7 dicas para um texto atraente e cativante

7 Dicas para um texto persuasivo

Um texto atraente e cativante é aquele capaz de fazer com que o leitor acredite que a sua opinião é a melhor em que ele pode acreditar. Para que essa conexão aconteça você precisa utilizar argumentos sólidos e ser verdadeiro ao escrever o texto. Mas não é só isso, tem algumas outras ações que se aplicadas podem aumentar ainda mais o poder do seu texto.

Escrever algo e publicar na internet hoje é muito fácil. Qualquer pessoa é capaz de escrever alguns parágrafos contando uma história, relatando experiências ou até mesmo ensinando como fazer uma receita de bolo de chocolate (eu gosto de bolo de chocolate, e você?).

A internet está cheia de textos, de todo tipo e tamanho, para os mais variados públicos, e todos os seus autores estão em busca de um lugar ao sol, ou melhor, um lugar nas primeiras páginas dos resultados de busca. Atingir esse objetivo só será possível se o conteúdo estiver bem estruturado e for, acima de tudo, relevante.

A seguir vou compartilhar com você 7 dicas que eu aplico em meus textos para que eles envolvam o leitor e conduzam a uma leitura completa do conteúdo.

Escreva sobre algo em que acredite

Para fazer com que o leitor acredite que a sua opinião é a melhor, é necessário que você acredite primeiro no que está escrevendo. Se você não acredita no que escreve, como será convincente a ponto de outras pessoas acreditarem?

Quando você acredita naquilo que escreve é capaz de demonstrar, de maneira muito clara, a sua opinião e sentimento sobre o assunto e assim aumentar as chances de que o leitor acredite tanto quanto você.

Veja alguns pontos que podem melhorar no seu texto quando você acredita de verdade no que está escrevendo:

  • fluidez
  • clareza de opiniões
  • naturalidade

Ao escrever sobre o que acredita, lembre-se de que o principal interessado nesse conteúdo é o leitor, é ele quem irá decidir se o seu texto é bom ou ruim, se tem relevância ou não.

Assim como o assunto que você escreve atendeu em algum momento aos seus desejos e necessidades, e isso foi possível porque alguém acreditou e escreveu sobre o assunto, busque ao longo do texto pensar nos possíveis desejos e necessidades do seu leitor – que é a próxima dica – afinal de contas, o texto é pra ele e não para você.

Ao escrever, pense nas necessidades e desejos do público
Ao escrever, pense nas necessidades e desejos do leitor

Pense nos desejos e necessidades do leitor

Todo leitor possui desejos e necessidades quando inicia a busca por algum conteúdo na internet, e é seu dever como criador de conteúdo ficar atento a isso.

Você deve estar se perguntando: Como eu posso saber os desejos e necessidades do leitor?

Antes de iniciar a criação de qualquer tipo de conteúdo é muito importante realizar pesquisas sobre o assunto, e é nessas pesquisas que você descobre os desejos e necessidades do seu leitor. Além disso, ter conhecimento prévio do seu público é indispensável, pois ele é a sua base para a criação de conteúdo.

Como escrever sem saber para quem?

Se você vai falar sobre uma receita de bolo de chocolate, fará uma pesquisa relacionada ao tema, e nela encontrará publicações de receitas com abordagens e comentários dos mais diversos tipos, desde pessoas dizendo que a receita é muito boa, como também questionando se poderiam substituir alguns ingredientes para que a receita ficasse mais saudável.

Ao trazer à tona em seu texto esses desejos e necessidades, com o seu ponto de vista e seu conhecimento sobre o assunto, será muito mais fácil cativar o leitor e ganhar sua atenção, pois ele estará diante de um conteúdo relevante, e que possui mais do que ele procurava, fazendo com que passe a acreditar na sua opinião ou informação.

Escrever de forma cativante e envolvente não é somente usar palavras e frases de impacto; é ter um conteúdo completo, que vai de encontro aos desejos e necessidades do leitor, que seja honesto e coerente.

Honestidade e coerência sempre

Quanto mais honesto você for ao escrever, maiores as chances de ter um texto coerente, além de aumentar o poder de atração sobre o leitor.

Ao produzir um conteúdo não basta apenas conhecer o assunto e acreditar no que está produzindo, é preciso ser honesto naquilo que está sendo compartilhado e ter muita coerência.

A coerência é a harmonia entre as ideias, opiniões e informações colocadas no texto.

Se navegar por uns 10 minutos na internet, isso inclui buscadores e redes sociais, vai encontrar diversas opiniões e informações sobre os mais variados temas. Muitos desses conteúdos não expressam nenhuma honestidade, pois existem pessoas que buscam apenas se aproveitar da popularidade de um assunto para ganhar espaço e visibilidade, escrevendo mais do mesmo, dando informações superficiais ou falsas (as famosas fake news), inventando opiniões e até mesmo usando as opiniões de terceiros de modo invertido.

Sem honestidade com suas próprias opiniões e conhecimentos sobre o assunto que está escrevendo, será muito difícil chegar ao final tendo um texto coerente.

Comunique-se de forma mais dinâmica e interativa

Não importa sobre o que você está falando no texto, se está escrevendo no passado, presente ou futuro, se está usando primeira, segunda ou terceira pessoa, o importante mesmo é que haja algum tipo de interação entre o leitor e o seu texto.

A forma como você se comunica com o público é fundamental para que ele se mantenha atento à leitura. Quanto mais dinâmica for essa comunicação, maior será a chance de prender a atenção leitor.

Como eu vou interagir com o leitor através de um texto?

Simples, a frase acima é um modo de interação com o leitor. É um questionamento que fez você pensar, por alguns milésimos de segundo, ou mesmo alguns segundos, em como será essa interação.

Você pode lançar perguntas no decorrer dos seus textos, exercícios onde o leitor vai parar a leitura por alguns segundos para pensar em algo ou executar alguma ação.

Existem diversas formas de interagir e deixar o texto mais dinâmico. Algumas técnicas que eu gosto e já comprovei que funcionam são:

  1. Manter uma ordem cronológica na escrita, para que o leitor consiga entender que o texto tem início, meio e fim, e não fique perdido.
  2. Ter um texto de fácil leitura e interpretação, usando uma linguagem que seja familiar ao seu público.
  3. Adicionar perguntas ao longo do texto que fazem o leitor parar por um instante para refletir e responder para si mesmo.
  4. Quando possível, fazer com que o leitor pare por um instante a leitura e realize alguma tarefa relacionada ao conteúdo.

Se você parar para analisar o que leu até agora, verá que eu lancei diversos questionamentos e estimulei você a pensar em várias questões relacionadas à ideia central desse artigo.

Isso foi a aplicação da interatividade, mesmo não estando perto de você fisicamente, fiz com que ocorresse uma interação entre você e o texto que escrevi, ou seja, você interagiu comigo de modo indireto, e isso deu dinamismo ao texto.

Com essas 4 dicas que te dei até o momento você já é capaz de escrever textos mais atraentes e cativantes do que os escritos antes dessa leitura, mas agora vou te dar outras 3 dicas que tornarão seus textos ainda melhores.

Informações importantes no início do texto

Com o crescente volume de conteúdo sendo compartilhado e as pessoas tendo cada vez menos tempo e atenção, colocar as informações importantes no início do texto dá ao leitor tudo o que ele precisa para saber se é o conteúdo que procura ou não.

Antes de dar essa dica eu quero que você reflita sobre o seguinte:

  • Por que eu não posso distribuir as informações importantes ao longo do texto ao invés de colocá-las no início?
  • Se eu colocar as informações mais importantes primeiro, será que o leitor não desistirá de seguir a leitura até o final?
  • Ao colocar as informações importantes no início do meu texto, o que eu vou escrever depois para manter a atenção do leitor?

Todos os questionamentos acima são válidos e importantes, assim como as informações do seu texto. Veja a seguir minhas respostas para cada um deles.

Por que eu não posso distribuir as informações importantes ao longo do texto ao invés de colocá-las no início?

Você deve iniciar o seu texto transmitindo as informações mais importantes porque a maioria das pessoas têm o hábito de ler apenas os primeiros parágrafos de um texto, e só seguirão a leitura caso o conteúdo seja muito interessante. Explore os pontos principais sem dar muitos detalhes, mas transmitindo o mínimo necessário para o leitor visualizar o cenário completo da informação.

Se eu colocar as informações mais importantes primeiro, será que o leitor não desistirá de seguir a leitura até o final?

A continuidade da leitura vai depender do quão atraente você for nos primeiros parágrafos. Ao conseguir prender a atenção do leitor sobre o assunto já nos primeiros parágrafos, a chance dele continuar a leitura só vai crescer. E se você usar o início para introduzir os tópicos principais e depois for complementando cada um deles, a tendência é que o leitor siga o fluxo do texto.

Ao colocar as informações importantes no início do meu texto, o que eu vou escrever depois para manter a atenção do leitor?

Você não precisa detalhar todas as informações importantes nos primeiros parágrafos, mas pode lançar essas informações de modo que o leitor compreenda que na sequência do texto ele encontrará informações mais completas e com detalhes sobre cada um dos pontos abordados na introdução.

Veja a seguir um exemplo de como é possível colocar todas as informações importantes nos parágrafos iniciais de um texto:

Foi descoberto um novo tratamento para a doença X, causadora de sintomas como: dores de cabeça, dores nas pernas, tontura entre outras.

Estudos preliminares demonstraram mais de 95% na redução dos sintomas em pacientes submetidos ao tratamento nos últimos 6 meses.

O tratamento está disponível apenas na rede privada de saúde no momento, mas já existem formas de conseguir auxílio de programas de saúde do governo para iniciar o tratamento na rede privada.

Nesse artigo você vai encontrar mais detalhes sobre o tratamento X, para que serve, como funciona, como realizá-lo na rede privada e como conseguir auxílio de programas de saúde do governo caso não tenha condições de custeá-lo.

No primeiro parágrafo introduzi o tema central do texto, passando os primeiros detalhes. No segundo e terceiro continuei falando sobre pontos importantes do tema, que são de interesse do leitor e fechei no quarto parágrafo com uma chamada para a ação criando âncoras para outras informações abordadas no texto.

Ao passar as informações importantes no início do texto, criando âncoras de leitura, você vai aumentar a curiosidade e o nível de interesse do leitor, estimulando sua curiosidade e vontade de conhecer ainda mais o assunto.

Essa dica que acabei de apresentar é a técnica da pirâmide invertida, muito utilizada no jornalismo e que é capaz de gerar ótimos resultados.

Quando você coloca as informações importantes no início do texto, está dando ao leitor a noção de como o assunto está distribuído, permitindo que ele escaneie o texto – popularmente conhecido como “correr o olho” – em busca dos tópicos que ele realmente tem interesse.

Veja na próxima dica como tornar o seu texto escaneável e, por consequência, mais lido.

Exemplo de estrutura de um texto escaneável
As diferenças entre um texto escaneável e um não escaneável são muito claras

Torne o texto escaneável

Hoje em dia as pessoas andam sempre muito ocupadas, e quando precisam ler algo, a primeira coisa que fazem é “correr o olho” no texto para ver se ele tem a informação que precisam. Esse “correr o olho” é o termo usado popularmente, mas na linguagem técnica significa escanear o texto.

Ao escanear o texto o leitor está à procura de imagens ou palavras que saltem aos seus olhos, que estejam associadas de alguma maneira à informação que ele procura. Se ele não encontrar essa associação ao escanear o seu texto, com certeza não fará a leitura e iniciará a busca por outro texto, repetindo a “corrida de olho”.

Como tornar o texto escaneável

Para tornar um texto escaneável você deve fazer uso de alguns recursos muito simples e de fácil aplicação a qualquer texto. Veja a seguir alguns desses recursos:

  • Utilizar intertítulos (subtítulos) que identifiquem de maneira clara o que será abordado no bloco de conteúdo que virá na sequência.
  • Ilustrar o texto com imagens que sejam de fácil interpretação e estejam associadas ao assunto.
  • Controlar o tamanho dos parágrafos para que não fiquem muito extensos, 5 linhas é um bom limite para o tamanho de um parágrafo.
  • Utilizar listas para aumentar o dinamismo do conteúdo e apresentar pontos bem diretos do assunto.
  • Ficar atento ao tamanho do texto, nem todo assunto precisa de um texto longo para passar a mensagem.
  • Evite enrolações, seja direto ao falar sobre cada parte do assunto.
  • Quanto maior for a organização e estruturação do conteúdo somada à formatação do seu texto, mais escaneável ele será, e você prenderá a atenção do leitor com mais facilidade.
  • Lembre-se que a leitura na tela do computador ou celular cansa mais rápido, então fique atento ao tamanho da fonte utilizada e o contraste entre a cor dela e do fundo da tela.

Seja você mesmo

Depois dessas 6 dicas, eu quero dizer para você que a mais importante de todas – para mim – é essa.

Com o grande volume de conteúdo repetido que temos hoje na internet, é muito fácil encontrar cópias descaradas de textos apenas com mudanças de tempo verbal, nomes e sinônimos de palavras do texto original e plágio de opiniões de outros autores, apenas expressas de modo diferente.

O assunto que você irá tratar no seu texto pode ser repetido, mas a forma como você vai escrevê-lo deve ser única, deve ter a sua identidade.

Cada um tem um modo de entender e expressar seus sentimentos e opiniões, e isso acontece quando escrevemos, pois estamos passando para o papel aquilo que sentimos em nosso corpo, coração e mente.

As palavras que você utiliza ao escrever expressam a sua verdade, seu conhecimento, seu sentimento. Não tente escrever como se fosse um redator renomado ou um escritor de best-sellers, escreva sendo você mesmo.

Ao escrever dessa forma você estará ampliando as suas chances de conquistar o seu espaço, dando mais relevância ao seu texto, e principalmente aumentando a sua autoridade no assunto. Sempre que começar a escrever, lembre-se dessa dica, ela vale ouro.

O título é a porta de entrada para o seu texto

A primeira coisa que os leitores verão ao pesquisar e encontrar o seu texto é o título. Se ele não chamar a atenção, o leitor nem abrirá o link para ler.

Você pode escrever o texto mais completo possível, atraente, cativante, altamente escaneável, mas se o título não for tão forte quanto o texto, o resultado não será tão grande quanto o esperado.

A partir do momento em que você deixa claro no título o que será abordado no texto, é meio caminho andado para fazer o leitor acessar o seu conteúdo.

“Em média, cinco vezes mais pessoas leem o título do que o texto.”

David Ogilvy

Existe uma técnica chamada AIDA (Atenção – Interesse – Desejo – Ação) que se aplicada vai atrair ainda mais leitores para o seu texto. E ela pode ser aplicada não só ao título, mas também ao texto.

Para despertar a atenção você pode utilizar uma palavra ou termo que remeta a isso (novo, fácil, economizar, saúde, importante, são algumas dessas palavras). O interesse vai ser despertado informando o benefício que o leitor terá ao ler o seu texto. E para despertar o desejo você precisará de uma boa combinação entre o benefício que deixou claro e o quanto o assunto é urgente. Para finalizar, você vai chamar para a leitura, que é a ação, que pode estar implícita ou explícita.

O título deve ter uma pegada psicológica, que gere um movimento de atração e curiosidade no leitor. Veja a seguir alguns exemplos de títulos que atendem ao que foi citado acima:

  • 7 formas fáceis de ter uma renda extra
  • Veja como encontrar os estabelecimentos com mais promoções na sua cidade
  • Descubra como aumentar suas vendas investindo apenas R$ 1 real por dia

Essas são apenas algumas possibilidades, mas tenho certeza que te ajudarão a construir títulos cada vez melhores para os seus textos.

Textos atraentes convencem e convertem

Escrever é compartilhar conhecimentos, opiniões e sentimentos com quem você não conhece, mas quer ajudar de maneira incondicional. É assim que eu vejo o ato de escrever, e foi seguindo essa linha que escrevi esse artigo para você. Tenho certeza que as dicas que compartilhei farão muita diferença em seus textos e na sua evolução.

Para finalizar eu gostaria que você refletisse sobre a frase a seguir sempre que iniciar o processo de pesquisa e criação de um novo conteúdo.

“O texto é seu, a opinião é sua, o assunto é público, mas a decisão se o texto é realmente bom e relevante é do leitor.”

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Jonathan Lamim - Escritor e Ghostwriter

Quem é Jonathan Lamim?

Jonathan Lamim é graduado em Marketing Digital, graduando em Letras (Português/Espanhol) e pós-graduando em Literatura Contemporânea.

Apaixonado por livros, tecnologia e escrita, tem 19 anos de carreira navegando entre tecnologia. comunicação e ensino.

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