Uma das reclamações mais comuns que eu escuto das pessoas que me procuram para desenvolver o site do seu negócio é a seguinte: “Tenho o site a um bom tempo e a coisa mais difícil é conseguir clientes através dele.”

Sendo essa uma grande dor das pessoas e empresas, decidi compartilhar com você alguns motivos que levam um site a ser apenas mais um em meio a tantos bilhões de outros sites espalhados pela internet.

Apenas para você ter uma noção do que compõe a internet, em 2020 vamos ultrapassar a marca de 4 bilhões de usuários de internet no mundo. Também ultrapassaremos os 1.7 bilhões de sites na internet.

O Google processa algo entre 7 a 10 bilhões de pesquisas por dia ao redor do mundo, e cerca de 15% dessas pesquisas nunca foram realizadas antes.

Sabendo desses números você consegue identificar a quantidade de oportunidades e negócios que se pode fazer através de um site na internet?

Mas muitas vezes essas oportunidades deixam de ser aproveitadas por questões relativamente simples e que passam despercebidas por quem está contratando o profissional ou empresa para desenvolver seu site.

E é sobre isso que vamos falar daqui para frente.

Para quem é o seu site?

Essa é uma das primeiras perguntas que faço aos meus clientes, e muitos respondem: “o site é para a minha empresa”.

Um dos maiores problemas de sites que não transformam visitantes em clientes é o fato deles serem pensados para atender aos gostos e necessidades de quem está contratando o serviço, quando na verdade deveriam atender às necessidades e desejos do público.

É pouco provável que a estrutura física do seu negócio fique de portas abertas 24 horas por dia, mas na internet, os negócios nunca fecham e qualquer instante alguém pode bater à porta, por isso um site deve ser pensado primeiramente para o público.

Pode ser que o aquilo que agrada ao público não agrade a você, mas, quantas vezes por dia você acessa seu site? Quantas vezes contrata os serviços ou compra os produtos que ele oferece?

Então, se você quer que o site do seu negócio transforme visitantes em clientes, a primeira coisa a ser feita é ter um site pensado e desenvolvido para o público.

Qual é o objetivo do seu site?

Todo site tem um objetivo. Uns tem conteúdo que ensina algo às pessoas (blogs), outros fornecem informações e notícias (portais), já alguns vendem produtos (e-commerce) ou serviços e apresentam um negócio (institucionais), e em alguns casos apenas apresentam algo bem específico ou disponibilizam algum conteúdo para download (landing pages).

Saber qual é o objetivo do site é fundamental para que ele possa ser construído de modo a alcançar o público correto e ajudar no processo de transformação de visitante para cliente.

Quando você sabe exatamente qual o objetivo do site e para quem ele é, o processo de desenvolvimento se torna muito mais eficaz e potencializa os resultados, pois tanto a parte visual quanto as funcionalidades e forma de escrita do conteúdo serão pensadas para alcançar o público e os objetivos.

Seu site entrega conteúdo ou apenas vende produtos e serviços?

Grande parte das pesquisas realizadas no Google diariamente não são pelo nome de empresas e sim por soluções para problemas do dia a dia.

Se o site do seu negócio apresenta conteúdo apenas falando de produtos e serviços sem entregar nada que o visitante possa aplicar para ter, ao menos, uma fração do problema solucionado, ele se torna menos relevante para o público e para o Google.

Mais de 80% dos consumidores online confiam em informações encontradas em blogs, ou seja, em páginas onde o conteúdo não é apenas sobre venda de produto ou serviço, mas soluções que ele mesmo pode implementar e que podem gerar uma fidelização e consequentemente uma conversão de visitante assíduo para cliente.

Quanto mais conteúdo você produz, maiores são as chances de ser encontrado pelo Google e pelos visitantes que estão em busca de soluções para os seus problemas.

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Cerca de 80% dos usuários utilizam a internet através de dispositivos móveis.

Seu site está na palma da mão?

Hoje a maior parte dos usuários da internet, cerca de 80%, a utilizam através de dispositivos móveis (smartphones e tablets) e se o site do seu negócio não tiver uma boa experiência de uso nesses dispositivos, você terá menos visitantes e com isso menos chances de transformá-los em clientes.

É muito mais fácil estar com o smartphone ou tablet do que com um notebook hoje em dia, e se uma pesquisa é feita no Google através de dispositivos móveis, os resultados apresentados levam em consideração o quanto os sites estão adaptados para esse tipo de acesso, sendo exibidos apenas aqueles que o motor do Google entende que podem oferecer uma melhor experiência para o usuário.

Seu site abre em um piscar de olhos?

Você sabia que os sites exibidos na primeira página de resultados de pesquisa do Google tem uma velocidade média de carregamento de baixa em torno de 2000 milissegundo?

Com o dinamismo e velocidade com que as coisas acontecem hoje e a pressa que boa parte das pessoas tem em encontrar informações, se o seu site demorar para carregar as primeiras informações, o visitante desiste e volta para a página de pesquisas do Google em busca do próximo site.

Além disso é preciso pensar nas pessoas que podem vir a acessá-lo a partir de conexões mais lentas, então, quanto mais veloz e otimizado for o carregamento do seu site, maiores as chances de ter visitantes e a oportunidade de transformá-los em clientes.

Seu site está preparado para transformar visitantes em clientes?

Agora que você já conheceu alguns dos principais aspectos que devem ser levados em conta para ter um site que gere resultados, você consegue entender porque seu site pode não estar transformando visitantes em cliente?

Você acredita que ele fale a linguagem que seu público entender, que transmite a mensagem que o público precisa e tem atrativos visuais que aumentam a vontade de permanecer nele?

Meu objetivo com esse conteúdo é ajudar você e seu negócio a crescerem, e se você descobriu através dessas orientações que seu site pode gerar mais resultados mas precisa de alguns ajustes, eu atingi uma parte do meu objetivo. A outra parte desse objetivo é ajudar você a ter um site capaz de converter visitantes em clientes, e para isso aguardo seu contato para conversarmos sobre seu site e como posso ajuda-lo nesse processo.