fbpx

Copywriting para sites

O que é copywriting para sites

Copywriting é uma técnica utilizada para a escrita de cartas e textos de venda, com alto poder de persuasão focada em conduzir um público-alvo até a tomada de decisão.

A técnica de copywriting para sites consiste em produzir os textos das páginas seguindo a essência da técnica, mas estruturando o conteúdo de modo a tornar as páginas escaneáveis para os visitantes ao mesmo tempo em que os títulos, subtítulos, textos e botões são capazes de conduzir o visitante para os níveis de informação que ele deseja, usando a quantidade ideal de texto para cada espaço dentro do layout, com as palavras certas e o direcionamento certo.

Porque utilizar copywriting para sites

Na internet o que as pessoas menos fazem quando entram em um site é ficar lendo todo o seu conteúdo, exceto se for o conteúdo que desejam. Elas rolam toda a página em busca de títulos ou textos em destaque que estejam relacionados ao que estão buscando.

Ao utilizar copywriting para sites você dará aos visitantes do site as informações que desejam, organizadas de uma maneira que eles consigam identificar a informação de forma rápida e precisa.

Dessa forma o site passa a ser um canal de vendas ao invés de apenas um canal informativo, onde os visitantes terão textos institucionais longos – e chatos às vezes – e descrições de serviços e produtos que não possuem nenhum poder de venda.

Quando utilizar copywriting para sites

Sempre!

Um site é muito mais do que um belo layout, com imagens de alta qualidade. Ele é um conjunto de informações estruturadas para que os visitantes encontrem o que estão buscando sem a necessidade de pensar muito sobre onde está a informação ou se o site realmente tem o que ele está buscando.

Combinar a técnica de copywriting com um layout adequado transforma o site em uma ferramenta de venda que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e que pode ser encontrada por qualquer pessoal, de qualquer parte do mundo.

Seja um site institucional, um hotsite promocional, uma landing page ou uma loja virtual, fazer uso de copywriting vai potencializar os resultados.

Copywriting não é só para página de venda, é para todo canal que gera comunicação com o público e que de alguma forma influencia no processo de decisão de compra.

Benefícios do copywriting para sites

Fazer uso das técnicas de copywriting traz inúmeros benefícios para os sites, e vou listar os principais deles.

  • Textos objetivos que passam a mensagem necessária sem que exija do visitante muito tempo pensando onde encontrar o que procura
  • Direciona a navegação visual do visitante quando está rolando a página em busca da informação
  • Textos compreensíveis para os visitantes independente de terem ou não conhecimento sobre o assunto que está sendo tratado
  • Informações mais claras e relevantes para o processo de decisão
  • Palavras certas no lugar certo
  • Botões de ação que levem o usuário a clicar
  • Aumento do engajamento e da retenção de visitantes
  • Abertura de um diálogo com o visitante, ao invés de apenas transmitir informações

Como funciona

As técnicas de copywriting para sites podem ser utilizadas tanto para sites já existentes quanto para sites criados completamente do zero.

A forma de execução do processo tem algumas diferenças para sites já existentes e criados do zero, mas as etapas do processo são as mesmas.

  1. Análise do cenário
  2. Produção das copies
  3. Avaliação/Aprovação
  4. Implementação

No processo de produção das copies, além das técnicas tradicionais de copywriting são utilizadas técnicas de UX Writing, possibilitando que os textos sejam posicionados de forma estratégica dentro do site, permitindo aumento do engajamento, retenção e diálogo com os visitantes.

Como contratar

Para contratar esse serviço preencha o formulário e entrarei em contato com você para conhecer melhor a sua necessidade e fazer um orçamento personalizado.

Ou se preferir, pode entrar em contato via WhatsApp escaneando o QR Code a seguir.

QR Code - WhatsApp Business