Os impactos do conteúdo na vida do consumidor e seus reflexos

Os impactos do conteúdo na vida do consumidor e seus reflexos

Você sabia que o conteúdo distribuído na TV, impressos, internet e qualquer outro meio influencia diretamente na vida das pessoas e no mercado?

É verdade, e não é difícil enxergar isso no dia a dia, seja na padaria, no banco, na empresa, na bolsa de valores, em qualquer lugar onde se tenha acesso a algum tipo de conteúdo.

Quando você conversa com seus amigos, independente do assunto, há o compartilhamento de conteúdo. Ao ler o jornal ou assistir TV também está havendo compartilhamento de conteúdo.

Todo esse conteúdo é capaz de impactar na vida do consumidor, ou seja, na nossa vida. Eu e você somos consumidores o tempo inteiro. Veja bem, pela manhã consumimos o café com pão, lemos o jornal, vamos para o trabalho ouvindo música ou notícias em nossa rádio preferida, conversamos com nossos colegas de trabalho, lemos documentos, enfim, quase tudo o que fazemos envolve algum tipo de conteúdo.

Pare por um instante e tente enxergar o quanto esses 4 parágrafos acima já fizeram sua cabeça ferver de pensamentos…

Pois bem, o conteúdo é capaz de gerar impactos dos mais diversos tipos na vida das pessoas e esse impacto pode ser positivo ou negativo. De modo bem específico eu vou compartilhar com você alguns impactos que o conteúdo pode causar na vida dos consumidores.

O que é o conteúdo na vida do consumidor?

Somos consumidores o tempo inteiro, e principalmente consumidores de conteúdo, já que ele está envolvido durante todo o tempo em nossa vida.

Quando andamos na rua e vemos outdoors com anúncio de empresas, cartazes colados em postes, caixas de som na frente das lojas, tudo isso é conteúdo sendo compartilhado.

Na TV, tudo é conteúdo, desde um filme, uma séria, uma novela, as propagandas – que nem sempre gostaríamos de ver interrompendo o filme – até mesmo a animação que aparece quando você liga a sua TV.

É possível encontrar muito conteúdo bom, mas também muito conteúdo ruim, e quem decide sobre isso somos nós. É o consumidor quem tem a capacidade de dizer se o conteúdo que está sendo entregue é exatamente o que ele gostaria de ver.

De que adianta uma empresa produzir conteúdo para os mais variados meios de comunicação, sem considerar o gosto e desejo do seu público?

Todo esse conteúdo que nos é entregue a todo momento traz grandes impactos na nossa vida, e esses impactos refletem diretamente nos anunciantes, que podem ganhar ou perder clientes e dinheiro.

Mas afinal, o que é o conteúdo? O conteúdo é tudo aquilo que nos traz informação, e como consumidores, essa informação é essencial para nossa decisão de compra.

Quais os impactos positivos do conteúdo na vida do consumidor?

Dentre os impactos positivos do conteúdo na vida do consumidor eu vou falar sobre 3 que estão diretamente ligados:

  • ganho de conhecimento
  • desejo de compra
  • emoção

Ganho de conhecimento

A primeira coisa que precisa ser pensada ao produzir conteúdo é que o público deve ser educado, ou seja, é necessário ensinar ao seu público sobre o produto ou serviço que está sendo oferecido.

Ensinar nesse caso não é dizer o passo a passo de como proceder com o uso, mas sim transmitir os benefícios, mostrar o que esse tipo de produto ou serviço pode agregar de positivo para a vida do consumidor.

Acima de tudo o conteúdo precisa ser esclarecedor e relevante. O consumidor possui muitas dúvidas, e se você produz conteúdo capaz de sanar essas dúvidas e ajudar o consumidor a entender o que ele precisa de verdade para resolver o seu problema, maiores são as suas chances de transformar esse consumidor em cliente fiel ao longo do tempo.

Desejo de compra

Após ter educado o consumidor e o ajudado a descobrir quais são os seus problemas e as melhores formas de solucioná-lo, é o momento de criar o desejo de compra.

Mas como isso é feito? Na teoria é uma tarefa simples, pois basta você falar bem do produto – sem mentir, é claro – mostrar os benefícios do produto ao invés das características, utilizar a linguagem do seu público para facilitar a compreensão entre outras coisas, mas na prática a tarefa é um pouco mais complicada.

Hoje temos diversos canais de compartilhamento de conteúdo (redes sociais, blogs, jornais, revistas, TV, rádios, etc) e um público variado. Para gerar o desejo de compra você vai precisar entender como esse público se comunica, os canais que mais utiliza, resumindo, vai precisar conhecer o perfil desse público, o que chamamos de personas.

Se você não produz conteúdo de modo que o público se identifique com ele, vai ser muito difícil gerar o desejo de compra. Pode até ser que você conquiste a atenção por alguns instantes, mas não o desejo de adquirir o produto ou serviço.

Ao produzir conteúdo de qualidade, específico para o perfil do seu público, você aumenta as chances de que ele gere o desejo de compra independente do canal de divulgação utilizado.

Emoção

A partir do momento em que o consumidor adquire o produto, é hora de emocioná-lo, de fazê-lo se sentir especial.

Essa emoção vai ser capaz de torná-lo um representante indireto do seu produto ou serviço, indicando para amigos, familiares, compartilhando o conteúdo produzido pela empresa nas redes sociais e outras formas.

Algumas ações do pós-venda que podem gerar emoção no consumidor são:

  • envio de mensagem agradecendo pela compra
  • envio de pesquisa para saber como ele foi atendido e se o produto está dentro das expectativas
  • produzir conteúdo com depoimentos de consumidores satisfeitos com o produto ou serviço

O conteúdo deve levar ao consumidor novos conhecimentos, gerar o desejo de compra e emocionar. O consumidor é um ser humano, que vive os seus dias envolto em emoções diversas, e essas emoções são capazes de torná-lo um influenciador.

Quais os impactos negativos do conteúdo na vida do consumidor

Não podemos ignorar os impactos negativos do conteúdo, pois eles são uma forma de melhorarmos e chegarmos ao sucesso.

Dentre os impactos negativos que o conteúdo pode gerar temos:

  • descontentamento
  • perda de confiança
  • perda de clientes
  • perda de credibilidade

Dos 4 que foram citados acima, um dos impactos pode gerar um efeito dominó e consequentemente gerar diversos outros impactos além dos apresentados.

Perda de confiança
A perda de confiança na marca é um perigo, e em se tratando de conteúdo, não é difícil fazer com que isso ocorra.

Como eu citei no início desse texto, temos diversos tipos de conteúdo sendo veiculados nos mais variados tipos de mídia, e parte desse conteúdo é produzido pelo próprio público.

Quando você produz um conteúdo que exalta a marca, produto ou serviço, e após a compra o consumidor descobre que tudo o que foi falado não era verdade, inicia-se o processo de perda de confiança.

Diante dessa insatisfação o consumidor vai procurar um meio de mostrar para os seus contatos que a marca, produto ou serviço não condiz com o conteúdo veiculado. Ele vai mostrar a realidade através das redes sociais e com isso outros consumidores insatisfeitos aparecerão dando suas opiniões.

O conteúdo que você produz sobre sua marca, produto ou serviço precisa estar de acordo com o que é entregue ao consumidor, justamente para evitar essa insatisfação e por consequência a perda de confiança.

Veja a seguir uma lista com alguns tipos de conteúdo que podem gerar impacto negativo no consumidor:

  • imagens de produtos que não se assemelham com o produto real
  • conteúdo muito invasivo, que é enviado ao consumidor sem sua permissão (muito comum em email marketing, sms marketing e telemarketing)
  • textos sem clareza sobre o produto, que deixam informações subentendidas ou nas entrelinhas
  • promoções surreais que fazem o consumidor desconfiar da qualidade do produto e se o mesmo será entregue

O conteúdo é uma peça fundamental nas estratégias de marketing nesse momento, onde 90% das pessoas realizam pesquisas na internet antes de tomarem uma decisão pela compra do produto, independente dessa compra ser realizada em uma loja física ou em uma loja virtual.

Se as pessoas procurarem pela sua marca, produto ou serviço na internet, que tipo de informações elas encontrarão?

Ao encontrarem as informações elas serão capazes de obter conteúdo relevante e que possa conduzi-las até o processo de compra?

Estamos em um momento em que as pessoas não podem arriscar na hora da compra, precisa ser uma decisão muito bem tomada, e só com conteúdo relevante e de qualidade é possível atrair, educar e transformar os consumidores em clientes fiéis.

Se você quer saber mais sobre como usar o conteúdo para aumentar a interação com o consumidor e as vendas, fique ligado aqui no blog.

Até a próxima!

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Jonathan Lamim - Escritor e Ghostwriter

Quem é Jonathan Lamim?

Jonathan Lamim é graduado em Marketing Digital, graduando em Letras (Português/Espanhol) e pós-graduando em Literatura Contemporânea.

Apaixonado por livros, tecnologia e escrita, tem 19 anos de carreira navegando entre tecnologia. comunicação e ensino.

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