Jonathan Lamim - Ghostwriter & Redator

CONTEÚDO RELEVANTE: sua melhor ferramenta para vender mais

Descubra como utilizar a produção de conteúdo relevante para construir relacionamentos, ganhar confiança e aumentar as vendas para sua marca/produto.
CONTEÚDO RELEVANTE: sua melhor ferramenta para vender mais

Você já pensou na possibilidade de vender mais utilizando-se da produção e compartilhamento de conteúdo relevante para o seu público?

Pois é, não é uma possibilidade e sim uma realidade, e nos próximos parágrafos eu vou mostrar para você como transformar conteúdo relevante em uma máquina de vendas para o seu negócio.

Volume de uso das mídias sociais

Após realizar alguns estudos e pesquisas, separei números muito expressivos em relação ao uso de mídias sociais, e esses números reforçam cada vez mais a importância da presença digital para a melhoria do relacionamento com o cliente e das vendas.

Veja alguns números do Brasil:

  • 3,2 bilhões de pessoas usam pelo menos uma rede social (Emarsys, 2019)
  • 2:22 é o tempo médio gasto com o uso de redes sociais (GlobalWebIndex, 2019)
  • 73% das marcas e empresas entrevistadas afirmaram que as experiências com marketing nas redes sociais foram “positivas” ou “muito positivas” (Buffer, 2019)
  • 54% das pessoas usam as redes sociais para procurar produtos (GlobalWebIndex, 2019)
  • 71% dos clientes que tiveram uma boa experiência de compra nas redes sociais afirmaram que recomendariam a marca para seus amigos e familiares (Forbes, 2019)
  • 54% dos usuários de redes sociais acessar as plataformas via dispositivos móveis (Lyfemarketing, 2019)

Somente com esses números já é possível perceber o grande potencial que as mídias sociais possuem para o marketing, principalmente focado em conteúdo, já que as principais redes sociais do momento possuem um volume grande e variado de conteúdo na timeline dos usuários.

A relação dos usuários com o conteúdo

Seja qual for o segmento da empresa, ou o tipo de produto, sempre haverá conteúdo sobre ele sendo pesquisado pelas pessoas, e o ato de pesquisar é uma parte do processo de relacionamento entre o interessado e possível cliente com a marca ou produto.

Segundo ferramentas de monitoramento de palavras-chave do Google, existem uma média de 100 mil a 1 milhão de pesquisas mensais pelo termo “como fazer”. É um termo bem genérico e é muito utilizado pelas pessoas, já que hoje elas preferem realizar as tarefas do que contratar alguém para fazer.

Sendo o volume de pesquisa tão alto, fica muito fácil ter certeza de que as pessoas buscam cada vez mais por conteúdo para resolver problemas, e esses problemas podem variar como por exemplo: “como fazer um macarrão instantâneo”, “como fazer a limpeza de uma caixa de gordura”, “como fazer um blog”.

O conteúdo relevante como máquina de vendas

Já que as pessoas buscam por informações sobre marcas e produtos na internet, e que boa parte dessas buscas envolve respostas sobre como fazer alguma coisa, está criada a oportunidade para alcançar novos clientes através de solução de seus problemas de modo indireto através do marketing de conteúdo.

Vejamos alguns exemplos de como explorar o marketing de conteúdo para alguns segmentos do mercado:

Empresas do setor alimentício (fabricantes, mercados, produtores rurais, feirantes…)

O setor de alimentos tem diversas possibilidades de trabalhar o marketing de conteúdo para o desenvolvimento do negócio, isso porque é possível falar de diversos assuntos relacionados a alimentos, como por exemplo:

  • benefícios para a saúde
  • receitas
  • como armazenar de maneira correta

Só com esses 3 assuntos é possível produzir muito conteúdo, seja para um blog onde serão publicadas receitas ou para redes sociais, onde podem ser publicadas dicas de saúde, armazenamentos e etc.

Empresas do setor automotivo (montadoras, concessionárias, oficinas, lojas de peças, lojas de pneus…)

Só de ir à rua dá pra ver o tamanho da presença do setor automotivo no mercado, e essa presença gera diversas oportunidades a nível de produção de conteúdo para os usuários, usando blog e redes sociais, é possível produzir produzir e compartilhar conteúdo relevante para os usuários, como por exemplo:

  • dicas de conservação do veículo
  • dicas para conservação dos pneus
  • como conferir o nível de água e óleo
  • como identificar possíveis problemas através das luzes do painel

Existem diversos assuntos ligados a esse setor que podem ser utilizados para a produção de conteúdo, e que são muito relevantes para o público.

Se você começa a publicar conteúdo relacionado aos produtos que comercializa, as pessoas vão começar a criar uma relação com a marca/produto e essa relação vai gerar confiança que consequentemente gera receita, ou seja, venda.

Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita. – Andrew Davis

Quando as pessoas encontram na internet as respostas para os seus problemas, e essas respostas são realmente boas, o que elas fazem? COMPARTILHAM!

O ato de compartilhar é o giro da roda, o momento em que as pessoas começam a demonstrar confiança pela marca/produto, e então fazem questão de dizer para outras pessoas que vale a pena usar determinada marca/produto.

Quanto mais as pessoas gostarem e compartilharem o conteúdo produzido pela sua marca/produto, maior será o engajamento e isso vai aumentar cada vez mais o número de pessoas atingidas pelo conteúdo de qualidade que produziu, e por consequência passarão a dar atenção à marca/produto quando virem nas prateleiras ou mesmo na internet.

Mas não basta apenas produzir conteúdo, é preciso que esse conteúdo seja relevante para o público. Produzir por produzir e achar que vai dar resultado é engano.

Antes de iniciar o uso do marketing de conteúdo para o desenvolvimento do seu negócio faça uma pesquisa sobre o seu público para entender realmente o que eles procuram e o que sua marca/produto pode gerar de conteúdo relevante para eles. Só após fazer isso inicie o processo de planejamento de marketing de conteúdo para colocar as ações em prática.

O marketing de conteúdo se utilizado de forma correta, baseado em pesquisas e sendo monitorado e ajustado com frequência, é capaz de trazer grandes resultados e fazer com que o investimento em marketing seja reduzido mas as vendas continuem crescendo.

Se você gostou desse artigo não se esqueça de compartilhar com seus amigos, seja por email ou pelas redes sociais.

Grande abraço!

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