Níveis de conteúdo: como utilizá-los na sua estratégia de marketing

Níveis de conteúdo: como utilizá-los na sua estratégia de marketing

Os níveis de conteúdo são essenciais para que sua estratégia possa surtir efeito e alcançar os resultados desejados, transformando curiosos em clientes.

Você provavelmente sabe que todos os dias os conteúdos publicados na internet, seja em sites, blogs ou redes sociais, alcançam milhares de pessoas e que essas pessoas estão em momentos diferentes da jornada de compra.

Cabe ao criador de conteúdo ajudar essas pessoas a passarem pela jornada de compra alcançando cada vez mais consciência em relação ao problema que possuem e soluções disponíveis.

Ao utilizar os níveis de conteúdo na sua estratégia, você estará fortalecendo a comunicação e a conexão com o público, sem falar que você terá a oportunidade de mostrar o quanto se importa e conhece sobre o problema e que está pronto para ajudar com a solução.

O que são os níveis de conteúdo

Eles são os responsáveis por conduzir o público pela jornada de compra, desde a total inconsciência até o nível mais elevado de consciência, de uma forma natural e consistente.

Por atuarem ao longo de toda a jornada de compra, explorar os níveis de conteúdo ajudará você a criar conteúdos mais consistentes e alinhados tanto com o público quanto com os produtos ou serviços que oferece.

Quais os benefícios que os níveis de conteúdo proporcionam

Você pode obter muitos benefícios ao utilizar os níveis de conteúdo na sua estratégia, mas os principais deles são:

  • criação de conteúdos conectados com o nível de consciência do público e com seus produtos e serviços
  • distribuição homogênea do conteúdo na sua estratégia de marketing de conteúdo
  • condução do público pela jornada de compra de forma mais natural, sem forçar a barra, ou melhor, a venda
  • ajuda a mostrar sua autoridade no assunto de forma mais clara

Quais são os níveis de conteúdo

Temos 5 níveis de conteúdo que se encaixam de forma perfeita tanto no funil de vendas quanto no funil de conteúdo.

Conhecer esses níveis vai ajudar você a criar conteúdos com maior alinhamento em cada fase do funil, e assim potencializar sua estratégia e resultados.

Nível 1 – Descoberta do problema

O nível 1 de conteúdo vai atuar no público menos consciente, aquele público que não sabe que tem um problema.

Nesse conteúdo você deve trabalhar a conscientização, ajudar o público a descobrir que tem um problema.

Pra se conectar com esse público através do conteúdo você pode explorar as emoções, falando dos conflitos que afetam o público e que ele pode se identificar.

Os conteúdos do nível 1 precisam estar focados em ajudar o público a descobrir que tem um problema.

Nível 2 – Compreensão do problema

No nível 2 você vai dar mais clareza para o público, vai falar com quem já sabe que tem um problema, mostrar o que esse problema está causando, as dores, as dificuldades.

É o momento de tratar o que o público mais odeia e mostrar que você também odeia esse problema e que pode ajudar a resolver.

Você ainda não vai falar da solução, apenas começará a mostrar o caminho até ela mostrando os primeiros passos e o quanto você está preparado para ajudar.

Vai ajudar o público a não ter dúvidas quanto à existência da solução para o problema dele.

Nível 3 – Busca pela solução

O nível 3 é a metade do caminho de conscientização do público. Aqui ele já está em um nível de consciência intermediário em relação ao problema que você se propõe a resolver.

É hora de você explorar com um pouco mais de profundidade o problema, aquilo que incomoda o público e faz com que perca o sono.

Dê pistas da solução, desperte emoções e mostre ao seu público que você sente a dor dele e que existe uma solução capaz de ajudar.

Ainda não é o momento de falar da solução em si, mas é o momento ideal para dar as primeiras pistas e despertar o interesse por conhecer essa solução.

Nível 4 – Reconhecimento da solução

Aqui no nível 4 é a hora de você apresentar a solução para o público para que ele possa começar a considerá-la.

Apresente os benefícios da solução. Conecte o benefício principal da sua solução ao desejo principal do público.

Quanto mais original for o seu conteúdo nesse nível melhor. Seja ousado e mantenha sua promessa em um nível em que o público acredite nela.

Evite as promessas “surreais” que possam gerar desconfiança e atrapalhar o público de chegar no próximo nível.

Lembre-se: quanto maior as suas promessas, maiores deverão ser as provas.

Nível 5 – Decisão

No nível 5 o público está no ápice da consciência e pronto para comprar. Esse é o momento de você entregar conteúdo baseado nos detalhes da solução, aqueles que vão gerar mais emoção no público.

É a hora de fazer a oferta e vender para o público que já está preparado para comprar.

Foque no benefício mais valioso dela e dê um motivo forte o suficiente para o público comprar de você. Essa é a chave!

Quanto mais consciente do problema o público estiver, maior o potencial de venda.

Por isso é no nível 5 que você deve fazer a oferta, enquanto nos demais níveis você deve trabalhar a consciência do público quanto ao problema e a solução.

Como encaixar os níveis de conteúdo dentro do funil de conversão

No funil de conversão temos 3 níveis: Topo, Meio e Fundo.

Os níveis de conteúdo são distribuídos dentro desses 3 níveis conforme ilustrado na figura a seguir:

Relação dos níveis de conteúdo com o funil de conversão
Os níveis de conteúdo se encaixam perfeitamente dentro do funil, facilitando o processo de criação de conteúdo.

O topo do funil é onde está o público menos consciente, no meio temos o público com um nível razoável de consciência e no fundo o público pronto para comprar, que está com o nível de consciência elevado, só aguardando você fazer uma oferta.

Explorar os níveis de conteúdo vai tornar o seu trabalho de criação de conteúdo mais fácil, pois você terá um aumento da clareza em relação a que tipo de conteúdo e quais os melhores formatos produzir para cada fase do funil e cada nível de conteúdo.

É uma excelente forma de você criar conteúdo centrado no usuário.

Você começa criando conteúdos que vão ajudar o público a descobrir que tem um problema e depois vai conduzindo esse público pela jornada entregando conteúdos mais profundos, que aumentam o nível de consciência, dando clareza sobre o problema, mostrando que existe solução e apresentando pequenas soluções para que ele conquiste os primeiros resultados.

Para fechar o ciclo você apresenta a solução, reforçando sempre os benefícios dela e faz a oferta para o público que está pronto para comprar.

Conseguiu perceber o quanto os níveis de conteúdo podem ajudar você a extrair o máximo de resultado da sua estratégia?

O que está por trás do conteúdo, que o público não vê é tão importante quanto o que o público vê do seu conteúdo.

Não adianta você ter um conteúdo incrível, com uma apresentação digna de Oscar se ele não está alinhado com o nível de consciência do público e na etapa correta do funil.

Oferecer produtos e serviços para quem não sabe que tem um problema é perder tempo e oportunidade, e se fizer isso usando tráfego pago é perder dinheiro.

Conheça bem os níveis de conteúdo, aplique na sua estratégia e eu tenho certeza que você começará a ver resultados diferentes tanto no processo de criação de conteúdo quanto na forma como o seu público responde a eles.

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Jonathan Lamim - Escritor e Ghostwriter

Quem é Jonathan Lamim?

Jonathan Lamim é graduado em Marketing Digital, graduando em Letras (Português/Espanhol) e pós-graduando em Literatura Contemporânea.

Apaixonado por livros, tecnologia e escrita, tem 19 anos de carreira navegando entre tecnologia. comunicação e ensino.

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