Jonathan Lamim - Ghostwriter & Redator

16 Formatos de conteúdo para você encantar o público

Conheça os principais formatos de conteúdo para utilizar na sua estratégia de marketing e encantar o público a ponto de transformá-lo em cliente.
16 Formatos de conteúdo para você encantar o público

Existe uma infinidade de formatos de conteúdo, e o motivo disso é o fato de tudo ser conteúdo.

O choro de uma criança ao nascer, a lágrima que rola pelo rosto no silêncio de um coração partido, o latido do cachorro quando seu dono chega em casa…

Um conjunto de palavras ou uma palavra apenas, desde que permita ao leitor encontrar um sentido, é conteúdo.

E para dar suporte a essa estrutura de escrita e leitura temos os formatos de conteúdo.

O que são os formatos de conteúdo

Os formatos de conteúdo são um modo de organizar um conjunto de informações de um jeito que o leitor possa ter uma melhor experiência.

São inúmeros formatos existentes no mercado, cada um com suas finalidades específicas mas tendo em comum o poder de informar, educar e até entreter o leitor.

A seguir você encontrará os principais formatos de conteúdo que têm sido utilizados nas mais variadas estratégias de marketing até então.

Não é só um layout bonito e agradável que encanta o público, mas toda a experiência gerada desde o momento em que o conteúdo é encontrado até o efeito “WoW” que ele deve gerar.

Blog posts

Um dos formatos mais antigos e também mais utilizado nas estratégias de marketing de conteúdo.

Eles permitem uma abrangência muito maior em relação ao tema, e ainda possiblitam a integração com outros formatos de conteúdo, como por exemplo: fotos, vídeos, gifs, links…

Através dos blog posts você pode falar do assunto que quiser, com a profundidade que quiser. Ouso dizer que ele é o formato que dá mais liberdade para o criador de conteúdo.

Um excelente formato de conteúdo para educar, informar e preparar o público para se tornar seu cliente.

Podcasts

Digamos que eles são uma versão atualizada dos programas de rádio, mas que você pode ouvir a qualquer momento através da internet, no computador, no celular ou em qualquer outro dispositivo.

Os podcasts vêm ganhando popularidade e têm sido utilizados para distribuir informações relevantes, e em algum casos até para dar aulas.

Um exemplo de podcast que faz sucesso há um bom tempo é o NerdCast, criado pelo Jovem Nerd.

Vídeos

Os vídeos são um formato mais dinâmico, que produzem uma sensação maior de aproximação entre o criador e o público.

É um formato de conteúdo consolidado e que a cada dia ganha mais relevância, inclusive algumas redes sociais só permitem conteúdo em formato de vídeo e outras estão, de alguma forma, dando mais relevância para conteúdos nesse formato.

Os conteúdos em formato de vídeo, assim como o podcast e o blog post podem ser utilizados para educar, informar e entreter o público.

Formatos de Conteúdo - Ebooks

Ebooks

Eles têm se tornado o formato queridinho dos infoprodutores, além de serem uma excelente forma de compartilhar conteúdo de forma mais profunda, rica e ao mesmo tempo fazer captação de leads.

Os ebooks podem ser tanto estáticos quanto dinâmicos, terem uma estrutura parecida com a dos livros ou uma diagramação personalizada.

A diferença dos ebooks utilizados em estratégias de marketing para as versões digitais de livros é o tamanho.

O ebook nesse caso tem uma média de 3 mil palavras, mas isso não é uma regra; eu mesmo já vi ebooks tão grandes e completos que pareciam livros digitais tradicionais.

Se o conteúdo que você quer criar é grande demais para um blog post, ou detalhado demais para um podcast ou vídeo, o ebook é um excelente formato de conteúdo.

Audiobooks

Semelhante aos podcasts, os audiobooks são uma versão audível dos ebooks que aumentam a flexibilidade no consumo do conteúdo, pois podem ser ouvidos enquanto se dirige, malha, corre ou até mesmo faz almoço.

Esse formato de conteúdo vem ganhando força e até mesmo as editoras estão investindo nas versões audiobook de seus principais livros.

Infográficos

Um dos formatos mais dinâmicos e criativos de criar conteúdo.

Ao invés de explorar textos e imagens, os infográficos exploram números, estatísticas e gráficos ao mesmo tempo que contam uma história e transmitem informação e conhecimento para o público.

Um formato de conteúdo com grande poder de compartilhamento e potencial gerador de leads, sendo inclusive um dos formatos de mais sucesso no Pinterest.

Webinars

Um formato de conteúdo muito rico, onde estão envolvidos outros formatos como áudio, vídeo e gráficos.

Os webinars são uma espécie de palestra online, que pode ser realizada utilizando vídeo ao vivo ou vídeos gravados com uma transmissão programada, podendo ser visto através da internet em plataformas especializadas nesse formato de conteúdo ou até mesmo no Youtube.

No contexto das redes sociais, os webinars se assemelham às lives.

Newsletters

Um dos formatos de conteúdo mais antigos dentre os apresentados aqui.

Através de uma newsletter você pode enviar diversos tipos de informação para seu público, e com muito mais liberdade, pois não fica preso às restrições das redes sociais, seja pelo tipo de conteúdo ou por palavras utilizadas no texto.

A newsletter permite uma comunicação mais direta com o seu público, sendo uma grande aliada no processo de venda.

Ela também te dá mais flixibilidade na segmentação dos envios, permitindo a você enviar conteúdo para públicos específicos, de acordo com ações realizadas em outras newsletters ou emails enviados posteriormente.

Memes

Um formato simples mas com grande poder de engajamento.

São utilizados mais para entreter o público e adicionar uma dose de humor nos conteúdos publicados nas redes sociais e blog.

Por terem uma linha mais descontraída, eles tem pouco poder para educar o público, mas se bem utilizados podem ajudar nesse processo.

Formatos de Conteúdo - Gif

Gifs

Até um tempo atrás os gifs eram utilizados para entreter o público, mas com o passar do tempo os criadores de conteúdo perceberam que os gifs podem ser aliados no processo de educação do público.

Hoje existem ferramentas e sites na internet, como o Giphy, que possuem uma biblioteca de gifs incluindo cenas de filmes, que você pode usar nos seus conteúdos.

Dicas de aplicativos

Os aplicativos são grandes facilitadores no dia a dia o público, e explorar isso dando dicas de aplicativos capazes de ajudar o seu público tem grande potencial de encantamento.

Como a cada dia surgem novos aplicativos, fique de olho nas tendências, nos mais utilizados, faça testes e compartilhe com seu público.

Listas

Um dos formatos de conteúdo mais fácil de ser consumido. Além disso entrega a informação com um nível maior de organização.

Conteúdos nesse formato tornam o consumo mais agradável, já que as informações são pontuais e possuem menos texto, dando mais objetividade para o assunto abordado.

As listas podem ser incorporadas a outros formatos de conteúdo como: blog posts, vídeos, podcasts, ebooks e infográficos.

Guias

Assim como os ebooks, os guias são um formato de conteúdo utilizado para entregar informações de maneira mais profunda e específica para o público.

Nos guias as informações são mais detalhadas e geralmente é usada uma estrutura no estilo passo a passo, cujo objetivo é ensinar alguma coisa para o público.

Reviews

Um formato com grande poder de engajar o público de gerar encantamento, pois ele apresenta a opinião do seu criador sobre notícias, eventos, pesquisas, produtos, serviços e tudo o mais que possa ser avaliado e gerar uma opinião.

Os reviews são um bom formato para você fazer indicações para seu público e em alguns casos ele é muito útil para monetizar seu conteúdo, já que algumas marcas enviam produtos para influenciadores digitais utilizarem e darem sua opinião em seus canais digitais.

Estudos de caso

Esse é um formato pra ajudar você a mostrar para o público que é uma autoridade no assunto.

Através dos estudos de caso você mostra para o público como foi o processo de transformação de um cliente, os resultados que ele obteve e a visão do próprio cliente em cada etapa do processo.

No vídeo a seguir você pode assistir um estudo de caso feito pelo meu amigo e consultor de marketing digital André Damasceno, e assim se inspirar para criar seus próprios estudos de caso.

Depoimentos

Também conhecido como Prova Social, os depoimentos são um formato muito útil para fortalecer sua autoridade perante o público.

Os formatos mais utilizados para os depoimentos são: texto (geralmente um parágrafo) e vídeo.

Por serem mais objetivos e diretos, são excelentes para usar nas redes sociais e nas páginas de venda de seus produtos e serviços.

Esses são apenas alguns formatos de conteúdo que você pode utilizar para encantar o público.

Todos esses formatos de conteúdo apresentados podem ser explorados e utilizados nos mais variados canais digitais, principalmente nas redes sociais.

Use sua criatividade para combinar os formatos e entregar conteúdos cada vez mais autênticos para o seu público.

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