Jonathan Lamim - Ghostwriter & Redator

Ghostwriting: o que é, como ele te ajuda e como contratar

Tudo o que você precisa saber sobre ghostwriting, como ele ajuda você a construir mais autoridade na sua carreira e como contratar um bom profissional.
Ghostwriting: o que é, como ele te ajuda e como contratar

O Ghostwriting é uma prática muito comum no mercado editorial e que vem ganhando espaço no Brasil. Ela consiste na criação de livros, discursos, artigos e qualquer outro material em texto feito sob encomenda, onde quem escreve não leva o crédito pelo trabalho e está tudo certo.

Pode até parecer negativo o fato do ghostwriter, como é chamado esse profissional, não receber os créditos pelo trabalho, mas a ideia é realmente essa. Ele entrega toda sua experiência em escrita em prol do autor construir sua autoridade.

O que é ghostwriting

Ghostwriting – em português, escrita fantasma – é a atividade do escritor que faz um trabalho anônimo, sob encomenda, sem receber nenhum crédito pelo material criado.

Muitas editoras no Brasil possuem um time de ghostwriters que trabalham na criação de livros. Esses profissional tem como objetivo transformar as ideias do cliente segundo o ponto de vista dele, para que a obra tenha a cara do autor, inclusive o tom de voz.

Mas esse trabalho não se resume apenas a livros de ficção e não-ficção, também é possível encontrar profissionais que escrevem discursos, roteiros para vídeos, filmes, peças de teatro e um formato que tem se tornado muito comum em tempos de marketing digital: blog posts.

Muitas agências de marketing e até profissionais estão contratando o serviço de ghostwriting para darem conta da demanda de conteúdo de clientes e até mesmo a do próprio negócio.

Ghostwriting aplicado a livros

A forma mais comum no mundo inteiro, principalmente dentro das editoras. O profissional contratado para escrever o livro fará um mergulho dentro do tema e da vida do autor, daquele que detém o conhecimento ou mensagem a ser transmitida.

Ele organiza as informações obtidas através de entrevistas e outros formatos disponibilizados pelo autor ou pela editora e estrutura o texto com a visão e a linguagem do autor.

No Brasil temos grandes escritores e escritoras que assinaram obras incríveis de mas que também trabalharam como ghostwriters:

  • Clarice Lispector
  • Fernando Sabino
  • Autran Dourado (que foi ghostwriter do ex-presidente Juscelino Kubitschek)

Ghoswriting aplicado a blog posts e outras áreas

Também é possível encontrar trabalhos feitos por ghoswriters em blog posts, discursos, roteiros de vídeos e filmes, cartas de venda, posts em redes sociais, músicas, encíclicas papais e muitos outros tipos de material.

Muitas empresas de publicidade e blogs de notícias e fofocas usam o ghostwriting para conseguirem conteúdos atualizados, as famosas “pautas quentes”.

Na música um exemplo muito famoso de ghostwriting é o de Mozart, que era contratado para escrever músicas para seus clientes ricos.

Como esses textos são menos densos o tempo de produção é menor, permitindo assim uma produção quase que em escala, mas sem perder a qualidade e o objetivo.

Como o ghostwriter te ajuda

Se você tem uma história pra contar ou conhecimento para compartilhar mas não gosta de escrever ou apenas não se sente apto para transformar isso em texto capaz de ser compreendido e aproveitado pelas pessoas, e quer publicar um livro ou começar um blog, o ghostwriter é o profissional ideal pra você.

Um ghostwriter de qualidade será capaz de transformar sua história ou conhecimento em texto, mantendo sua essência, seu tom de voz e o melhor de tudo, usando toda a técnica necessária para um resultado final de qualidade e que alcance o objetivo proposto.

Outro aspecto em que um ghostwriter ajuda muito é na questão do tempo. Você não vai precisar parar pra escrever, apenas vai enviar as informações necessárias e ele cuidará de transformar em conteúdo, seja para blog post, redes sociais ou livro. Em casos como o da escrita de blog posts e textos para redes sociais, alguns ghostwriters fazem inclusive a publicação.

Como contratar os serviços de ghostwriting

Como a prática do ghostwriting exige que o escritor não se revele, acaba sendo um pouco complicado encontrar ghostwriters apenas pesquisando no Google.

Mas na hora de contratar um ghostwriter, seja pra escrever um livro, blog posts, músicas ou qualquer outro tipo de conteúdo, siga as dicas abaixo para não entrar em uma canoa furada.

  • Contrato: não abra mão de um contrato com as cláusulas bem claras, principalmente sobre o sigilo do serviço, o tamanho do material, o prazo e a forma de pagamento. Profissionais sérios não abrem mão do contrato e gostam de explicá-lo muito bem antes de assinar.
  • Atenção aos números: o trabalho de escrita demanda tempo, então fique atento a profissionais que dizem ter escritos mil, dois mil livros, afinal, um livro não é escrito em 10 ou 15 dias (salvo exceções raras). No caso de blog posts, conteúdo pra redes sociais e outros tipos de conteúdo, o tempo pra produção é menor, então até pode fazer sentido um volume elevado de trabalhos executados.
  • Perfil: um bom ghostwriter vai falar menos de si e ouvir mais de você, além de fazer anotações e gravar entrevistas e conversas para usar o conteúdo na hora em que estiver escrevendo. Desconfie de profissionais que dizem que não precisam de entrevista ou de mais informações ao longo do processo.
  • Experiência: veja se o profissional tem experiência com escrita. Por ser um ghostwriter, ele não poderá colocar todo o seu trabalho no portfólio, mas sempre terá algo público para que você possa conhecer o trabalho dele.

Seguindo essas dicas as chances de você contratar um ghostwriter de qualidade só aumentam. Agora, se você já tomou a decisão de contratar um ghostwriter para te ajudar na criação de conteúdo ou na escrita de um livro, ter as informações a seguir em mãos vai ajudar ainda mais.

  • O tipo de projeto que precisa (livro, blog post, post para redes sociais, música, roteiro para vídeo, carta de venda etc)
  • O motivo pelo qual quer criar esse conteúdo
  • Perguntas e dúvidas sobre a criação do conteúdo

Com todas essas informações, contratar o trabalho de ghostwriting de um profissional de qualidade não será complicado e como meu objetivo aqui é compartilhar conhecimento, me coloco á disposição para te ajudar a levar seu conhecimento e sua história para mais pessoas.

Entre em contato comigo para conversarmos mais sobre o seu projeto e como eu posso te ajudar.

E para conhecer um pouco mais do meu trabalho você pode acessar meu portfólio de textos, com alguns dos mais de 1000 artigos escritos ao longo da carreira.

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