Como fazer com que seu texto não pareça gerado por IA

Como fazer com que seu texto não pareça gerado por IA

Se você é um escritor ou profissional de marketing digital, é provável que já tenha se deparado com o aviso: “Padrão de escrita semelhante a texto gerado por IA”.

Esse alerta surge quando ferramentas de análise detectam características típicas de textos automatizados, como uma estrutura genérica, ausência de emoção e repetição excessiva. Esses elementos podem fazer com que seu conteúdo seja percebido como pouco autêntico e de baixa qualidade.

Neste artigo, vou te dar dicas práticas para tornar seu conteúdo mais envolvente e evitar que ele seja confundido com algo gerado por IA. Você aprenderá como ser mais específico, emocional e autêntico na escrita, sem a necessidade de abandonar a Inteligência Artificial.

O que é um “padrão de escrita semelhante a texto gerado por IA”?

Ferramentas de análise de texto utilizam inteligência artificial para identificar padrões característicos de conteúdos gerados automaticamente, como frases desprovidas de nuances emocionais, um desenvolvimento linear que parece mecânico e a ausência de experiências pessoais.

Esses elementos tornam o conteúdo distante do público e monótono. E, surpreenda-se, mas a solução para isso não está na IA. Por mais que você dê as instruções, forneça as opiniões a serem inseridas no texto, ela não vai conseguir dar o verdadeiro tom humano ao texto final.

É por isso que eu defendo o uso da IA como auxiliar no processo de escrita, e sugiro o seu uso nas etapas de ideação, rascunho e revisões. Na hora de construir o texto e organizar as informações, a mente humana é muito mais eficiente e menos linear que a IA.

O que fazer para seu texto não ficar com cara de IA

Depois que você gerar o rascunho do seu texto em sua IA de preferência, execute as orientações que compartilho a seguir e, acima de tudo, respeite os seus sentimentos e emoções em relação ao texto e ao que ele necessita para atender às necessidades do público.

Seja específico e evite generalidades

Textos gerados por IA tendem a ser vagos e pouco informativos, usando frases genéricas que não agregam valor ao texto e para o público. Um exemplo típico é: “Neste artigo, vamos explorar alguns conceitos importantes”. Essa introdução não cria uma expectativa clara sobre o que o leitor encontrará no restante do texto e não estabelece uma conexão significativa.

Para evitar isso, seja específico desde o início. Dê ao leitor uma visão clara do que esperar. Se o tema for SEO, por exemplo, você pode começar assim: “Vamos desvendar as melhores práticas de SEO para tornar seu conteúdo mais autêntico e melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca.”

Ser direto e, ao mesmo tempo, detalhado, diferencia seu texto de conteúdos genéricos e atrai mais o leitor, aumentando as chances de engajamento.

Além de melhorar a experiência do leitor, introduções específicas tornam o texto mais envolvente e interessante. Elas também ajudam no SEO, pois quando você usa palavras-chave relevantes de maneira natural e clara, facilita que o seu conteúdo seja encontrado pelo público certo.

Portanto, evitar generalidades, além de enriquecer a leitura, também contribui com a otimização para mecanismos de busca.

Adicione emoção e um toque pessoal

Quando um texto é gerado por IA ele tende a estar na linha da neutralidade, sem qualquer demonstração de emoção ou opinião, o que os torna artificiais (como a inteligência por trás dele) e pouco atrativos.

Não tenha medo de adicionar um toque pessoal ao texto. Ele é um diferencial que ajuda a estabelecer credibilidade e construir confiança, criando uma conexão mais próxima com o leitor.

Por exemplo, se estiver escrevendo sobre marketing digital, compartilhe desafios que você enfrentou ou lições valiosas que aprendeu ao longo do caminho. Isso dá um toque humanizado ao texto, além de demonstrar autoridade sobre o assunto, agregando valor ao leitor e deixando clara a expertise do autor.

Se estiver escrevendo sobre saúde e bem-estar, você pode mencionar hábitos que incorporou e os resultados que obteve. Para conteúdos sobre educação, compartilhe histórias sobre dificuldades que teve ao aprender algo e como superou esses obstáculos.

Esses exemplos práticos ajudam o leitor a visualizar como aplicar o toque pessoal em diferentes contextos, tornando o conteúdo mais autêntico e envolvente.

  • Neutro: “Existem várias abordagens para marketing digital.”
  • Com emoção: “Depois de anos trabalhando com marketing digital, percebi que entender a psicologia do cliente é a chave para campanhas realmente eficazes.”

Essa conexão emocional pode ser o fator que leva o leitor a continuar até o final do texto, além de gerar interações como comentários e compartilhamentos. Ao compartilhar suas emoções e experiências, você cria uma narrativa que atrai e envolve o leitor.

Use uma linguagem natural e reduza repetições

Textos automatizados geralmente são formais e repetitivos, o que torna a leitura monótona e distancia o leitor do texto, e, consequentemente, do autor. Para engajar o leitor, utilize uma linguagem mais próxima da conversa, como se estivesse falando diretamente com ele.

Escrever de maneira natural envolve evitar o uso excessivo de jargões e ser direto e claro na comunicação. Imagine que você está explicando o assunto para um amigo: essa abordagem torna a leitura mais acessível e acolhedora.

Por isso é importante ter uma definição bem clara do tom de voz e estilo a ser aplicado ao texto, pois ajudará a torná-lo natural e cria um padrão que permite o leitor identificar o autor mesmo sem a sua assinatura no texto.

  • Formal: “A seleção de palavras-chave é um passo essencial para o sucesso no SEO. Palavras-chave adequadas são cruciais para o SEO.”
  • Natural: “Escolher as palavras-chave certas faz toda a diferença no SEO. Elas ajudam seu conteúdo a se destacar nos resultados de busca.”

Outra estratégia importante é evitar a repetição desnecessária de termos. Repetições excessivas podem dar a impressão de que o texto é redundante ou foi gerado automaticamente. Para resolver isso utilize sinônimos ou reformule as frases para tornar a leitura mais dinâmica e envolvente.

Ferramentas de parafraseamento, como Grammarly, QuillBot, dicionários de sinônimos ou softwares especializados, podem ser úteis para variar o vocabulário e evitar repetições.

Mas, para além das ferramentas que você pode usar no computador, tem uma outra capaz de ajudar muito no desenvolvimento da linguagem natural, de um vocabulário rico, além de melhorar a criatividade e ampliar o poder de raciocínio e pensamento: a leitura.

Varie a estrutura do texto

Textos artificiais muitas vezes seguem uma estrutura previsível e linear, o que pode parecer tedioso para o leitor. A monotonia estrutural é um problema que faz com que o leitor perca rapidamente o interesse.

  • Estrutura linear: “SEO é importante para o tráfego. SEO também melhora a visibilidade.”
  • Estrutura variada: “Já parou para pensar em como o SEO impacta o tráfego orgânico dos sites? Ele não só aumenta a visibilidade, mas também atrai o público certo para eles.”

Para tornar seu texto mais interessante:

  • varie a organização das ideias
  • use analogias, perguntas retóricas e interjeições
  • incorpore elementos visuais, como listas numeradas ou marcadas, e blocos de citação

As perguntas retóricas estimulam a reflexão do leitor, tornando o conteúdo mais interativo, e os demais elementos quebram a linearidade do texto e facilitam a leitura.

Conte histórias e dê exemplos práticos

Textos automatizados são frequentemente genéricos e teóricos, impactando diretamente na autenticidade do conteúdo e comprometendo a credibilidade do autor. Para trazer mais autenticidade, inclua histórias, anedotas ou exemplos práticos ao longo do texto. Esses elementos mostram que o conteúdo foi escrito por alguém que tem experiência no assunto e entende as nuances da prática.

  • Teórico: “É importante entender o público-alvo.”
  • Prático: “Quando trabalhei em uma campanha para uma pequena marca de roupas, perceber que nosso público valorizava a sustentabilidade foi fundamental para ajustar nossa comunicação.”

Contar histórias é uma excelente forma de transmitir conceitos complexos de maneira simples e memorável. Ao incluir exemplos práticos, o leitor consegue visualizar o contexto, o que facilita a compreensão e torna o conteúdo mais interessante.

Varie a sintaxe

Com a automatização dos texto, muitas vezes nos sentimos lendo a mesma coisa, e isso se dá pelo fato de as IAs manterem a mesma estrutura de frases repetidamente, o que torna a leitura previsível e cansativa. Alternar entre frases curtas e longas cria um ritmo mais dinâmico e torna o texto mais agradável.

  • Sintaxe repetitiva: “Escolher palavras-chave é essencial. Usar essas palavras corretamente é importante.”
  • Sintaxe variada: “A escolha das palavras-chave é importante, mas saber usá-las bem pode ser o verdadeiro diferencial.”

Frases curtas podem ser usadas para enfatizar pontos importantes, enquanto frases mais longas fornecem detalhes e profundidade. Esse jogo de ritmos cria uma experiência de leitura mais rica e mantém o leitor interessado no conteúdo.

Por isso, combinar frases curtas e longas em um mesmo parágrafo (desde que estejam falando do mesmo assunto) ou em parágrafos diferentes pode ser o diferencial entre o leitor seguir até o fim ou desistir da leitura após 3 ou 4 parágrafos mal estruturados.

Aprofunde-se no tema

Textos gerados por IA tendem a ser superficiais, apresentando apenas informações básicas, isso quando não apresentam informações falsas (parcial ou completamente).

Para criar um conteúdo realmente valioso, vá além do óbvio e traga análises aprofundadas que estejam diretamente ligadas ao interesse e à intenção de busca do leitor.

  • Objetivo: “SEO é importante para sites.”
  • Profundo: “Embora o SEO seja importante, é essencial equilibrar essa técnica com uma boa experiência do usuário. Afinal, de que adianta atrair visitantes que não se sentem confortáveis navegando pelo site?”

Explorar múltiplos aspectos do tema e desafiar o leitor a pensar criticamente demonstra que você possui um conhecimento profundo e está comprometido em entregar valor, tornando o conteúdo mais sofisticado e atrativo para um público exigente.

Escrever de forma humanizada é fundamental para que seu conteúdo se destaque e não seja confundido com textos gerados por IA. Ao adotar um estilo mais autêntico, com toque emocional, você cria uma conexão genuína com seus leitores e agrega mais valor ao conteúdo.

Cada uma dessas dicas que dei aqui pode fazer uma diferença significativa na percepção que o público tem do seu conteúdo e de você. Seja específico, traga emoção e varie a estrutura para transformar seus textos em algo único e memorável. Com dedicação, você se tornará uma referência confiável no seu mercado.

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Jonathan Lamim - Escritor e Ghostwriter

Quem é Jonathan Lamim?

Jonathan Lamim é graduado em Marketing Digital, graduando em Letras (Português/Espanhol) e pós-graduando em Literatura Contemporânea.

Apaixonado por livros, tecnologia e escrita, tem 19 anos de carreira navegando entre tecnologia. comunicação e ensino.

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