algoritmo faz a seleção e organização do conteúdo no feed:

Frequência de uso

São mostradas as melhores e mais populares postagens desde a última vez que o usuário abriu o aplicativo do Instagram, dessa forma, quem não acessa com tanta frequência verá as suas postagens apenas se ela estiver obtendo um bom envolvimento.

42% dos usuários acessam o Instagram várias vezes ao dia.

Tempo da sessão

Usuário que passarem 45 minutos percorrendo o feed verão mais postagens, até mesmo as com baixo desempenho, do que usuários que passarem apenas 5 minutos percorrendo os melhores resultados do feed.

Quantidade de pessoas que segue

Um usuário que segue milhares de perfis não verá publicações de todas as contas, talvez não veja nem mesmo as postagens de seus próprios familiares, se um usuário segue apenas algumas centenas de perfis, a probabilidade dele se envolver com a maioria dos que segue é muito grande.

Como utilizar o algoritmo do Instagram a seu favor

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento do algoritmo do Instagram e como ele seleciona e organiza as postagens no feed dos usuários, é hora de usar essas informações a seu favor.

Então veja a seguir alguma dicas de como utilizar o algoritmo do Instagram e se beneficiar da forma como ele trabalha:

  1. Publique de maneira consistente: se for possível, produza conteúdo diário, mas caso você ainda não consiga ter esse volume de conteúdo para publicar, defina a quantidade que é mais saudável para você e que você consegue se manter produzindo. Mais importante do que publicar todos os dias é manter o fluxo de publicação para que seu público não deixe de receber e lhe dar atenção.
  2. Fique de olho nos números de suas postagens: as estatísticas que o Instagram fornece sobre cada uma das postagens são uma excelente fonte de insights tanto sobre como o público está recebendo o conteúdo e se sentindo em relação à sua marca quanto como o algoritmo vê a sua marca.
  3. Reutilize os conteúdos com melhor desempenho: selecione os conteúdos com melhor desempenho (mais compartilhamentos, mais comentários e mais salvamentos) e republique-os em seu feed. Você pode dar uma atualizada no visual do conteúdo e até mesmo nas informações que ele transmite.
  4. Faça uso do conteúdo produzido pelo público: selecione os melhores conteúdos produzidos pelo seu público falando da sua empresa, do seu produto, incorpore à sua identidade visual e publique. Além de ajudar na produção de conteúdo, essa ação também reforça o quanto você tem gerado de resultados e benefícios a quem escolheu você e seu negócio ou produtos, e te dá ainda mais autoridade sobre o assunto.
  5. Use as hashtags corretamente: as hashtags são uma ferramenta fundamental para direcionar o seu conteúdo ao público com maior probabilidade de envolvimento com ele. Elas podem ajudar seu conteúdo a entrar em um círculo onde à medida que o conteúdo recebe mais atenção o algoritmo garante que mais usuários o vejam.
  6. Publique em tempo hábil: publique quando o seu público estiver online, pois como o algoritmo favorece o conteúdo recente essa é uma excelente forma de aumentar o número de pessoas que o receberão no feed.

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