Esse é o quarto artigo da série sobre fatores de rankeamento do Google e nele vamos falar sobre Page-Level.
O Google analisa diversos fatores, isolados ou em conjunto, para definir a relevância de uma página. Os fatores de rankeamento Page-Level são são fatores globais de uma página, que devem ser cuidadosamente analisados antes de publicar um conteúdo.
Veja a seguir alguns dos fatores analisados pelo Google e que você pode gerenciar facilmente durante a construção do conteúdo.
Palavra-chave
Todo conteúdo precisa ter uma palavra-chave que o identifique, e essa palavra deve estar distribuída ao longo de toda a estrutura do conteúdo.
Início do título
A colocação da palavra-chave no início do título facilita a identificação não só por parte do usuário, mas principalmente pelo Google.
Na meta description
Embora a meta description não seja um fator de rankeamento, colocar a palavra-chave nela vai ajudar o usuário a saber se o seu conteúdo possui a informação que ele procura. Veja na imagem a seguir que uma palavra-chave aparece marcada em negrito nos resultados de busca.
h1, h2, h3…
A estrutura de títulos de uma página é muito importante para o rankeamento, principalmente os títulos h1, que estão no topo da hierarquia.
Ao colocar a palavra-chave nesse títulos você ajuda o seu conteúdo a ter mais relevância para o Google e facilita a vida do usuário na hora de escanear o texto.
Mas lembre-se de usar a palavra-chave sem excessos, use de maneira bem natural.
Início do texto
Coloque a palavra-chave sempre no primeiro bloco de 100 palavras do seu texto, pois o Google tem uma foco maior no início do texto.
Conteúdo
Independente do assunto que você estiver falando, produza conteúdo que é realmente útil. Não adianta nada um conteúdo com alta qualidade mas que seja inútil para o seu público.
Um aspecto muito analisado pelo Google é a duplicidade de conteúdo. Procure criar conteúdo autêntico e único, que possa agregar positivamente para os usuários.
Tamanho
Quanto maior o número de palavras do texto mais relevância ele ganha com o Google, pois é considerado mais aprofundado do que um texto de 500 palavras.
Variedade
Variar o conteúdo, não em tipo mas formato é imprescindível. Quanto mais formatos diferentes melhor, e para isso você pode utilizar vídeo, imagem, gráficos e infográficos e até mesmo podcasts.
Você também pode ir além e construir ferramentas que auxiliem o seu público-alvo, como analisadores de conteúdo, calculadores, etc.
Imagens
Otimize as suas imagens e nunca se esqueça de utilizar as tas alt e src. Procure colocar a palavra-chave tanto na tag alt, que identifica um texto alternativo a ser exibido enquanto a imagem não carrega, quanto na tag src, ou seja, no nome do arquivo de imagem.
Como o Google não identifica a palavra-chave pelo arquivo em si da imagem, ele utiliza essas tags como referência.
Listas
O uso de listas é muito bom para que seu texto seja escaneado mais facilmente pelos leitores, com isso aumentam-se as chances de o leitor ficar mais tempo na página, o que é muito bom para o rankeamento.
Links
O uso de links pode ajudar no rankeamento, mas é preciso ter atenção principalmente ao adicionar links externos dentro do seu conteúdo. O uso excessivo de links externos pode ficar parecendo spam.
Procure colocar links internos, que levem a outros conteúdos dentro do mesmo domínio e ao linkar para páginas externas, verifique se o conteúdo dessas páginas é de qualidade, pois o Google cruza essas informações para analisar a relevância.
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