Os fatores de rankeamento do Google são muito importantes e precisam ser observados de perto se você quer que o seu conteúdo esteja nas primeiras páginas dos resultados de busca.
Esse é o primeiro artigo de uma série onde vou apresentar os principais fatores de rankeamento agrupados em tópicos como por exemplo:
- brand
- spam
- regras do algoritmo
- interação do usuário
- backlink
- site-level
- page-level
- domínio
Vamos começar falando sobre os fatores de rankeamento ligados a Sinais Sociais.
O que seriam os Sinais Sociais para o Google?
Para o Google os Sinais Sociais são tudo aquilo que acontece com seu conteúdo dentro das redes sociais como quantidades de tweets, curtidas, compartilhamentos e alguns outros fatores que apresentarei a seguir.
Número de tweets
Assim com os links, o Google conseguem medir o volume de tweets e verificar a existência de links nesses tweets. A partir daí ele pontua os links dentro do seus sistema de rakeamento, onde quanto maior o número de tweets maior a pontuação para o link.
Autoridade da conta no Twitter
Tweets de links feitos por conta com número mais elevado de seguidores e mais tempo de criação tem mais relevância para o Google do que de contas com menos seguidores e menos tempo de criação. Isso acontece porque o Google considera que quanto maior o tempo de conta e o número de seguidores, mais influência essa pessoa terá e os tweets dela podem alcançar um público maior.
Número de likes no Facebook
Mesmo o Google não tendo acesso a algumas contas do Facebook, a probabilidade de que ele considere o volume de likes para o rankeamento é muito grande. Quanto maior o volume de likes, maior a relevância.
Volume de compartilhamentos no Facebook
Os compartilhamentos de link no Facebook são muito parecidos com backlinks na visão do Facebook. Sendo assim, quanto maior o volume de compartilhamento por perfis relevantes, maior será a relevância dada pelo Google no rankeamento.
Autoridade da conta no Facebook
Assim como para o Twitter, o Google leva em consideração a autoridade da conta do usuário que está curtindo e compartilhando conteúdo. Então um perfil criado a mais tempo, com bom volume de curtidas e que compartilhe conteúdo relevante vai representar mais qualidade para o Google e consequentemente mais relevância para o conteúdo.
Volume de “+1” no Google+
Mesmo Matt Cutts tendo dito que o Google+ não tem efeito no rankeamento, é muito improvável que conteúdo compartilhado por lá não seja analisado e gere relevância, nos mesmos moldes usados para Facebook e Twitter.
Autoridade da conta no Google+
Do mesmo modo como acontece com Twitter e Facebook, as contas mais antigas e com maior relevância dentro da rede representam mais relevância para os conteúdos compartilhados.
Sinais sociais do site
Sabemos que além de conteúdo compartilhado (blog posts) as pessoas compartilham bastante o link de sites de empresas, lojas virtuais, profissionais e que parte desses links são de fanpages no Facebook, perfis no Twitter. Todo esse fluxo de informação do nível superior de um site é levado em consideração pelo Google e quanto maior for o volume a tendÊncia é que a relevância também seja maior.
Agora que você já conhece alguns dos fatores de rankeamento do Google relacionados a redes sociais, o que acha que compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e mostrar para os seus amigos que assim como você eles também são importantes no rankeamento do conteúdo exibido pelo Google?