Muitas pessoas tomam remédio para dores, para aliviar a ansiedade, a depressão, para aumentar a capacidade de decisão e muitas outras coisas para que consigam viver bem.
Esses remédios injetam no organismo um quantidade de hormônios que, até então, não são produzidos naturalmente pelo organismo, em quantidades suficientes, a ponto de gerar bem estar e manter a saúde equilibrada.
Talvez o que você não saiba é que os hormônios podem ter sua produção natural estimulada e com isso a necessidade de remédios se torna cada vez menor até o ponto de não precisar mais de remédios para viver bem manter a saúde equilibrada.
A seguir eu vou compartilhar com você como estimular a produção de 7 neurotransmissores capazes de auxiliar o organismo na redução da dor, ansiedade, depressão, estresse, aumento do foco entre outras coisas que farão com que você possa ter uma saúde equilibrada, viver bem e desfrutar das belezas da vida.
Dopamina
A dopamina desempenha papéis importantes no cérebro e no corpo, estando envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição e memória.
O desequilíbrio da produção de dopamina no organismo pode causar transtornos neuropsiquiátricos como o Mal de Parkinson e até a esquizofrenia.
Estando equilibrada ela é capaz de reduzir a ansiedade, melhorar o ânimo, a energia e a motivação.
Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir dopamina são:
- Comemorar (até mesmo as pequenas conquistas)
- Ser grato (sempre)
- Se exercitar (diariamente)
Serotonina
A serotonina tem um papel importante no sistema nervoso central pois é capaz de inibir a ira e a agressão, reduzir a temperatura corporal, melhorar o humor, o sono e até o apetite.
Algumas pesquisas recentes sugerem que a serotonina tem um papel de importância na regeneração hepática.
O desequilíbrio da serotonina no organismo pode gerar incapacidade de suportar dores – principalmente em quem possui fibromialgia – e uma qualidade ruim do sono.
Estando equilibrada ela é capaz de reduzir os maus hábitos, aumentar a capacidade de decisão, melhora nas emoções, redução de quadro depressivo.
Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir serotonina são:
- Ser otimista
- Ver o lado bom das coisas
Melatonina
A principal função da melatonina no ser humano é a regulação do sono. Ao se colocar em um ambiente calmo e escuro o organismo aumenta a produção de melatonina, e conforme ela aumenta no organismo, o sono vem chegando.
Ela também possui a função antioxidante e age nas células epiteliais (pele). O uso suplementar da melatonina ajuda na recuperação dos neurônios afetados pela doença de Alzheimer, em casos de AVC e até mesmo no tratamento de epilepsia.
Estando equilibrada você com certeza terá ótimas noites de sono.
Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir melatonina são:
- Tomar um pouco de sol diariamente
- Inserir ovos, peixe e legumes na alimentação

Noradrenalina
A noradrenalina influencia o humor, a ansiedade, o sono e a alimentação. Junto com a serotonina e a dopamina ela potencializa ainda mais suas influências.
O uso prolongado de noradrenalina por injeção pode causar efeitos secundários, como por exemplo, necroses no local das injeções.
Estando equilibrada ela é capaz de reduzir o estresse, melhorar o foco e a capacidade de pensar.
Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir noradrenalina são:
- Massagens corporais
- Exercícios físicos
Oxitocina
Também conhecido como o hormônio do amor, tem como funções naturais a promoção das contrações musculares uterinas, redução do sangramento no parto, estimo da liberação de leite materno, gerar apego e empatia entre pessoas, produzir parte do prazer do orgasmo (apontado pelos estudos de Carmichael e colaboradores [1987;1994] e Davidson [1987]) e ajudar no controle do medo do desconhecido.
Estando equilibrada ela é capaz de proporcionar bons sentimentos, amor, conexão e confiança.
Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir oxitocina são:
- Abraços verdadeiros e sinceros (abraços de 40 segundos)
- Troca de afeto
GABA
O GABA (ácido gama-aminobutírico) é diretamente responsável na regulação do tônus muscular dos seres humanos. Também está relacionado com o comportamento agressivo e a impulsividade.
O desequilíbrio do GABA no organismo humano pode levar à hipertonia de alguns músculos do corpo.
Segundo uma pesquisa realizada por Chris Streeter da Boston University School of Medicine e Domenic Ciraulo, na doença de Alzheimer os níveis de GABA caem então a construção de hábitos que fazem o organismo produzir GABA – como a Yoga por exemplo – pode ser benéfico para os portadores da doença.
Estando equilibrado ele é capaz de reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de relaxamento.
Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir GABA são:
- Comer castanhas
- Se manter focado
- Meditar (fazer YOGA é uma boa opção tendo em vista os resultados apresentados em uma pesquisa realizada na Boston University School of Medicine e no Hospital McLean)
- Exercitar a respiração
Endorfina
A endorfina é responsável pela produção de diversos efeitos no organismo, como a melhoria no sistema imunológico, na memória e no humor, o aumento da disposição física e mental, alívio de dores e até o bloqueio de lesões dos vasos sanguíneos.
Estando equilibrada ela é capaz de reduzir a dor e a depressão e aumentar a sensação de felicidade.
O organismo humano é capaz de liberar endorfina aproximadamente 30 após a realização de exercícios físicos aeróbicos, mas também existem outras formas de estimular sua produção:
- Consumo de chocolate e pimenta
- Contato com a natureza
- Relações sexuais
- Risos
- Exercícios físicos aeróbicos

A intenção desse artigo é conscientizar você de que há uma farmácia interna em seu corpo capaz de produzir esses e outros remédios capazes de gerar bem estar e fazer com que possa viver bem.
Comece a implementar em sua vida os hábitos sugeridos nesse artigo e veja como seu corpo irá responder. Viver bem só depende de você!
Compartilhe esse artigo com as pessoas que você conhece e que precisam saber o poder da farmácia interna do nosso corpo.