Sabemos que tudo o que é feito online pode ser medido e calculado, possibilitando comprovações baseadas no retorno de cada iniciativa.
Para medir os resultados no marketing de conteúdo utilizamos os KPIs (Key Perfomance Indicators ou Indicadores-chave de Performance).
Os KPIs avaliam as etapas da estratégia ajudando a entender o que funciona e o que não funciona.
Nesse artigo vou mostrar a você alguns dos KPIs mais comuns para conteúdo e conversão e também algumas fórmulas para calcular os KPIs.
KPIs de Conteúdo
- Visitas no site
- Tempo médio de visita
- Taxa de rejeição
- Conteúdos mais vistos
- Número de comentários por publicação
- Origem do tráfego
- Custo por visita
- Custo por clique
- Curtidas, compartilhamentos, menções
- Links externos
KPIs de Conversão
- Número de leads
- Leads por canal
- Taxa de conversão
- Custo por lead
- Leads por venda
- Custo por venda
- Custo de Aquisição do cliente
- Fórmulas para calcular KPIs
Utilizar os KPIs e manter os cálculos atualizados é muito importante, pois será bem mais fácil monitorar o andamento das ações e identificar os pontos que precisam ser melhorados.
Além disso você terá mais controle e eficiência durante o processo de aquisição de leads, tornando sua estratégia cada dia melhor.
A lista abaixo apresenta os 4 KPIs que você não pode deixar de monitorar:
- Custo por Clique
- Custo por Venda
- Custo por Lead
- Leads por Venda
Agora que você já viu quais são os principais KPIs é hora de aprender a calculá-los, e para ajudar vou utilizar um cenário fictício para que você possa interpretar de modo mais claro as fórmulas.
A empresa X decidiu investir em marketing de conteúdo e para isso disponibilizou R$ 1.000,00 para executar uma campanha de Google Adwords para o mês de maio. No valor investido já estão inclusos todos os custos, desde o valor a ser utilizado no Google Adwords quanto com pessoal, softwares e demais necessidades para a execução da campanha.
No Google Adwords foi definido que o valor utilizado na campanha seria o equivalente para trazer 800 acessos ao site, ou seja, 800 cliques no anúncio.
Durante o período em que o anúncio foi veiculado a empresa X obteve 250 leads e efetuou 40 vendas, que juntas totalizaram R$ 12.000,00.
Com base nas informações acima veja como são calculados os principais KPIs.
Taxa de Conversão de Leads
volume total de leads / total de visitas ao site
250 / 800
Taxa de Conversão de Leads é de 0,31.
Taxa de Conversão de Vendas
volume total de vendas / total de visitas ao site
40 / 800
Taxa de Conversão de Vendas é de 0,05.
Ticket Médio
receita total / número total de vendas
12.000,00 / 40
Ticket Médio é de R$ 300,00.
Custo por Clique ou CPC
valor investido / quantidade de cliques
1.000 / 800
Custo por Clique é de R$ 1,25.
Custo por Lead
valor investido / total de leads obtidos
1.000 / 250
Custo por Lead é de R$ 4,00.
Leads por Venda
total de leads / total de vendas
250 / 40
Leads por Venda é 6,25.
Custo por Venda
custo por lead * leads por venda
4,00 * 6,25
Custo por Venda é de R$ 25,00.
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