Jonathan Lamim - Ghostwriter & Redator

3 pilares do conteúdo envolvente

Conheça os 3 pilares do conteúdo envolvente e descubra como criar conteúdos mais poderosos para transformar seu público em clientes fiéis.
3 pilares do conteúdo envolvente

O ser humano é atraído por histórias, e quanto mais você conseguir incorporá-las no seu conteúdo, mais chances de criar um conteúdo envolvente você terá.

Não importa se você está criando conteúdo para uma fábrica de panelas ou para um profissional de desenvolvimento humano, quanto mais envolvente for seu conteúdo, maior será o número de pessoas que estarão propensas a se juntar nessa jornada.

O que é um conteúdo envolvente

Um conteúdo envolvente é aquele capaz de atrair pessoas e fazê-las se juntar a você.

O envolvimento das pessoas, do seu público, é importante para o crescimento do seu negócio, pois além de mostrar que sua estratégia está funcionando, vai permitir que seu conteúdo chegue mais longe.

Com a popularização das redes sociais, a palavra envolvimento foi substituída por “engajamento”, que no fim quer dizer a mesma coisa.

Mas nem todo conteúdo é envolvente. E eu acredito que diariamente você veja conteúdos com pouco poder de atração e que não te inspiram nem um pouco a se envolver.

Para criar um conteúdo envolvente você vai precisar de uma boa estrutura que é composta por uma base sólida e 3 pilares.

E vou compartilhar isso com você a partir de agora.

A base sólida para um conteúdo envolvente

Para um conteúdo envolvente você precisa de uma base sólida e essa base é composta por:

Uma boa ideia

Ela é fundamental centro do conteúdo e de onde partirão todos os pontos da sua mensagem.

Ter ideias para conteúdo talvez seja o desafio da maioria das pessoas que precisam criar conteúdo. Se você também vive esse desafio, eu preparei um post para ajudar você a descobrir o que postar nas redes sociais quando estiver sem ideias.

…com um objetivo claro

Todo conteúdo precisa ter um objetivo, afinal de contas é ele que vai ajudar no direcionamento da mensagem, na forma como ela é construída e até mesmo na forma como será consumida pelo público.

Definida a ideia e o objetivo, você pode começar a construir seu conteúdo envolvente a partir dos três pilares a seguir.

1º Pilar: Fácil compreensão

A primeira coisa que seu conteúdo precisa ter para envolver o público é uma linguagem de fácil compreensão.

Crie o conteúdo com uma linguagem o mais próxima possível da que o seu público utiliza no dia a dia. Evite termos técnicos e palavras difíceis, que estão longe da realidade do público.

Palavras difíceis e termos técnicos não são sinônimos de autoridade e qualidade no conteúdo. É possível ter tudo isso escrevendo de uma forma simples, fácil de ser compreendida e envolvente.

2º Pilar: Crível e emocionante

Seja autêntico e sincero, isso fará com que as pessoas acreditem no que está dizendo já nos primeiros instantes.

Lembre-se que quanto maior o tamanho do que você promete, maior terá que ser a prova disso para o público, caso contrário ele não vai acreditar no que está dizendo.

Se você conseguir criar um conteúdo com informações que as pessoas acreditem, automaticamente você já está despertando emoções.

Mas sempre que possível, busque o toque de emoção no seu conteúdo. As histórias são um excelente meio para isso e podem ser incorporadas a qualquer tipo de conteúdo.

Outra forma de emocionar é utilizando depoimentos e histórias de pessoas que se envolveram de alguma forma com seu conteúdo e até mesmo seus produtos e serviços e tiveram algum tipo de transformação em suas vidas ou em seus negócios.

Elemento Surpresa - Conteúdo envolvente

3º Pilar: Elemento surpresa

E por fim, surpreenda o seu público!

Todo conteúdo envolvente que se preze possui um elemento surpresa que faz o público suspirar e sentir que cada segundo valeu a pena enquanto estava envolvido com o conteúdo.

Esse elemento surpresa pode ser uma reviravolta na história, uma dica extra que pode melhorar os resultados, um bônus.

Não existe fórmula mágica para o elemento surpresa, o que importa e faz a diferença é que ele emocione e gere algum tipo de benefício para público.

Se você estiver criando um conteúdo para uma página de vendas, esse elemento surpresa pode ser um bônus; se for um tutorial ele pode ser uma dica extra, se for uma página sobre determinado produto ou serviço você pode explorar um benefício inesperado e único.

Quanto mais envolvente for o seu conteúdo maior será o poder da conexão com o público, e é através dessa conexão que você vai transformar o público em clientes.

A internet está cheia de pessoas investindo todo o seu tempo na criação de conteúdo mais ou menos, que só tem com objetivo vender algo para o público sem saber ao menos se é aquilo mesmo que ele está precisando, e acaba criando conteúdo vazio, sem objetivo e sem valor real para o público.

Não faça parte desse grupo que vive na escravidão do conteúdo, gastando horas por dia em processos de criação que não geram resultados.

Crie conteúdos envolventes e autênticos que vão fazer com que você se destaque da concorrência e conquiste cada vez mais público e novos clientes.

Até o próximo artigo!

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