O conteúdo está por toda parte transmitindo mensagens de forma clara, subliminar ou oculta aos olhos.
Um outdoor, um patrocinado no meio do feed nas redes sociais, uma propaganda na TV ou interrompendo um vídeo no YouTube. Isso também é conteúdo e está falando sobre uma marca.
Então se você cria conteúdo, independente do formato, ele está falando de você e da sua marca.
Mas, o que é conteúdo?
Conteúdo é tudo aquilo que pode ser emitido. Uma opinião, um conhecimento, uma informação, uma ideia, enfim, se você pode emitir e expressar algo, isso é conteúdo.
A partir daí nascem os mais variados tipos e formatos de conteúdo que preenchem o nosso dia a dia com entretenimento, informação – e desinformação também, vide as fake news – e ajuda.
E onde ele está?
Esse conteúdo está presente em tudo ao nosso redor. Nas placas de trânsito e nos outdoors temos um conteúdo informativo, nos livros temos conteúdo de entretenimento e de conhecimento, mas é na internet que encontramos a quantidade mais vasta de conteúdo.
Ao fazer uma pesquisa no Google por “bolo chocolate” você vai encontrar muito mais do que receitas – que são conteúdos de conhecimento. Você encontrará conteúdos informativos sobre o tema, ideias, produtos relacionados e muito mais.
Chegamos a um momento onde o conteúdo está em todo lugar, não temos mais como nos desviar dele. E ele passou a exercer grande influência nas nossas vidas.
E essa influência que o conteúdo tem sobre nós se dá por conta de tudo o que ele é capaz de expressar.
O que ele expressa?
O conteúdo é capaz de expressar valores, sentimentos, emoções, desejos, ideias, conhecimento, pontos de vista e muitas outras coisas.
Tudo o que o conteúdo é capaz de expressar está ligado ao seu criador e ao objetivo que esse conteúdo possui.
Quando você tem clareza do que você – ou sua marca – representa, quais são os valores, o propósito, os sentimentos e emoções que quer gerar no público, fica muito mais fácil alcançar resultados positivos através do conteúdo criado e publicado na internet.
Mas é preciso tomar cuidado no processo de criação de conteúdo, principalmente na hora de expressar o que deseja através do conteúdo, pois isso pode fazer do conteúdo…
O herói ou o vilão
Seja em um conteúdo pessoal ou no conteúdo da sua marca, ter cuidado na hora de expressar a mensagem desejada é fundamental para que seu conteúdo atue como ajudador no processo seu processo de crescimento e do seu negócio.
O conteúdo herói é aquele que ajuda seu público a resolver algum tipo de problema, amenizar uma dor, alcançar algum sonho ou resultado desejado. É o conteúdo que conecta seu público com você através de laços fortes.
Já o conteúdo vilão é aquele que afasta seu público, que faz com que ele não acredite nem confie em você, que ao invés de aproximar distancia cada vez mais.
Para que o conteúdo criado ajude seu negócio a crescer, ele precisa ser um conteúdo herói, capaz de conectar você e o público, e mais importante que isso, ele precisa ser útil.
Como criar conteúdo que conecta
Para que o seu conteúdo seja capaz de gerar conexão com o público, você precisa pensar em dois aspectos fundamentais do conteúdo herói: inspirar e transformar.
Se você olhar para os heróis das histórias em quadrinho e do cinema, encontrará esses dois aspectos. Eles começam como uma inspiração para alguém ou para uma cidade inteira, e depois o processo de transformação começa, partindo do herói e seguindo por cada um que foi inspirado.
Vou me usar como exemplo:
Começo criando conteúdo para inspirar o público a criar conteúdo autêntico, e quando a inspiração começa a acontecer esse público começa a criar conteúdos cada vez mais autênticos a partir do que eu compartilho.
Não existe transformação através do conteúdo sem antes ter inspiração.
A inspiração gera confiança, e a confiança alimenta a vontade de fazer o que está sendo sugerido para então alcançar a transformação.
Isso vêm através de um conteúdo que imprime os valores, a essência, o seu propósito, a sua verdade.
Por mais simples que o conteúdo seja, se ele for capaz de inspirar e transformar, a conexão se tornará inevitável entre você e o público.
Se hoje o seu conteúdo não está gerando conexão, engajamento e resultados – na real, vendas – então o problema pode ser que ele esteja transmitindo uma mensagem que vai para o lado oposto que o seu público está indo.
Mudar isso é possível, assim como criar conteúdo relevante, autêntico, de valor, capaz de inspirar, transformar e conectar é possível para qualquer pessoa que realmente queira.
E o melhor conteúdo para isso é aquele que…
- tem um objetivo
- é útil para o público
- é autêntico
- ajuda o público a resolver um problema
- é verdadeiro
- é fácil de ser compreendido
- é humanizado
Poderia escrever centenas de linhas com características do conteúdo que conecta, mas vou focar apenas nessas sete.
Todo conteúdo precisa ter um objetivo, caso contrário, você corre o risco de criar um conteúdo vazio e que não possui nenhuma utilidade real para o público.
O conteúdo autêntico é uma das características mais importantes do conteúdo que conecta, pois as pessoas se conectam com outras através das suas compatibilidades de pensamento, objetivo, como eu ouvi muito dos meus avós “o santo cruza”. E o conteúdo autêntico traz consigo a verdade, que é importante para gerar confiança.
Se o conteúdo não ajudar o público a resolver algum tipo de problema, pra que criá-lo?
Você pode até dizer que um conteúdo informativo, como uma notícia por exemplo, não ajuda a resolver um problema. Na verdade uma notícia pode ajudar a resolver vários problemas. O primeiro deles é a falta de informação, que muitas vezes faz as pessoas cometerem erros que custam caro. E depois esse conteúdo informativo pode acabar sendo útil para pessoa tomar decisões, analisar situações e várias outras coisas que vão da interpretação de quem está consumindo o conteúdo.
E por fim o conteúdo humanizado, que é muito mais do que “aparecer no seu conteúdo através de fotos ou vídeos”. É escrever de forma fácil, clara, é criar o conteúdo pensando que do outro lado tem uma pessoa e não uma máquina consumindo.
A verdade é que independente de todas essas coisas, o melhor conteúdo para você se conectar com o público está dentro de você.
Os seus valores, sentimentos, emoções, desejos, ideias, conhecimento, pontos de vista e muitas outras coisas são muito importantes no processo de criação de conteúdo, e são fatores que fazem toda a diferença entre um conteúdo que conecta e um conteúdo que afasta.
Espero que depois de ler esse artigo você possa criar conteúdos ainda melhores, mais autênticos e que gerem cada vez mais conexão entre você e seu público.