Como precificar o trabalho de redação freelancer

Como precificar o trabalho de redação freelancer

Saber como precificar o trabalho de redação freelancer é um grande desafio, mas não precisa ser um problema.

Por não haver uma tabela base para os preços, a variação existente no mercado é muito grande e muitos freelancers acabam cobrando mais ou menos do que deveriam, e a partir daí os problemas começam a acontecer.

A precificação correta do trabalho de um redator freelancer influencia diretamente em 2 coisas: lucro e credibilidade.

Quando se calcula mal o preço do serviço, o primeiro que sofre é o lucro, pois ele tende a ser muito pequeno ou nem existir, prejudicando financeiramente o negócio e até a vida do redator, que começa a desanimar do trabalho e perde o foco.

Mas em relação à credibilidade você pode estar se perguntando: como o preço do meu trabalho afeta minha credibilidade?

Imagine uma concorrência entre um profissional que cobra R$ 0,02 por palavra e outro que cobra R$ 0,10 por palavra. A pessoa que está contratando tem conhecimento suficiente para avaliar a experiência e qualidade do trabalho, e também possui sensibilidade para identificar quando um preço faz sentido ou não.

Nesse cenário, na primeira avaliação a chance da contratante ver mais credibilidade no redator que cobra R$ 0,20 por palavra é maior, pois ela sabe que escrever demanda tempo e pela diferença de valor, o que cobra mais aparenta dar mais valor ao seu tempo e trabalho, e por ganhar mais, tende a trabalhar mais motivado e melhor.

O redator que cobra R$ 0,02 por palavra pode ser muito bom, estar apto a criar conteúdo de qualidade, mas o seu preço não fortaleceu a credibilidade e por isso as chances dele na concorrência diminuíram.

A verdade é que barato e caro é uma questão de percepção e vai variar conforme a visão de cada pessoa. Por isso é importante que você saiba como precificar o trabalho de um jeito que tenha lucro e passe credibilidade, sem a necessidade de ficar barganhando preço com cliente e fazendo com que ele veja o verdadeiro profissional que você é.

Por ver muitos profissionais passando por esse tipo de problema, eu decidi dividir com você nesse artigo informações valiosas sobre precificação.

Quanto cobrar como redator freelancer?

O preço ideal para você cobrar pelo seu trabalho como redator freelancer é aquele que permite a você pagar todos os custos do negócio, se pagar e ter lucro. Esse é o princípio básico da precificação.

Muitas pessoas na internet, principalmente em grupos nas redes sociais, quando perguntam sobre a melhor forma de precificar o serviço recebem respostas como:

  • “redator iniciante não pode cobrar mais do que R$ 0,05 por palavra”
  • “R$ 0,02 a palavra é bom preço pra começar”
  • “cobra entre R$ 0,05 e R$ 0,08 a palavra”
  • “começa cobrando uns R$ 0,10 por palavra que você não terá prejuízo”

A verdade é que cada redator trabalha em uma realidade diferente. O que eu cobro pode não ser o ideal para que você mantenha seu negócio, se pague e tenha lucro. Por isso é fundamental que você faça a sua precificação com base na realidade do seu negócio e não olhando para a realidade e experiência de outros profissionais.

E para que você não cometa esse erro e saia cobrando menos do que deveria e nem mais a ponto de comprometer suas negociações, é importante conhecer o que influencia no preço, no lucro e na credibilidade.

Como precificar o trabalho
Para um redator freelancer, tempo é dinheiro. Mas não adianta agilidade sem qualidade.

Fatores que influenciam no preço

Para precificar o seu trabalho como redator freelancer a ponto de ter lucro e fortalecer sua credibilidade vamos considerar os seguintes fatores:

  • despesas fixas (assinaturas de software, contador, aluguel etc)
  • despesas variáveis (água, luz, impostos etc)
  • seu salário
  • sua margem de lucro
  • carga horária de trabalho
  • quantas palavras escreve por dia (incluindo pesquisa e atividades relacionadas)

Se você não considerar todos esses fatores na hora de definir o preço do seu trabalho, com certeza terá prejuízo.

Como calcular o preço ideal

Para calcular o preço ideal é preciso levantar os valor referentes a todos os fatores citados anteriormente caso contrário será uma precificação sem base e passível de prejuízo a curto prazo.

Como exemplo, veja os valores a seguir:

  • Despesas fixas: R$ 400,00
  • Despesas variáveis: R$ 150,00
  • Salário: R$ 2.500,00
  • Lucro: 15%
  • Carga horária: 6h/dia
  • Palavras/dia: 3600

Para conseguir um salário de R$ 2.500,00 mais um lucro de 15% esse redator precisa cobrar cerca de R$ 0,04 por palavra, trabalhando apenas de segunda a sexta-feira.

Calcular o preço ideal do serviço se baseando apenas no que outros profissionais estão cobrando é inviável, pois o cenário onde o preço foi definido pode ser diferente do seu.

Por isso a minha recomendação é que você defina o seu preço com base na estrutura do seu negócio, nas suas necessidades. Só assim você conseguirá ter lucro de forma consistente e demonstrar mais credibilidade.

Aí você pode estar querendo me perguntar o seguinte: Jonathan, eu consigo escrever esse volume de palavras, mas não tenho demanda suficiente para alcançá-lo. Devo aumentar o preço então?

Aumentar o preço é uma opção, vai levar você ao resultado. Mas você consegue sustentar esse preço maior para o cliente não achar que você está cobrando muito caro? Como você justificaria esse preço?

Por isso, tão importante quanto o preço é o quanto você consegue agregar ao trabalho para que o contratante enxergue primeiro o valor envolvido para só depois olhar o preço.

Você pode achar R$ 0,04 um preço baixo, acreditar que merece mais. E eu também acredito que você mereça, assim como existem empresas no mercado que podem pagar mais.

Você pode cobrar mais, e eu quero te ajudar a conseguir isso

Meu objetivo é ajudar você a conquistar seu espaço no mercado, cobrando um preço justo, conseguindo os melhores clientes e fidelizando-os.

O assunto precificação envolve muitos detalhes, sem falar que existem diversas formas de precificar o serviço de redação e os fatores que determinam o preço precisam ser conhecidos e analisados com calma.

No começo da minha carreira eu tive problemas com a precificação, e não tinha nenhuma informação clara e direcionada para me ajudar. Aprendi levando prejuízo e hoje eu tenho um negócio que me dá lucro.

E-book Precificação para redatores e freelancers disponível na Amazon
Disponível na Amazon (Kindle Unlimited) e PDF

E para te ajudar eu documentei o meu método de precificação, com um passo a passo repleto de informações que vão te dar todo o suporte para precificar os serviços da forma como você achar mais adequada.

Você encontrará esse método no e-book Precificação para redatores e copywriter, disponível na Amazon (gratuito para assinantes do Kindle Unlimited) e em formato PDF.

E além do método de precificação, eu também dou uma série de dicas e informações para que você se torne um redator mais valorizado no mercado, podendo ganhar cada vez melhor.

Não perca tempo e garanta já o seu!

Compartilhe
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
7 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jonathan Lamim - Escritor e Ghostwriter

Quem é Jonathan Lamim?

Jonathan Lamim é graduado em Marketing Digital, graduando em Letras (Português/Espanhol) e pós-graduando em Literatura Contemporânea.

Apaixonado por livros, tecnologia e escrita, tem 19 anos de carreira navegando entre tecnologia. comunicação e ensino.

Livros

Leia também

Conheça a romantasia, o gênero literário que combina romance e fantasia e que está ganhando cada vez mais leitores ao redor do mundo.
Descubra o que fazer com seus textos para eles não pareçam gerados por IA, mesmo que você a tenha utilizado durante o processo criativo.
Conheça a ficção cristã, o gênero que está ganhando cada vez mais espaço no mercado editorial e na vida dos leitores, cristãos ou não.
Descubra como a literatura vai além de narrativas fictícias e nos oferece novas perspectivas para enfrentar os desafios da vida cotidiana.
Conheça as memórias póstumas de Brás Cubras e descubra como um defunto pode nos levar a reflexões sobre o que vivemos hoje.