Fórmulas para mensuração de resultados no marketing de conteúdo

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Sabemos que tudo o que é feito online pode ser medido e calculado, possibilitando comprovações baseadas no retorno de cada iniciativa.

Para medir os resultados no marketing de conteúdo utilizamos os KPIs (Key Perfomance Indicators ou Indicadores-chave de Performance).

Os KPIs avaliam as etapas da estratégia ajudando a entender o que funciona e o que não funciona.

Nesse artigo vou mostrar a você alguns dos KPIs mais comuns para conteúdo e conversão e também algumas fórmulas para calcular os KPIs.

KPIs de Conteúdo

  • Visitas no site
  • Tempo médio de visita
  • Taxa de rejeição
  • Conteúdos mais vistos
  • Número de comentários por publicação
  • Origem do tráfego
  • Custo por visita
  • Custo por clique
  • Curtidas, compartilhamentos, menções
  • Links externos

KPIs de Conversão

  • Número de leads
  • Leads por canal
  • Taxa de conversão
  • Custo por lead
  • Leads por venda
  • Custo por venda
  • Custo de Aquisição do cliente
  • Fórmulas para calcular KPIs

Utilizar os KPIs e manter os cálculos atualizados é muito importante, pois será bem mais fácil monitorar o andamento das ações e identificar os pontos que precisam ser melhorados.

Além disso você terá mais controle e eficiência durante o processo de aquisição de leads, tornando sua estratégia cada dia melhor.

A lista abaixo apresenta os 4 KPIs que você não pode deixar de monitorar:

  • Custo por Clique
  • Custo por Venda
  • Custo por Lead
  • Leads por Venda

Agora que você já viu quais são os principais KPIs é hora de aprender a calculá-los, e para ajudar vou utilizar um cenário fictício para que você possa interpretar de modo mais claro as fórmulas.

Fórmulas para mensuração de resultados no marketing de conteúdo

A empresa X decidiu investir em marketing de conteúdo e para isso disponibilizou R$ 1.000,00 para executar uma campanha de Google Adwords para o mês de maio. No valor investido já estão inclusos todos os custos, desde o valor a ser utilizado no Google Adwords quanto com pessoal, softwares e demais necessidades para a execução da campanha.

No Google Adwords foi definido que o valor utilizado na campanha seria o equivalente para trazer 800 acessos ao site, ou seja, 800 cliques no anúncio.

Durante o período em que o anúncio foi veiculado a empresa X obteve 250 leads e efetuou 40 vendas, que juntas totalizaram R$ 12.000,00.


Com base nas informações acima veja como são calculados os principais KPIs.

Taxa de Conversão de Leads

volume total de leads / total de visitas ao site
250 / 800

Taxa de Conversão de Leads é de 0,31.

Taxa de Conversão de Vendas

volume total de vendas / total de visitas ao site
40 / 800

Taxa de Conversão de Vendas é de 0,05.

Ticket Médio

receita total / número total de vendas
12.000,00 / 40

Ticket Médio é de R$ 300,00.

Custo por Clique ou CPC

valor investido / quantidade de cliques
1.000 / 800

Custo por Clique é de R$ 1,25.

Custo por Lead

valor investido / total de leads obtidos
1.000 / 250

Custo por Lead é de R$ 4,00.

Leads por Venda

total de leads / total de vendas
250 / 40

Leads por Venda é 6,25.

Custo por Venda

custo por lead * leads por venda
4,00 * 6,25

Custo por Venda é de R$ 25,00.

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Se você ficou com alguma dúvida em relação ao conteúdo desse artigo, deixe-a nos comentários que terei o maior prazer em respondê-la.

 

Livro Marketing de Conteúdo

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