Todos os livros que você verá a seguir influenciaram diretamente minha forma de criar conteúdo e podem influenciar a sua também.
Criar conteúdo não é só pegar uma ideia, encontrar uma imagem que a ilustre, escrever algumas linhas (ou pedir que uma AI crie) e postar. É um processo que precisa ser lapidado e influenciado por fontes confiáveis.
Esses livros que compartilho a seguir possuem assuntos variados e cada um teve importância ímpar tanto no meu processo de criação quanto na minha forma de pensar e enxergar as mais diversas situações do dia a dia.
As armas da persuasão
Mudou a forma como eu influenciava o público enquanto consumia o conteúdo, e me fez compreender de maneira mais profunda que a influência pode ser utilizada para inspirar, transformar e conectar as pessoas e não apenas para vender produtos e serviços.
O herói e o fora-da-lei
Mudou a forma como eu planejava e criava conteúdo, me permitindo usar uma linguagem escrita e visual alinhada com os arquétipos da minha marca e com o objetivo do conteúdo de forma mais clara e fácil de ser compreendida.
Storybrand
Mudou a forma como eu estruturava os conteúdos voltados para apresentação da marca, produtos e serviços em todos os canais digitais, criando um padrão e fortalecendo a identidade nos textos utilizados.
Copywriting
Mudou a forma como eu vendia meus produtos e serviços através da internet, tanto nos conteúdos com objetivo específico de venda quanto no famoso “vender sem vender” que é utilizado nos conteúdos com outros objetivos.
O mensageiro milionário
Mudou a forma como eu fortalecia o meu propósito e deixava ele cada vez mais claro na minha comunicação, e indiretamente contribui com o posicionamento e definição de estratégias para o meu negócio como um todo.
Como encontrar seu estilo de escrever
Mudou a minha forma de escrever, fortaleceu meu estilo de escrita e permitiu imprimir minha identidade nos textos, tornando-os mais autênticos.
A arte de escrever para a web
Mudou a forma como eu planejava e criava meus conteúdos, trazendo clareza e ensinamentos poderosos que pude utilizar como inspiração para criar muitos conteúdos e desenvolver técnicas e métodos de criação de conteúdo para canais digitais.
Roube como um artista
Mudou a forma como eu fazia meu brainstorming e organizava minhas ideias de conteúdo, além de ter contribuído muito para a criação de conteúdo autêntico.
A leitura no meu dia a dia
No meu dia a dia a leitura desempenha um papel muito relevante, pois além de ampliar meu conhecimento e meu vocabulário, ainda é uma grande fonte de ideias para meus conteúdos
Às vezes a leitura mais improvável é capaz de gerar transformações nunca imaginadas. E para concluir quero deixar uma frase de Francis Bacon que fala muito alto sobre a criação de conteúdo:
“A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.”
Espero que algum desses livros possa te ajudar de alguma forma na criação de conteúdo. E se você já leu algum desses ou tem uma recomendação de livro, compartilhe nos comentários.