fbpx

Script Pronto: uma boa alternativa ou um tiro no pé?

Script Pronto: uma boa alternativa ou um tiro no pé?

Nos meus 15 anos como programador, por diversas vezes atendi clientes cujos sistemas foram comprados em sites que comercializam sistemas com script pronto e até mesmo no Mercado Livre.

Os motivos que trouxeram esses clientes até mim – e ainda continuam trazendo – são diversos e se aplicam a muitas realidades.

Nesse artigo eu vou ajudar você a descobrir se adquirir um script pronto de um sistema é uma boa alternativa ou o famoso “tiro no pé”.

O que é um script pronto

Um script pronto é uma rotina ou mesmo um sistema completo que já está desenvolvido e que você pode comprar na internet para atender às necessidades do seu negócio.

Se você tem uma academia, consultório, restaurante ou qualquer outro tipo de negócio pode encontrar sistemas de gerenciamento completos na internet.

Mas atenção, um sistema baseado em script pronto é diferente de sistemas onde você paga mensalidades para uso, como por exemplo o Conta Azul, iMedicina entre outros.

Um script pronto vai necessitar de instalação em um servidor web apropriado, de um nome de domínio para que ele possa ser acessado e provavelmente de um profissional especializado para realizar esse procedimento.

As vantagens de um script pronto

Particularmente eu só consigo ver duas vantagens no uso de script pronto:

  • Custo reduzido
  • Menor tempo de implementação

É possível comprar sistemas prontos na internet gastando muito pouco. Eu já vi sistema de marketing multinível sendo vendidos por menos de R$ 500,00 e sistemas para gestão de clínicas veterinárias custando menos de R$ 300,00.

Se comparado com o custo de desenvolvimento de um sistema personalizado, o valor é muito pequeno e acaba se tornando acessível tanto para quem está começando quanto para quem já possui um negócio sólido mas não quer investir em um sistema personalizado.

O tempo para implementação de sistemas baseados em script pronto pode ser menor que 24 horas, eu mesmo já implementei sistemas desse tipo para cliente em 4 horas.

Para desenvolver um sistema personalizado às vezes são necessários meses, e nem sempre o cliente tem essa disponibilidade.

Mas essas duas vantagens podem se tornar grandes desvantagens no longo prazo, e é o que você verá a seguir.

As desvantagens de um script pronto

Eu posso listar um conjunto bem grande de desvantagens no uso de script pronto, mas vou focar nas desvantagens que geram os maiores prejuízos para quem faz uso deles.

Nem sempre ele está atualizado

Esse é um dos maiores problemas técnicos dos scripts prontos, pois na maioria das vezes são sistemas que foram desenvolvidos a algum tempo e não receberam atualizações para se manterem adequados à infraestrutura necessária para sua implementação (servidor, linguagem de programação, banco de dados…).

Com a evolução rápida das tecnologias, principalmente as que estão relacionadas à internet, esses scripts se tornam obsoletos muito rápido e acabam gerando uma cadeia de outros problemas, que não deixam de ser desvantagens.

Não atende de maneira adequada às necessidades

Esses sistemas são desenvolvidos a partir de uma estrutura definida pelo seu criador, tomando por base uma necessidade específica de um cliente ou o que ele acredita ser a necessidade do cliente.

Nem sempre ao adquirir esses sistema o cliente testa para ver se ele atende por completo às necessidades, apenas analisa a descrição e as principais funcionalidades e depois de instalado e colocado em funcionamento, começa a ver que algumas funcionalidades atendem bem, outras atendem de forma parcial e algumas essenciais nem existem.

Atualizações limitadas ou até impossíveis de realizar

A limitação nas atualizações desses sistemas acontece por diversos motivos, sendo os principais:

  • Incompatibilidade com as tecnologias necessárias para implementar as atualizações
  • Modo de desenvolvimento que limita a implementação de recursos
  • Versão da linguagem de programação não suportada para novos recursos

A o problema pode ir além da limitação das atualizações, pode ser impossível de realizar qualquer mudança, pois algumas vezes ao comprar um sistema com script pronto e instalá-lo, o código dele é criptografado, tornando impossível qualquer alteração em sua estrutura.

Custo elevado para manutenção

Muitas vezes o custo de manutenção desse tipo de sistema é bastante elevado, pois não se sabe como foi desenvolvido, o grau de complexidade do código e em boa parte dos casos não existe documentação do sistema para auxiliar na manutenção. Isso faz com que o custo de manutenção seja elevado e torne o sistema muito mais caro na manutenção do que foi na aquisição.

Casos reais de scripts prontos

Casos reais

A seguir vou compartilhar com você alguns casos reais de sistemas baseados em scripts prontos que eu já trabalhei.

Manutenções que ficaram mais caras do que refazer todo o sistema do zero

Um dos meus clientes possui um sistema pronto que foi adquirido por ele no Mercado Livre e que ele decidiu comercializá-lo também.

Por um bom tempo ele mesmo dava manutenção no código do sistema, mas chegou em um ponto que ele não estava conseguindo dar conta da demanda então eu passei a dar suporte para o sistema que ele comercializava.

Um dos clientes dele tinha mais de 13 mil usuários cadastrados no sistema, um volume de uso diário elevado e o sistema começou a apresentar problemas de performance.

Então sugeri os ajustes necessários para melhorar a performance do sistema e também uma reformulação completa do mesmo, tendo em vista que o código do sistema estava completamente obsoleto e que em alguns meses ele não funcionaria mais nos servidores web pois não haveria suporte para as versões necessárias de recursos.

O cliente optou por fazer os ajustes necessários ao invés de reformular o sistema, pois ele disse que não podia esperar tanto tempo até ter um novo sistema em funcionamento.

Assim fizemos, e funcionou por algum tempo, o volume de usuários cresceu e o sistema voltou a apresentar problemas de performance, e além disso o cliente queria novas funcionalidades.

Mais uma vez eu fiz os orçamentos e sugeri uma reformulação, tendo em vista que os problemas tinham ficado maiores.

E seguimos fazendo apenas as manutenções pontuais. O que acontece até hoje.

O que esse cliente já gastou com manutenções para resolver os problemas de performance no site e implementação de novas funcionalidades no script pronto que está completamente obsoleto já ultrapassou o valor para reformulação do sistema, adequando à necessidade do negócio dele, deixando mais seguro e com uma manutenção mais facilidade e menos custosa.

E agora ele já foi informado que o servidor onde o sistema está não dará mais o suporte às configurações e versões de tecnologias necessárias para o funcionamento do sistema, pois estão obsoletas e se tornaram inseguras por não receberem mais atualizações, ou seja, ele não tem um sistema novo sendo construído e o atual vai parar de funcionar.

Nessa situação, utilizar um script pronto foi uma boa alternativa ou um tiro no pé?

Demora mais para modificar o que está pronto do que criar tudo novamente

Um outro caso que aconteceu comigo foi de um cliente que chegou com um projeto que estava sendo desenvolvido por outra pessoa, mas ela o deixou na mão.

Parte do projeto utilizava script pronto e parte havia sido criada por um outro profissional e o cliente queria que fossem feitos diversos ajustes e implementações de novas funcionalidades.

Enviei o orçamento para o cliente e em alguns dias já estava trabalhando nas atualizações.

Não era um sistema cujo script pronto estava obsoleto, mas a qualidade era ruim, limitava tanto o desenvolvimento de algumas funcionalidades quanto a produtividade.

Após algum tempo trabalhando no projeto o cliente solicitou um novo conjunto de atualizações e novas funcionalidades.

E essas novas demandas além de terem um nível de complexidade mais elevado, necessitariam de recursos que o script pronto não suportava e teria que ser construído um suporte sobre medida para esses recursos.

Como eu trabalho de forma muito transparente com o cliente, expliquei todos os detalhes e sugeri que ao invés de ter todo o trabalho para construir os suportes necessários e depois as funcionalidades que ele precisava, que começássemos a reescrever todo o sistema.

Disse que seria um processo muito mais rápido para desenvolver todo o sistema do que para desenvolver apenas o necessário para o novo conjunto de funcionalidades.

Adivinha o que o cliente escolheu: seguir com as atualizações.

Como eram muitas e mais complexas (com base na estrutura do script pronto), o prazo seria de uns 3 meses para concluir.

Após aproximadamente 90 dias de iniciado o trabalho o cliente entrou em contato dizendo que estava achando muito demorado e que gostaria de refazer todo o sistema para que as atualizações e construção de novas funcionalidades fossem mais rápidas.

Ok! Orcei a reconstrução e foi aprovada.

Eu já estava a uns 4 meses trabalhando nesse projeto, apenas fazendo atualizações, e sabe quanto tempo precisei para reescrever todo o sistema, incluindo tudo o que já havia sido feito de novas funcionalidades?

40 dias!

O cliente poderia ter tido um custo muito menor e prazos bem mais curtos se tivesse optado desde o início pela reconstrução do sistema.

Afinal, usar script pronto é uma boa alternativa ou um tiro no pé?

Eu acredito que o uso de script pronto é um tiro no pé!

É um terreno desconhecido, onde muitas das vezes não se sabe por quanto tempo ele se manterá em funcionamento, se está devidamente atualizado, se atende às necessidades do negócio.

E o mais crítico, se encontrará profissional disposto a dar suporte e se estará disposto a pagar mais caro por suporte em sistemas obsoleto.

Minha sugestão mais sincera:

Opte sempre por sistemas personalizados, feitos sob medida para as necessidades do seu negócio.

O investimento inicial pode ser mais alto, mas os benefícios são maiores do que o investimento e o que você economizará em manutenção a curto, médio e longo prazo vai compensar o investimento inicial.

Ou então você pode buscar por softwares no modelo SaaS, como citei alguns exemplos no início desse artigo, pois em sua maioria são desenvolvidos sempre utilizando tecnologias atuais e com algum nível de personalização.

Espero ter ajudado você a decidir se compra um script pronto ou se contrata um profissional especializado para desenvolver o sistema para o seu negócio.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, coloque-a nos comentários, terei o maior prazer em responder.

Até o próximo artigo!

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x