A página de erro 404 é, no geral uma das páginas mais visualizadas da internet (isso se não for a mais visualizada), a que faz com que os usuários passem segundos de raiva, e que a maioria dos sites não a aproveita para melhorar a retenção e conversão de usuários.
Nesse artigo eu vou mostrar a você como usar a página de erro 404 para aumentar a retenção e conversão de usuário seja no site, no blog ou na loja virtual.
Para começar vou explicar para você de forma bem simples…
Porque uma página de erro é exibida
Uma página de erro 404 é exibida sempre que o usuário tenta acessar uma determinada URL de um site e esta não pode ser localizada, seja por um erro de digitação ou por sua inexistência.
Em alguns casos, essa página nem chega a ser desenvolvida de acordo com o layout do site e o que o usuário vê é uma página de erro padrão do servidor onde o site que tentou acessar está hospedado.
Os efeitos colaterais de uma página de erro
Se o usuário chega até o site e encontra uma mensagem dizendo que a página não foi encontrada, ele se frustra e acaba indo para outro site que atenda ao que está buscando.
Além disso, se você tem links no site que retornam o erro 404, o Google vai acabar diminuindo a relevância do seu domínio pois ele não retorna resultados satisfatórios para os usuários.
Todo usuário que chegam em um site está em busca de informações e respostas, e se a página que ele entra não o ajuda nessa jornada, você está perdendo a oportunidade de mostrar para esse usuário que pode ajudá-lo.
Como deve ser a página de erro 404 ideal
A página de erro 404 ideal é aquela que mesmo precisando informar ao usuário que o conteúdo que ele busca não está disponível, ajuda-o a seguir no site direcionando para conteúdos relacionados.
Por saberem que chegar a uma página de erro 404 é desagradável para o usuário, muitos designers e desenvolvedores usam essa página com um layout mais descontraído, para tentar amenizar a frustração do usuário.
Não há nada de errado nisso, mas eu acredito ser uma perda de oportunidade, uma vez que se o usuário chegou a essa página é porque estava procurando algo importante para ele.
Existem diversos sites na internet que listam essas páginas de erro 404 criativas, e mais adiante nesse artigo vou compartilhar alguns desses links com você.
Enquanto isso vamos falar sobre…
A página de erro ideal
A página de erro ideal, do meu ponto de vista, é aquela que além de informar ao usuário que o conteúdo que ele tentou acessar está indisponível ou não existe, ajuda o usuário a encontrar um conteúdo relacionado ou dá a ele opções de conteúdo.
Ao construir uma página de erro, ou aprovar o layout do site que está sendo construído por um especialista em desenvolvimento de sites, considere as seguintes possibilidades para a página de erro:
- Listar conteúdo (blog posts ou páginas) que tenham alguma relação com a que o usuário tentou acessar
- Ter um campo de busca para que o usuário possa localizar o conteúdo desejado dentro do próprio site
- Manter o layout padronizado para que o usuário não se sinta deslocado caso ele já conheça o site
- Se você faz aquisição de leads através do site disponibilizando conteúdos gratuitos para downloads, apresente alguns desses conteúdos na página de erro
- Nunca coloque apenas um botão “voltar para a home”, pois se o usuário já teve a experiência ruim de não encontrar o conteúdo desejado, as chances dele continuar no site são pequenas
A tecnologia hoje já permite identificar qual URL originou o erro e assim saber quais palavras faziam parte dela, e com isso é possível:
- Utilizar recursos de programação capazes de identificar essas palavras e saber se a FOI digitada errada e redirecionar o usuário para a correta
- Saber quais as palavras faziam parte da URL e listar conteúdos relacionados a essas palavras na página de erro
Da mesma forma que é possível utilizar a criatividade para a construção de um layout mais amigável para páginas de erro, também é possível usar a criatividade e a tecnologia para tornar essas páginas uma ponte entre o usuário insatisfeito por não ter encontrado o conteúdo que procurava e um lead que poderá ser trabalhado para se tornar cliente.
Os benefícios de uma página de erro focada em conversão
Ter uma página de erro 404 focada em conversão, o invés de uma página apenas engraçada e que tenta não deixar o usuário estressado por não ter encontrado o que buscava é fundamental para que os resultados obtidos com o site sejam melhores.
Vou listar os principais benefícios que eu vejo ao utilizar páginas de erro otimizadas e focadas em conversão:
- Maior retenção dos usuários
- Mais oportunidade de aquisição de leads
- Possibilidade para divulgar conteúdos e informações capazes de gerar interesse no usuário
- Aproveitamento de 100% das páginas do site para passar informações úteis aos usuários
Se um usuário chegou até o seu site, seja através de pesquisas na internet, por indicação de amigos ou porque já havia visitado antes, é sinal de que o site tem algo a oferecer.
Então sempre entregue conteúdo para o usuário, mesmo que o conteúdo que ele está buscando não tenha sido localizado, entregue algo que possa ser útil para ele e que o faça ver que o site tem muito mais informação útil do que ele pensava.
No meu livro “Marketing de Conteúdo” eu falo sobre estratégias para entregar o que seu público quer consumir e finalizo esse artigo com um trecho dele que considero útil no que diz respeito a páginas de erro 404.
“A mentalidade do consumidor mudou, como também o modo como ele decide pelas compras. A tecnologia está mudando a cada segundo e, se você quer se manter vivo no mercado, é preciso aparecer, mostrar o diferencial do seu serviço ou produto, e tornar-se encontrável na grande rede.”
Se você é encontrável mas quem o encontra acaba vendo a mensagem “Página não encontrada”, toda a sua encontrabilidade foi por água abaixo.
Portanto, não se esqueça da página de erro em seu site, ela é tão importante quanto todas as outras que o compõem.
Ah, eu não esqueci das referências dos sites que listam páginas de erro 404 criativas. Veja algumas dessas essas referências a seguir.
Referências
– 80 páginas de erros criativas