3 dicas de como produzir o conteúdo ideal para o seu público

3 dicas para produzir o conteúdo ideal para o seu público

Produzir conteúdo não é só abrir um editor de textos e ir escrevendo, é conhecer o seu público, suas necessidades e problemas e produzir algo que seja relevante e interessante. Nesse artigo vou dar 3 dicas para que você possa produzir o conteúdo ideal para o seu público e aumentar suas chances de obter resultados positivos investindo bem menos.

1. Descubra o que o seu público quer saber

A primeira coisa que geralmente se pensa na hora de produzir conteúdo é:

O que seria interessante para meu público?

Mas nesse caso a resposta vem de você mesmo, o que você tem em mente que o público acha interessante.

O correto é você conversar com o público ou então ver o que esse público está falando pela internet. Um bom exemplo disso é procurar por comentários em posts nas redes sociais, youtube, blogs e outros canais onde o seu público está, e então começar a buscar as dúvidas do seu público, os conteúdos em que ele mais interage, o que ele tem falado.

O conteúdo mais importante e que vai te trazer mais resultados é aquele que responde às dúvidas e questionamentos do público. Que o torna mais educado em relação ao assunto, produto ou serviço.

2. Ajude o seu público a entender qual o problema ele tem antes de dar a solução

Na maioria das vezes as pessoas não sabem que têm um problema até que alguém o apresente de maneira clara. A partir de então elas começam a entender que o problema é maior do que elas pensavam, ou até mesmo menor.

Ao ajudar o público a entender melhor qual problema ele tem e o nível desse problema você está mostrando que entende a sua dor, e por ter esse entendimento pode ajudá-lo a resolver o problema e acabar de vez com a dor que o incomoda.

Depois que você conseguir esclarecer melhor o problema junto do seu público, é a hora de começar a falar sobre a solução, e nesse momento o público terá uma maior confiança em você, pois esteve presente desde o momento em que ele encontrou um problema.

3. Seja simples ao escrever para que o maior número de pessoas possa compreender o conteúdo

Sabemos que algumas pessoas possuem mais facilidade do que outras para ler e interpretar o que estão lendo, e isso é um ponto muito importante ao se produzir conteúdo.

Quando você não sabe exatamente qual o perfil do seu público, ou seja, não definiu ainda as personas, o melhor que você tem a fazer é escrever de forma simples para que todos, ou pelo menos a maior parte, possa compreender o que está lendo.

Escrever de forma simples não é escrever pouco, mas utilizar palavras mais comuns, um vocabulário mais cotidiano. Não precisa ser tão informal, mas formalidade demais pode atrapalhar.

Use a linguagem do seu público, evite gírias, faça com que ele se sinta à vontade enquanto faz a leitura e dê a ele aquilo que o título do texto propõe. É muito frustrante para o leitor ter o interesse despertado para a leitura por causa de um título e ao começar a ler ele percebe que o texto não condiz com o título apresentado.

Sofisticação é bonito, palavras difíceis podem demonstrar muito conhecimento, mas nessa hora o que importa mesmo é o que o público vai achar do conteúdo, o quanto esse conteúdo será útil, e principalmente, o quanto de resultados esse conteúdo vai trazer.

Um conteúdo bem produzido, que atenda às necessidades do público pode trazer resultados como:

  • engajamento
  • divulgação da marca/produto por parte dos leitores ao compartilharem o conteúdo
  • melhoria na autoridade da marca no mercado
  • vendas

Hoje as pessoas não compram mais sem antes pesquisar pela marca e/ou produto na internet. Ao pesquisar se elas encontrarem o seu conteúdo e ele for esclarecedor para elas, com certeza suas chances de conquistar essas pessoas aumenta e com isso a chance de efetuar alguma venda.

Pense no conteúdo como uma ferramenta para educar as pessoas, como uma etapa do processo de decisão de compra, e assim você aumentará as suas chances de conquistar novos clientes.

Não deixe de compartilhar esse texto que acabou de ler com seus amigos, pois se ele foi importante pra você com certeza será para eles.

Compartilhe
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jonathan Lamim - Escritor e Ghostwriter

Quem é Jonathan Lamim?

Jonathan Lamim é graduado em Marketing Digital, graduando em Letras (Português/Espanhol) e pós-graduando em Literatura Contemporânea.

Apaixonado por livros, tecnologia e escrita, tem 19 anos de carreira navegando entre tecnologia. comunicação e ensino.

Livros

Leia também

Conheça a ficção cristã, o gênero que está ganhando cada vez mais espaço no mercado editorial e na vida dos leitores, cristãos ou não.
Descubra como a literatura vai além de narrativas fictícias e nos oferece novas perspectivas para enfrentar os desafios da vida cotidiana.
Conheça as memórias póstumas de Brás Cubras e descubra como um defunto pode nos levar a reflexões sobre o que vivemos hoje.
Em A Estepe, Anton Tchêkhov nos conduz por uma jornada lenta e contemplativa através das vastas planícies russas, acompanhando o jovem Egoruchka em uma travessia tanto física quanto emocional.
Uma caixinha de música, uma bailarina e um desejo simples se entrelaçam em uma narrativa que nos faz refletir sobre o que realmente significa ser livre.
Em uma floresta mágica, onde os tesouros estão escondidos e as amizades são inquebráveis, Tomas e Nina nos ensinam o verdadeiro significado da generosidade.