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Site e hotsite: como eles geram resultados para o seu negócio

Site e hotsite: como eles geram resultados para o seu negócio

Segundo uma pesquisa realizada pela Statista existem cerca de 200 milhões de sites ativos na internet (dados de Outubro de 2019). Hoje esse número, com certeza, já é bem maior.

Dentre esses 200 milhões tem sites e hotsites que vêm gerando resultados positivos para os negócios e profissionais que representam.

Mas qual a diferença entre site e hotsite, e como cada um gera resultados para o negócio ou profissional que representa?

É sobre isso que você lerá nesse artigo!

O que é um site

Site é um conjunto de páginas web capazes de fornecer informações sobre uma empresa, um negócio, um profissional ou qualquer outra coisa que deseja ter uma presença digital e necessite transmitir informações sobre sua finalidade, objetivos, produtos e serviços.

Além disso é um excelente canal de comunicação com o público-alvo do negócio e tem um enorme potencial de conversão de visitantes em clientes.

O hotsite pode ser utilizado para diversos fins e não apenas para campanhas ou ações de marketing.

Algumas empresas utilizam os hotsites para campanhas de conscientização tanto de funcionários como do público-alvo, para apresentações de negócios e lançamentos de produtos.

Principais características de um site

  • Uso institucional, comercial ou profissional
  • Nível mais profundo e detalhado de informações
  • Foco em entregar conteúdo relevante e informações claras para o público-alvo
  • Pode ser encontrado através de pesquisas na internet (diferente de perfis em redes sociais)
  • Não possui limitação de volume de publicações e muito menos sobre o que será publicado (o que não acontece nas redes sociais ou em sites alugados)
  • Fica publicado por tempo indeterminado

O que é um hotsite

O hotsite é uma variação do site, com foco em um objetivo único muito utilizado para campanhas ou ações de marketing pontuais (eu mesmo já tive a oportunidade de desenvolver diversos hotsites para campanhas da BIC e Ponto Frio).

O objetivo de um hotsite é divulgar alguma coisa, atrair a atenção do público para um assunto, produto ou serviço específico, sem distrações com outros assuntos e conduzi-lo a uma jornada capaz de transformar o visitante em cliente.

Principais características de um hotsite

  • Página única criada para ações e campanhas específicas de marketing
  • Fica publicado por um período de tempo específico (geralmente é bem curto)
  • Conteúdo objetivo com uma estrutura enxuta e focada em atrair a atenção do visitante
  • Focado na conversão do visitante em lead ou cliente

A diferença entre site e hotsite

A principal diferença entre site e hotsite está na forma como o conteúdo é construído.

No site o conteúdo tem o foco mais informativo, apresentando informações mais institucionais. Já no hotsite o conteúdo é focado em conversão, apresentando mais benefícios do produto ou serviço, como ele ajuda o visitante a resolver determinado problema.

Enquanto o site passa as informações para o público, o hotsite quer a atenção do público, e para isso utiliza um layout diferenciado, mais atrativo, focado em conduzir o usuário por uma jornada de conversão, transformando-o de visitante em cliente.

Se no site há uma preocupação em gerar credibilidade, no hotsite a preocupação e passar informações mais detalhadas e específicas sobre um produto ou serviço para quem já é cliente (o que acontece na maioria das vezes) e também para visitantes que podem se tornar clientes após a experiência no hotsite.

Como site e hotsite geram resultados para o seu negócio

Tanto site quanto hotsite possuem características iguais, similares e completamente distintas, alcançam públicos específicos, em momentos ainda mais específicos.

Sendo assim cada um tem a capacidade de produzir resultados diferenciados para o negócio, e o melhor de tudo é que um pode potencializar os resultados do outro.

Enquanto o site fica publicado por tempo indefinido e a maior parte dos acessos que recebe teoricamente vem do tráfego orgânico, os resultados que ele tende a gerar são mais relacionados a:

  • Reconhecimento do negócio
  • Fortalecimento da imagem do negócio
  • Credibilidade
  • Contato direto
  • Vendas

Já o hotsite tem uma vida útil mais curta, porém ele será utilizado na geração de tráfego pago e selecionado podendo gerar resultados como:

  • Maior visibilidade para o negócio através de tráfego pago
  • Melhoria no posicionamento do site nos resultados de pesquisa, uma vez que ele tende a receber um volume maior de acesso durante um determinado período de tempo
  • Potencial aumento das vendas do produto ou serviço que está sendo divulgado
  • Acessos diretos ao site para conhecer mais sobre a empresa (ação realizada por visitantes que ainda não são clientes)

Quando ter um site e um hotsite

Se você ainda não tem um site, está perdendo grandes oportunidades. O Google recebe cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diárias ao redor do mundo, além de ser o site mais acessado mundialmente.

Dentre essas pesquisas com certeza tem alguém procurando pelo produto ou serviço que você ou o seu negócio oferecem, e só com um site será possível que te encontrem nessas buscas.

Então, o melhor momento para você ter um site é agora!

O hotsite é algo estratégico, que você deve utilizar por um período específico de tempo com um objetivo bastante claro.

Se você tem um produto ou serviço que queira divulgar através de anúncios no Google ou em redes sociais, utilizar o hotsite para direcionar os acessos dos interessados é fundamental.

Mas se você ainda não tem um site e está montando uma estratégia de marketing que irá utilizar um hotsite, eu recomendo que aproveite a oportunidade e construa um site.

Com essa dupla você irá transmitir um conjunto ainda maior de informações sobre o produto ou serviço que é o foco da campanha, e também informações sobre você e seu negócio, que ajudarão os visitantes a ganhar mais confiança e assim seguirem a jornada de compra até o fim, passando de visitantes a clientes.

A cada dia que passa o volume de usuários de internet cresce e com ele cresce o número de pesquisas. E todo esse aumento é uma grande oportunidade para você e seu negócio terem resultados melhores.

Mas para isso é preciso ter uma presença digital, o que é possível alcançar de forma rápida, escalável e com um investimento relativamente baixo através de um site de alta performance.

Se esse artigo trouxe mais clareza para você quanto à importância de ter um site e estar presente na internet hoje, quero te convidar a conhecer como funciona o processo de desenvolvimento de site. Isso vai ajudar você a entender como um site de alta performance pode transformar visitantes em clientes e melhorar os seus resultados e dos seus negócios.

Até o próximo artigo!

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