fbpx

Nome de domínio: como escolher o melhor para o seu site

Nome de domínio: como escolher o melhor para o seu site

O nome de domínio é o endereço do seu site na internet. Assim como temos nomes de ruas, bairros, números e CEP nas cidades, na internet temos o domínio.

Escolher um nome de domínio para o seu negócio pode até parecer simples, mas na verdade não é.

Encontrar um domínio que transmita o máximo de informações sobre o seu negócio e que seja intuitivo é fundamental para que você possa obter um bom posicionamento nos resultados de busca.

Além disso um domínio bem escolhido facilita a vida do usuário que irá acessar o site, principalmente quando o maior volume de acesso a sites na internet está acontecendo via smartphones e tablets.

Como um nome de domínio deve ser escolhido

A escolha de um nome de domínio deve ser feita com base em fatores como por exemplo:

  • Público-alvo
  • Segmento do negócio
  • Região de atuação (abrangência)
  • Nome do negócio

Essa escolha deve ser feita com base em pesquisas para que seja possível alcançar os resultados desejados.

Se o seu negócio se chama “Brasil Bicicletas” e os clientes o conhecem assim, não faz sentido ter um nome de domínio como lojadebiciletasdojoao.com.br ou lojadebicicletasdamaria.com.br. O domínio ideal seria brasilbicicletas.com.br.

Para ajudar você a escolher o melhor domínio para o seu site eu organizei uma série de dicas e táticas para garantir que o domínio escolhido esteja de acordo com o objetivo do seu site e que fale diretamente com o público.

Mas antes de dar essas dicas eu vou lhe mostrar a anatomia de um domínio, pois conhece-la fará toda a diferença no seu processo de escolha de domínio para o site.

A anatomia de um nome de domínio

Um nome de domínio é composto por 3 partes:

  1. O próprio nome
  2. A extensão (que define o segmento de mercado)
  3. A localização

O próprio nome

É o nome que você escolheu para o seu domínio, que irá representar o seu endereço digital. Ele é pode ser composto apenas por letras, números e hífen, ter no mínimo 3 caracteres e no máximo (recomendado) 26 caracteres.

A extensão

A extensão indica qual o segmento do seu negócio, atendendo a contextos específicos de acordo com a finalidade do site.

É muito comum vermos sites usando a extensão .com, que tem como finalidade dizer que o site é de atividades comerciais, e acabou se tornando uma extensão genérica.

Um dos meus clientes é uma empresa de logística e transporte, e utiliza a extensão .com, mas essa escolha foi feita porque até então não tinha uma extensão específica para seu segmento de mercado.

Mas em 20/07/2020 o Registro.BR liberou uma série de novas extensões e nelas está a extensão .log que corresponde exatamente ao segmento de mercado do cliente.

Explorar a extensão adequada ao seu negócio ajuda a melhorar o posicionamento do site nos resultados de busca.

A localização

A localização é a parte final do endereço, e aqui no Brasil é utilizado o .br. Essa parte final varia de acordo com o país, assim como a extensão. A escolha entre usar a localização ou então usar algo mais amplo, como apenas o .com influencia diretamente na forma como os mecanismos de buscam indexam e exibem o site nos resultados de pesquisa.

Anatomia de um nome de domínio

Agora que você já conhece a anatomia de um domínio, vamos às dicas e táticas que eu prometi no início desse artigo.

Pesquisar antes de escolher

Faça pesquisas para identificar os nomes de domínio utilizados pela concorrência, para saber como seu público tem buscado pelo seu negócio na internet, e até mesmo se o nome de domínio desejado está disponível.

Quanto mais detalhada for sua pesquisa, mais preciso será o nome de domínio.

Escolha um nome simples, funcional e o mais curto possível

Quanto mais curto e simples for o nome de domínio escolhido, mais fácil ele será lembrado pelo público.

Mas cuidado, ao pensar em um nome simples e curto, tenha em mente que ele precisa ser fácil de ser lembrado e não pode ter semelhanças com outras empresas para evitar enganos na hora do usuário acessar ou mesmo indicar o site.

Lembre-se, você tem de 3 a 26 caracteres para usar na criação do nome de domínio, e muitas das vezes, o “menos é mais” nesse caso gera grandes resultados.

Otimize o domínio para o ranqueamento

Um domínio otimizado para ranqueamento é aquele capaz de ser identificado pelos mecanismos de busca de acordo com as pesquisas feitas pelos usuários.

E para isso é importante considerar aspectos como os listados a seguir na hora de escolher o nome de domínio:

  • O nome diz de forma clara do que se trata o negócio
  • Ele tem uma palavra-chave que faz referência ao segmento de mercado
  • A extensão está de acordo com o segmento de mercado
  • A localização está de acordo com a abrangência de atendimento do negócio

Essas foram algumas dicas simples para você escolher o nome de domínio para o site, mas eu vou lhe ajudar ainda mais e compartilhar algumas táticas que vão ajudar você a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa e também aumentar a encontrabilidade dele.

Tenha mais de um nome de domínio

Pode parecer estranho eu dizer que você precisa de um domínio simples e curto, e também dizer que você precisa ter mais de um domínio. Vou te explicar.

Se o seu negócio tem unidades/filiais em diferentes estados do Brasil, você pode ter um domínio base (nomedodominio.com.br) e ter domínios regionalizados como nomedodominioes.com.br, nomedodominiorj.com.br e nomedodominiosp.com.br.

Todos esses domínios levam para o mesmo site, mas isso vai ajudar os usuários a encontrarem o seu negócio mais facilmente e também auxiliará os mecanismos de busca, uma vez que um dos fatores utilizados para exibir os resultados de busca é a localização dos negócio em relação à localização de quem fez as buscas.

Adquira domínios existentes ou expirados

É possível adquirir domínios existentes que não estão sendo utilizados, que foram registrados para algum momentâneo, ou o negócio a qual ele estava referenciando deixou de existir.

Se existem domínios interessantes para o seu segmento de mercado que estão nessa situação, adquiri-los pode ser uma oportunidade para aumentar os acessos ao site e a encontrabilidade do seu negócio.

De tempos em tempos os órgãos de registro de domínio (no Brasil é o Registro.Br) liberam lotes de domínios que expiraram e permitem que possam ser adquiridos novamente.

Certifique-se de que o nome de domínio escolhido não seja o nome de um produto existente ou de alguma empresa sem site

Ficar atento às questões legais é fundamental, e em se tratando de domínio é necessário uma atenção especial, pois às vezes você pode escolher o domínio que é o nome do seu negócio local, mas já existe uma empresa ou produto com esse mesmo nome e que possua o registro da marca, e isso pode acarretar problemas jurídicos.

Verifique bem essa questão antes de fazer a aquisição do domínio, assim você evita transtornos futuros.

Cuide bem das palavras usadas no domínio

Os mecanismos de busca possuem listas negras de palavras-chaves para as quais eles não exibem resultados de busca.

Então na hora de escolher o nome de domínio, fique atento às palavras que o compões. Evite termos muito polêmicos, que envolvam questões raciais, incitação ao ódio, ou qualquer outro termo que não tenha ligação real com o seu negócio.

Agora que você já sabe como escolher o nome de domínio ideal, já pode acessar o site do Registro.br e fazer o registro de domínio para o seu site.

Ah, e se não tiver um site para o seu negócio ainda, posso te ajudar em todo esse processo de desenvolvimento do site e registro de domínio.

Referências:

Lista de extensões disponíveis no Registro.BR

Como site e hotsite geram resultados para o seu negócio

Post Tags:
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x