Um site é composto de imagens e textos organizados de modo a conduzir o usuário por uma experiência agradável enquanto navega, e para que isso seja possível são utilizadas técnicas de escrita combinadas a técnicas de design para que o conteúdo de cada página e do site como um todo façam sentido.
Na maioria das vezes os visitantes do site estão com pressa, entraram ali apenas para obter a informação que procuravam.
Quem está com pressa quer respostas rápidas, sem rodeios, o que esse tipo de visitante menos quer é ter que pensar muito para encontrar a informação que precisa.
Considerando essa informação, a aplicação das 3 técnicas de escrita que vou apresentar a seguir vai ajudar você a ter um site capaz de atender às expectativas dos visitantes, tanto a nível de conteúdo, quanto de facilidade de navegação e localização das informações.
Técnica 1: Copywriting
Copywriting é uma técnica de escrita mais ligada à redação publicitária, com foco campanhas de marketing e textos para mídias sociais e vendas.
A estratégia por trás dos textos escritos usando copywriting é a de persuadir de forma positiva o leitor, atraindo sua atenção através de palavras bem definidas e orientando as ações dele para a tomada de decisão.
O uso dessa técnica tem se tornado muito comum no desenvolvido de páginas de vendas, anúncios para redes sociais, e até mesmo páginas de captura.
Técnica 2: Webwriting
Webwriting é uma técnica de escrita voltada para a redação de conteúdo como: blog posts, e-books, informativos para comunicação interna nas empresas, matérias publicadas em revistas entre outros.
Por trás dessa técnica está a estratégia de imergir o leitor no assunto, de forma profunda, dando a ele o máximo de informação sobre o assunto, educando-o.
Essa técnica é utilizada em larga escala em artigos, newsletters, blogs e produção de conteúdos ricos (e-books e blog posts mais densos)
Técnica 3: UX Writing
UX Writing é uma técnica de escrita voltada para experiência do usuário, focada em construir uma experiência de leitura e navegação capazes de reter e engajar o visitante.
A estratégia por trás dessa técnica é usar palavras claras para explicar tudo o que for necessário, orientando de forma natural o usuário em relação a produtos e serviços ou mesmo a navegação na própria página.
Essa técnica é utilizada em sites, aplicativos, chatbots e outros canais onde o texto é o principal elemento de comunicação com o leitor.
Técnica extra
Technical Wiriting, ou Tech Writing como é utilizada é uma técnica de escrita utilizada para a produção de conteúdos mais técnicos.
A estratégia por trás dessa técnica é usar palavras objetivas para ensinar algo, transmitir conhecimentos, orientar o uso de produtos, sistemas e serviços de forma simplificada.
Essa técnica de escrita é utilizada na documentação de softwares, APIs, manuais e guias de uso, páginas de suporte e materiais cujo objetivo é dar instruções ao usuário.
Os benefícios de usar essas técnicas de escrita nos textos do site
Todo site é:
- um canal de comunicação com o público
- uma fonte de informação disponível 24h por dia
- uma ferramenta de vendas
Sendo o site um canal de comunicação com o público a técnica de UX Writing vai ajudar a tornar essa comunicação mais natural e fluida.
Com uma disponibilidade de 24 horas por dia, o site deve dar ao visitante a informação que ele está buscando de forma clara e com o máximo de profundidade possível, mesmo que para isso sejam necessários diversos conteúdos. É nesse ponto que a aplicação da técnica de Webwriting vai fazer a diferença.
Em se tratando de ferramenta de vendas, a técnica de copywriting vai ajudar a tornar os textos do site mais persuasivos, fazendo o uso das palavras certas para guiar o usuário no processo de decisão de compra.
E se no site você tiver páginas de suporte, com manuais de instrução, informações para ajudar o usuário a utilizar o produto, software ou serviço, a técnica de tech writing vai ajudar a produzir textos mais simples, com as palavras corretas e capazes de serem compreendidos por qualquer nível de usuário.
Por mais que sejam técnicas específicas, elas se conectam e adaptam produzindo uma experiência diferenciada para os visitantes do site, tornando o diálogo mais humanizado e próximo do usuário, fortalecendo o engajamento e aumentando a retenção.
Um site de alta performance é composto de um visual atraente e de um texto bem estruturado, capaz de conduzir o usuário à navegação com o mínimo de esforço.
Lembre-se: é preciso haver um diálogo como visitante do site, e são os textos que direcionam a maior parte desse diálogo. Quanto mais próximos da linguagem e realidade do público ele for, maior será a conexão.
Até o próximo artigo!