Como criar uma rotina saudável e produtiva para a criação de conteúdo

Como criar uma rotina saudável e produtiva para a criação de conteúdo

Criar conteúdo é um grande desafio nos dias de hoje, e criar uma rotina saudável e produtiva para ter qualidade no trabalho e na vida não fica atrás.

Todo criador de conteúdo, seja aquele que cria para o próprio negócio ou aquele que cria e gerencia conteúdo para seus clientes, precisa de uma rotina capaz de proporcionar o ambiente ideal para o trabalho.

Nesse artigo eu vou compartilhar com você os pontos que eu acredito serem fundamentais para que todo criador de conteúdo possa ter uma rotina saudável e produtiva, capaz de proporcionar um conteúdo de qualidade e uma vida mais leve e equilibrada.

O que precisa ter na rotina de um criador de conteúdo?

A criação de conteúdo, independente do nicho e do tipo de conteúdo criado, tem coisas que não podem ser ignoradas.

Para criar conteúdo de valor, útil, com consistência e principalmente de qualidade, você precisa ter o seguinte na sua rotina:

  • alimentação adequada: você não precisa fazer dieta para ser um criador de conteúdo, fica tranquilo, mas cuidar da alimentação ajuda em questões como concentração, disposição, foco e raciocínio;
  • tempo para pesquisa, leitura e estudo: pesquisar, ler e estudar ajuda a manter você atualizado e também amplia o seu vocabulário, o que ajuda na escrita e a ter novas ideias de conteúdo;
  • planejamento diário: o planejamento é essencial para que você consiga atender aos clientes e executar as tarefas sem se estressar e sem ter que ficar trabalhando até sabe lá que horas;
  • pausas programadas: fazer pausas durante o processo de criação de conteúdo é importante tanto para a saúde quanto para o rendimento das tarefas;
  • ócio criativo: ele é importante pois tem a capacidade de gerar insights inesperados que podem ajudar a criar um conteúdo diferenciado ou melhorar algo que está sendo criado;
  • bloqueio criativo: sim, ter o bloqueio criativo na rotina também faz bem pois ele fará com que você saia da rotina por algum tempo e experimente outras coisas que alimentam a criatividade e relaxar;
  • análise de métricas: todo criador de conteúdo que deseja alcançar resultados através do conteúdo precisa analisar os resultados de tudo o que já criou e publicou, só assim será possível identificar o que funciona e o que não funciona

Esses são apenas alguns pontos que eu considero importantes no dia a dia do criador de conteúdo para que seja possível criar uma rotina saudável e produtiva.

Como criar uma rotina eficiente

Como criar uma rotina eficiente

Somos pessoas diferentes, funcionamos de formas diferentes e por isso não há uma fórmula ou um padrão de rotina para seguir.

Seria errado e antiético da minha parte querer afirmar um modelo de rotina eficiente, então eu vou compartilhar com você como construir sua rotina levando em consideração os pontos que citei acima. Dessa forma você poderá criar a rotina sob medida pra você.

Tenha um horário específico para trabalhar

Definir um horário de trabalho é muito importante, principalmente para quem trabalha em home office, já que as pessoas que trabalham fora precisam seguir o horário determinado pela empresa.

Se você vai trabalhar pela manhã, a tarde ou a noite não faz diferença, desde que você encontre o melhor horário, aquele em que é mais produtivo.

Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã (o meu caso), outras no período da tarde e algumas à noite, e está tudo certo, o importante mesmo é você encontrar esse momento e se organizar para trabalhar todos os dias no mesmo horário.

Planeje as tarefas

O planejamento é um dos fatores que mais afeta a produtividade.

Na hora de fazer o seu planejamento você precisa considerar o seu horário de trabalho, e então organizar as tarefas do dia para que elas possam ser concluídas dentro da janela de tempo que você determinou.

Evite colocar tarefas em excesso para um único dia pois isso pode gerar ansiedade e até frustração, caso não seja possível concluir tudo o que foi planejado.

No começo o planejamento pode não se encaixar tão bem dentro do seu horário de trabalho, afinal de contas você está criando sua rotina, mas com o tempo você saberá o tempo que gasta para as tarefas e então organizará de forma mais eficiente o planejamento diário ou semanal, aquele que funcionar melhor pra você.

O importante é que esse planejamento deixe você confortável para trabalhar, sem cobrança interna e sem estresse.

Eu, por exemplo, divido o meu dia de trabalho em dois turnos. Pela manhã eu cuido da criação de conteúdo para o meu negócio, faço pesquisas, analiso as métricas e interajo nas redes sociais. Na parte da tarde eu executo todas as demandas dos clientes, atendo os clientes de mentoria e consultoria (às vezes preciso atender pela manhã por causa do horário dos clientes, mas fica dentro do planejamento).

Procuro sempre colocar poucas tarefas para o meu dia, e caso eu termine todas e ainda sobre algumas horas, eu posso escolher se adianto as tarefas do dia seguinte (minhas ou de clientes), se aproveito o tempo para estudar um pouco mais, descansar, fazer algo em casa.

Um planejamento bem feito vai te ajudar a criar uma rotina cada vez mais leve, saudável e produtiva, afinal de contas ele será o principal orientador ao longo do seu dia de trabalho.

Faça pausas

As pausas não podem ser vistas como uma quebra de ritmo, elas devem ser vistas como alimento para o corpo e para a mente.

De tempo em tempo você precisa dar uma pausa, principalmente se trabalha sentado, pois isso afeta a circulação do sangue.

Na internet você até vai encontrar diversos conteúdos falando sobre as pausas, o tempo mínimo necessário, mas a verdade é que não existe uma regra geral.

Você precisa encontrar os melhores momentos para suas pausas ao longo da sua rotina de trabalho, e determinar de quanto tempo serão essas pausas.

Mas cuidado, não deixe que as pausas se tornem uma oportunidade para a procrastinação.

Eu tenho o costume de fazer pausas de 5 minutos a cada 50 minutos trabalhados, fora o meu horário de almoço, que é o responsável por separar os meus turnos de trabalho.

Às vezes o que estou fazendo não me permite uma pausa a cada 50 minutos, principalmente se eu estiver escrevendo, então eu monitoro o tempo que fiquei trabalhando sem pausas e compenso com uma pausa mais longa na próxima oportunidade.

Eu também costumo deixar sempre um copo com água na minha mesa, assim eu não preciso levantar a cada vez que tiver sede, e sempre encho o copo novamente a cada pausa.

Esses 3 pontos que eu citei podem ser aplicados para qualquer tipo de profissional, seja ele criador de conteúdo ou não.

Agora eu vou apresentar alguns pontos mais específicos para os criadores de conteúdo.

O que não pode faltar na rotina de um criador de conteúdo

O que não pode faltar na rotina de um criador de conteúdo

Se você é criador de conteúdo, essa parte é muito importante e pode fazer toda a diferença na sua rotina.

Você já viu como construir uma rotina de trabalho em relação a horários, planejamento e pausas, agora vamos falar sobre pontos que você precisa inserir dentro do seu planejamento, das suas pausas e também do seu ambiente de trabalho que beneficiarão sua rotina.

Hidratação

Se hidratar é essencial para todo criador de conteúdo, afinal de contas a água tem uma atuação importante no cérebro.

Beber água garante uma maior capacidade de concentração e ajuda na memória. Ao consumir a quantidade de água necessária por dia, o seu cérebro alcança o desempenho máximo.

A água sozinha não faz milagres, mas na quantidade suficiente e combinada com uma alimentação adequada, ela ajudará muito o funcionamento do seu cérebro.

Um criador de conteúdo que possui boa memória e consegue extrair o máximo de sua capacidade cerebral, com certeza vai criar conteúdos cada vez melhores.

Existem muitas divergências em relação à quantidade diária de água que o ser humano precisa ingerir, então alguns médicos e nutricionistas recomendam que seja utilizado um cálculo simples, que se baseia no fato de que cada quilograma de massa precisa de 35ml de água.

O cálculo é o seguinte: 35 x seu peso = litros de água diários

Quanto você bebe de água todos os dias? Quanto precisa beber para manter o corpo hidratado?

Alimentação

A alimentação é um assunto mais complexo, e que eu não pretendo aprofundar pois não tenho a formação necessária para falar sobre isso e indicar alimentos.

Mas o que posso dizer é que uma alimentação equilibrada, vai te ajudar a manter a energia em seu corpo para executar todas as tarefas e manter a rotina em dia.

Uma dica que eu posso dar é o seguinte: evite comidas pesadas, com alimentos de difícil digestão na hora do almoço se você for trabalhar a tarde.

A digestão consome energia do organismo, a mesma energia que você precisa para executar o planejamento diário.

Se alimente bem, sem excessos é o que posso dizer.

Leitura

A leitura é uma excelente fonte de conhecimento e também ajuda muito na qualidade do conteúdo criado, tanto na parte criativa e geração de novas ideias quanto na parte mais técnica, como a escrita por exemplo, já que a leitura ajuda no enriquecimento do vocabulário.

Você não precisa ler 1 hora por dia, todos os dias, nem ler somente livros técnicos. Escolha leituras que te atraiam, que te dão prazer de ler, e defina um tempo que você acha ideal e que caiba dentro da sua rotina.

Eu sugiro que seja de no mínimo 15 minutos por dia, assim fica leve, e mesmo que você não tenha o hábito de ler, ainda ficará tranquilo.

Minha rotina de leitura é diária, 7 dias por semana. Leio por uma hora todos os dias, sempre após acordar, e quando tenho tempo livre opto por ler um pouco mais ao invés de ficar na internet ou assistindo TV.

Passo períodos lendo livros técnicos que se relacionem com os estudos que eu esteja fazendo no momento, e períodos onde leio mais literatura e outros temas fora da minha área de estudo, mas que me atraem.

No momento em que escrevo esse artigo eu estou lendo Ladrões de livros: A história real de como os nazistas roubaram milhões de livros durante a Segunda Guerra.

Estudo

Se manter atualizado é fundamental para todo criador de conteúdo, então adicionar um tempo de estudo à sua rotina fará toda a diferença nos seus resultados.

Você pode estudar mais sobre design, escrita, tendências, marketing, comportamento de consumo, relações humanas, desenvolvimento humano, copywriting, storytelling, enfim, estude sobre temas que estejam relacionados ao seu trabalho e que te farão evoluir como profissional e como pessoa.

Caso você crie conteúdo para os seus clientes, procure estudar sobre o nicho de mercado deles, isso ajudará a entender melhor o que ele faz, o público dele e vai proporcionar mais ideias de conteúdo, facilitando o seu trabalho.

Análise de resultados

Se você quer criar conteúdo gerador de resultados, então precisa analisar os resultados daquilo que você tem publicado.

Faça isso diariamente, mas se ficar pesado, então coloque pelo menos uma vez por semana no seu planejamento.

É errando que se aprende e acerta, e para saber onde está o erro é preciso analisar tudo o que é feito, inclusive seu planejamento e sua rotina.

Defina as métricas a serem analisadas e periodicamente faça essas análises.

Banco de Ideias

Todo criador de conteúdo deve ter um banco de ideias.

Não temos ideias de conteúdo o tempo todo, mas às vezes estamos fazendo algo e vem um insight interessante para o nosso negócio ou para o de um cliente, e isso é valioso.

É no banco de ideias que você vai armazenar esses insights e ideias de conteúdo que venha a ter durante o processo criativo, estudo, pesquisa, descanso e até mesmo no ócio ou bloqueio criativo.

Você pode usar um aplicativo da sua escolha, um caderno ou o próprio Trello para armazenar essas ideias, e quando for criar conteúdo elas podem ser muito úteis e até mesmo salvar um momento de bloqueio criativo.

Meu banco de ideias é alimentado diariamente e eu utilizo o Trello, assim posso adicionar informações a qualquer momento, seja via computador ou celular.

O ócio e o bloqueio criativo na rotina do criador de conteúdo

O ócio e o bloqueio criativo na rotina do criador de conteúdo

Na jornada do criador de conteúdo vão existir aqueles dias em que o bloqueio criativo reina e você não consegue criar nada, e isso pode afetar o seu planejamento e te deixar mal.

Mas calma, um dia de bloqueio criativo não é o fim, é apenas a oportunidade para você adiantar outras tarefas que não dependem da criatividade (análise de resultados, pesquisas, burocracias do negócio…) ou então para você praticar o ócio criativo.

O ócio criativo vai te ajudar a desenvolver melhor suas ideias fora da sua rotina de trabalho.

Não adianta você forçar seu cérebro para executar uma tarefa quando ele está cansado e saturado.

Então esse é o momento de você deixar a rotina de lado e dar uma espairecida, destrair a cabeça e deixar que as ideias surjam de forma natural, a partir de coisas aparentemente aleatórias à sua rotina.

Ler, caminhar, jogar video game, assistir um seriado, ir para a academia, cozinhar, são apenas algumas das coisas que você pode fazer enquanto exercita o ócio criativo.

Sabe o que eu faço quando as coisas começam a não fluir no escritório?

Eu vou pra cozinha lavar a louça ou fico alguns minutos olhando pela janela do meu escritório, e aproveito o momento para pensar em formas diferentes de resolver problemas.

Ter uma rotina é importante, principalmente para os criadores de conteúdo que muitas vezes precisam se desdobrar para dar conta de criar o conteúdo e gerenciar o próprio negócio.

No caso de profissionais de criação de conteúdo, que criam para seus clientes, ter uma rotina e um planejamento bem estruturado pode tornar o processo criativo muito mais leve e eficiente.

Espero que depois de ler esse artigo você possa construir uma rotina saudável e produtiva, e assim criar conteúdos cada vez melhores.

E lembre-se sempre: equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso são muito importantes para que sua rotina possa proporcionar benefícios.

Até o próximo artigo!

Compartilhe
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jonathan Lamim - Escritor e Ghostwriter

Quem é Jonathan Lamim?

Jonathan Lamim é graduado em Marketing Digital, graduando em Letras (Português/Espanhol) e pós-graduando em Literatura Contemporânea.

Apaixonado por livros, tecnologia e escrita, tem 19 anos de carreira navegando entre tecnologia. comunicação e ensino.

Livros

Leia também

Conheça a romantasia, o gênero literário que combina romance e fantasia e que está ganhando cada vez mais leitores ao redor do mundo.
Descubra o que fazer com seus textos para eles não pareçam gerados por IA, mesmo que você a tenha utilizado durante o processo criativo.
Conheça a ficção cristã, o gênero que está ganhando cada vez mais espaço no mercado editorial e na vida dos leitores, cristãos ou não.
Descubra como a literatura vai além de narrativas fictícias e nos oferece novas perspectivas para enfrentar os desafios da vida cotidiana.
Conheça as memórias póstumas de Brás Cubras e descubra como um defunto pode nos levar a reflexões sobre o que vivemos hoje.