Como escrever blog posts poderosos que atraem e convertem

Como escrever blog posts poderosos que atraem e convertem

Você sabia que mais de 77% dos internautas ao redor do mundo leem blogs regularmente? E que as empresas que oferecem blog posts de qualidade recebem 97% mais links para seu site? Essas são algumas estatísticas que mostram como escrever blog posts de qualidade potencializa a estratégia de marketing de conteúdo e os resultados.

Os blog posts são pontos de contato do público com a marca e uma excelente ferramenta de marketing, já que podem ser estruturados de acordo com a necessidade do negócio e alinhados com o perfil do público. Sem contar que não dependem de tráfego pago para serem encontrados e que não ficam restritos ao ambiente das redes sociais, onde só quem tem uma conta pode visualizar.

Para criar blog posts poderosos, capazes de atrair o público em meio a tantos outros resultados de pesquisa é necessário pensar desde o título até o CTA de forma estratégica, explorando criatividade, emoções, dores e desejos do público. E o melhor de tudo, a partir desses blog posts é possível criar diversos conteúdos para redes sociais, o que otimiza o processo de criação e mantém todos os canais digitais alimentados com conteúdo útil e de valor.

E para ajudar você a criar conteúdos que atraem e converte, organizei este artigo em 3 blocos de conteúdo onde você verá como criar um título que atrai, um texto que envolve e um CTA que converte, tornando seu processo de criação mais eficiente e direcionado para o sucesso.

Pronto para começar?

Criando títulos que atraem
Os títulos são o primeiro ponto de contato do leitor com o blog post.

Criando títulos que atraem

O título é a primeira fração de conteúdo que o leitor visualiza, por isso ele é o elemento mais importante do blog post, podendo tanto atrair quanto afastar. Seu principal objetivo é despertar o interesse pelo conteúdo e para isso acontecer é preciso aguçar a curiosidade.

Segundo David Ogilvy, “em média, cinco vezes mais pessoas leem o título do que o texto” e “se você não conseguir vender a ideia no título, jogou fora 80% do investimento”, seja ele de tempo para produzir ou dinheiro para contratar alguém que o faça.

E para que seus títulos se tornem um ímã de leitores, eles precisam estar alinhados com o objetivo do conteúdo e com as ansiedades, desejos e necessidades do público, transmitindo a mensagem de forma simples e objetiva, sempre explorando o vocabulário mais próximo do que o público utiliza no dia a dia.

Veja a seguir um exemplo de título que se encaixa nos pontos citados acima:

“25 maneiras fáceis e divertidas para ganhar R$ 500 no próximo fim de semana”

Analisando o exemplo é possível identificar a necessidade (ganhar dinheiro), o desejo (ganhar dinheiro rápido e fácil) e a objetividade (25 maneiras fáceis e divertidas, R$ 500 no próximo fim de semana).

Nem sempre um título assim nascerá rápido, será preciso escrever e reescrever várias vezes até chegar a um que seja poderoso. Mas existe uma fórmula que pode ser aplicada na construção de títulos que, além de otimizar o processo pode proporcionar mais qualidade e melhores resultados.

A fórmula dos 4 U’s para títulos que atraem

Criada originalmente por Michael Masterson, ela pode ser utilizada para criar títulos de blog posts, newsletters, manchetes de jornais, vídeos e qualquer outro tipo de conteúdo onde você precise de um título capaz de atrair a atenção do leitor.

Os 4 U’s da fórmula são: Útil, Urgente, Único e Ultraespecífico.

Útil

Todo conteúdo precisa ser útil e relevante para o público, logo, o título deve seguir nessa mesma linha. Quanto mais singular for o título, maior será o poder de atração dele, e se combinado com a utilidade as chances do usuário continuar a leitura aumentam consideravelmente.

Exemplos de títulos úteis

  • Como criar propostas profissionais em poucos minutos e fechar mais contratos de ticket alto
  • Como limpar seu sofá de microfibra sem usar água e sabão
  • Receitas saudáveis e saborosas que vão ajudar você a vencer a balança

Urgente

A urgência é um dos fatores que mais gera cliques em resultados de busca e emails. Ela ajuda os leitores a entenderem a necessidade de resolver problemas ou atingir metas em menos tempo. Dos 4 U’s, este é o único que você pode deixar fora do título caso não consiga criar um usando todos eles, pois é mais difícil manter a urgência sem parecer agressivo ou desesperado.

Exemplos de títulos urgentes

  • Evite o sofrimento da dor de coluna com este gel testado cientificamente
  • Treine seu filhote de labrador em 2 semanas antes que ele destrua o seu sofá
  • Há apenas uma forma de investir o seu dinheiro sem perdas e com lucro capaz de pagar seu aluguel

Único

Exclusividade é algo que atrai, principalmente se o público não encontrou conteúdo ou benefícios semelhantes ao que você está oferecendo. A abordagem única e singular é um diferencial competitivo com grande poder de atração e que você pode estender para além do título.

Exemplos de títulos urgentes

  • A idosa de 62 anos que ganha dinheiro postando memes no Instagram
  • 10 lindas flores brasileiras que matam de forma horripilante
  • A incrível história do gênio do marketing que tinha medo de voar

Ultraespecífico

Quanto mais específico for o título maiores serão as chances dele se mostrar útil e atraente, e um dos elementos de especificidade mais utilizados são os números, principalmente quando eles são reais e podem ser justificados ao longo do texto, como é o caso do exemplo a seguir, usado como headline de uma copy para infoproduto que eu encontrei na internet:

“Conheça agora a estratégia que gerou 1297 vendas nos últimos 30 diase porque ela é capaz de garantir 98,9% de retorno sobre o seu investimento”

Exemplos de títulos ultraespecíficos

  • Você pode eliminar de vez a gordura comendo estes 7 alimentos milagrosos
  • A cura para a insônia. Sem antidepressivos. Sem tratamentos que valem uma fortuna – apenas uma pequena mudança na sua rotina.
  • Os 15 passos para vencer os distúrbios do sono e evitar gastar milhares de reais com remédios

Seja útil para o leitor desde o título, criando um senso de urgência, transmitindo a ideia de que o benefício que ele terá é único, tudo isso condensado em uma mensagem ultraespecífica. E como exemplo de uso dos 4 U’s, veja 2 títulos apresentados pelo curso americano de copywriting Awai:

  • Como fazer $10 milhões, melhorar sua saúde e ter um bronzeado muito bom… tudo antes do jantar à noite
  • Uma cura virtual para a artrite que impede a dor e o sofrimento – e reconstrói a nova cartilagem em menos de 30 minutos
Criando textos que envolvem
O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco.” – Júlio Dantas

Criando textos que envolvem

“Não é o que você diz que estimula as pessoas, é como você diz.” Começo essa parte do artigo com uma celebre frase de William “Bill” Bernbach que traduz a essência do conteúdo que envolve. Saber o que dizer é essencial, mas a forma como você diz é que fará a diferença na vida do leitor.

Depois que o leitor foi fisgado pelo título é hora de entregar o que ele espera encontrar. Ampliar os horizontes abertos na frase que despertou nele a necessidade de continuar a leitura em busca de uma solução ou de uma informação relevante.

E aqui a chave é a linguagem utilizada. E gosto de ilustrar essa questão com duas definições de David Ogilvy:

“A menos que você tenha uma razão especial para ser solene e pretensioso, escreva o texto na linguagem coloquial que seus consumidores usam na conversação do dia a dia.”

“Quando você se sentar para escrever o texto, finja que está conversando com a mulher ao seu lado, num jantar. Ela lhe perguntou: ‘Estou pensando em comprar um carro novo; qual você recomendaria?’ Escreva o texto como se estivesse respondendo essa pergunta.”

O texto deve ser escrito de acordo com o nível cultural e linguagem do leitor para que seja fácil dele compreender e encontrar a ligação com o título sem se sentir frustrado. Se o público é formado por advogados, então a linguagem será mais formal, mas se o público é de estudantes do ensino médio, então a linguagem deve ser mais simples, sem termos técnicos em excesso.

Um cuidado muito importante é com a objetividade. Evite ficar dando voltas para transmitir a mensagem, vá direto ao ponto. Foque em ser específico e em apresentar fatos que facilitem a compreensão do assunto abordado.

A não ser que você esteja escrevendo piadas, resista à tentação de criar um conteúdo engraçado. Imagine você escrevendo sobre finanças, mais especificamente sobre investimentos, que é um assunto levado a sério por quem se interessa, e você usar piadas e frases que tornam o texto engraçado ao invés de educativo ou informativo. Como você acha que o leitor se sentirá?

Textos de qualidade vão muito além de uma pauta-quente e um português impecável. Eles envolvem atração, formatação, facilidade de leitura, concisão, coerência e fluidez. E para alcançar tudo isso você pode se guiar pelos cinco princípios a seguir.

5 princípios para escrever textos de qualidade

Planeje o conteúdo

Para escrever um blog post poderoso é importante planejar, e não apenas sair escrevendo sem um objetivo bem definido. Título, blocos de conteúdo e um CTA são a composição perfeita do blog post que atrai e converte. Uma forma simples de planejar blog post é respondendo às perguntas a seguir:

  • Qual o tamanho do blog post?
  • Qual o tema?
  • O que mais atrai o público em relação ao tema?
  • Qual dor/problema ele vai resolver?
  • Quem é a persona ideal para esse conteúdo?
  • Quais são os tópicos que devem ser abordados?
  • Qual será o CTA na conclusão do texto?

Respondendo a essas perguntas o processo de criação do conteúdo será mais produtivo e a qualidade do texto tende a ser muito melhor do que começar a escrever sem uma direção.

Use o que aprendeu no ensino fundamental, e complemente com um CTA

Quando você estava no ensino fundamental e começou a escrever as primeiras redações, é bem provável que as instruções da professora tenham sido: “sua redação precisa ter título, introdução, desenvolvimento e conclusão”. Se lembra disso?

Todo blog post, em sua essência, se encaixa nessa fórmula e ganha alguns aditivos como a divisão do conteúdo (desenvolvimento) em intertítulos e um CTA na conclusão. Combinar essa fórmula com o planejamento prévio do conteúdo aumenta as chances dele ter mais qualidade e prender a atenção do leitor.

Conquiste a atenção do leitor

O título é o primeiro ponto de captura da atenção, mas se os primeiros parágrafos não forem irresistíveis, todo o esforço foi em vão. E aqui uma dica valiosa é utilizar a técnica da pirâmide invertida, que permitirá a você transmitir as informações relevantes logo no início do texto, complementando na sequência.

Primeiro o problema, depois a solução

Comece falando sobre o problema, construindo um cenário onde o leitor possa se ver e então deixe claro que há solução e que ela se encontra no decorrer do conteúdo. Quem tem problema e quer solução não resiste a esse modo de expor a informação e segue a leitura.

Mas atenção, não fique enrolando para dar a solução no fim do texto, isso faz com que o leitor se frustre e pare a leitura. Entregue a solução de forma consistente ao longo do conteúdo, dividindo-a em sub-tópicos que facilitem a identificação e explicando com o máximo de clareza possível.

Usabilidade é o tempero do conteúdo

Na internet os usuários não lêem 100% do texto em uma página. Eles escaneiam a página do início ao fim em busca de pontos que atraiam a atenção e se encaixem com o que estão procurando. E para que isso seja possível dentro de um blog post é necessário cuidar da usabilidade.

Parágrafos curtos, uso de negrito em pontos chave do texto, divisão do conteúdo em intertítulos, uso de listas e bullet points, evitar o uso de superlativos, generalizações e lugares comuns são algumas práticas de usabilidade que podem ser aplicadas aos blog posts e que não interferem na essência do conteúdo.

Criando CTAs que convertem
O CTA é a ponte entre o conteúdo e a conversão.

Criando CTAs que convertem

Os CTAs estão presente em diversos ambientes, do físico ao virtual, gerando impactos e conduzindo as pessoas a tomarem uma decisão específica. Empurre, puxe, siga, vire à direita, arraste para cima, clique aqui e ler mais são algumas das muitas chamadas para ação às quais respondemos quase que de imediato.

Se no dia a dia elas se mostram eficientes e convertem, por que não utilizá-las para levar o leitor a realizar a ação desejada dentro do contexto no qual o conteúdo está inserido?

Independente do blog post ter como objetivo a venda direta de um produto ou a preparação do público para uma venda futura através de conteúdo informativo ou educativo, a presença do CTA se faz necessária, pois é uma forma de conduzir o leitor para a próxima etapa dentro do fluxo de informação ou de venda.

No universo do webwriting, quando os conteúdos são mais educacionais e instrucionais, sem um apelo forte para venda, os CTAs são mais sutis e naturais, por exemplo:

  • Continue a leitura
  • Se você gostou desse artigo, talvez se interesse por esses
  • Saiba mais sobre webwriting acessando o guia definitivo

Mas quando o conteúdo tem o objetivo de vender algum produto ou serviço, os CTAs são mais diretos e fortes, por exemplo:

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Assim como os títulos devem ser criados para atrair a atenção do público e despertar o desejo pela leitura, os CTAs precisam ser claros quanto ao que o leitor deve fazer naquele momento, caso contrário não haverá conversão.

5 elementos dos CTAs que convertem

Um bom CTA possui uma estrutura conectada a tudo o que o usuário acabou de ler, ajudando-o a tomar decisões e conduzindo para uma ação específica onde ele poderá ter um benefício maior que o obtido até então. Mas para isso é necessário que o CTA tenha a estrutura adequada, composta pelos elementos a seguir.

Contexto

O CTA precisa estar dentro do contexto do blog post, falar a mesma língua, seja qual for o objetivo do conteúdo. Não adianta nada você ter um blog post com o objetivo de venda que fale sobre regras básicas de português para criadores de conteúdo e no final o CTA ser para um curso de Formação em Social Media. Embora haja uma relação mínima entre os assuntos, o contexto em que o leitor estava inserido era outro.

Especificidade

Quanto mais específico for o CTA, mais fácil para o leitor entender qual deve ser sua próxima ação e é uma das chaves para a criação de CTAs que convertem. E isso ocorre porque a especificidade é capaz de aguçar a curiosidade do leitor e remover objeções, ajudando na construção de autoridade.

Ação direcionada

A ação direcionada está ligada aos verbos utilizados na composição do CTA. Estejam eles no imperativo (“faça sua matrícula”) ou no infinitivo (“fazer matrícula”), são capazes de trazer clareza quanto a ação desejada, facilitando a compreensão e ajudando a tornar a chamada mais específica.

Urgência/Escassez

Urgência e escassez são formas eficientes de gerar conversão, pois influenciam ações imediatas, independente do contexto no qual o público está inserido. De acordo com Robert Cialdini, as pessoas agem movidas pela urgência, pois são mais sensíveis a perdas do que ganhos.

Simplicidade e criatividade

Um CTA simples e criativo pode converter mais do que um CTA longo e cheio de palavras complexas e que atrapalham mais do que ajudam. O objetivo do CTA é converter respeitando o contexto em que o leitor está, então uma boa frase com um verbo conhecido do leitor e escrita de forma criativa pode ser suficiente.

Às vezes o bom e velho “Baixe agora” gera mais resultados que “Baixe o e-book que dará a você mais fluidez na escrita de blog posts”. Mas não existe uma regra ou padrão específico. Quando o assunto é criação de CTAs, o importante é testar várias chamadas diferentes e identificar quais convertem mais com o seu público.

Por que escrever blog posts de qualidade se posso focar no volume e ter mais resultados
A qualidade é o fator mais relevante para vencer a concorrência no marketing de conteúdo

Por que escrever blog posts de qualidade se posso focar no volume e ter mais resultados?

Há algumas décadas, quando não existiam as redes sociais e os mecanismos de busca estavam nascendo, volume de conteúdo era o que gerava resultados, pois o objetivo era aparecer no topo das buscas o maior número de vezes possível. Com a pouca concorrência e um público que não estava acostumado a ler blogs, a qualidade ficava em segundo plano.

Com o passar do tempo, a evolução da internet e dos recursos e, principalmente, do público, as coisas começaram a mudar e a quantidade deixou de ser o fator mais relevante. O público está mais seletivo, a concorrência maior e com isso o que faz a diferença é a qualidade do conteúdo.

Embora a quantidade ajude no aumento da visibilidade, conteúdos relevantes e bem produzidos ainda geram resultados melhores. Segundo uma pesquisa feita pela OptinMonster, um bom blog post precisa, em média de 3,5 horas para ser escrito, e blog posts com mais de duas mil palavras tendem a conquistar resultados mais relevantes.

Posso usar esse blog post como exemplo. Ele levou mais ou menos 6 horas para ser produzido, desde o planejamento até a publicação, e tem aproximadamente três mil palavras. Eu poderia ter quebrado ele em 3 blog posts menores, um falando sobre títulos que atraem, outro falando sobre textos que encantam e finalizar com um blog post falando sobre CTAs que convertem. Por mais que os conteúdos permanecessem completos, eles estariam fragmentados em relação ao assunto principal (blog posts poderosos), o que me daria mais oportunidades de indexação, mas abri mão da quantidade para focar na qualidade.

Não importa o tamanho do seu blog, cuide dele. Produza conteúdo de qualidade. Tenha uma estrutura que permita a você trabalhar o título, o texto e o CTA de forma consistente e conectada com o objetivo final. Isso fará toda a diferença na vida do público e, consequentemente, nos resultados.

E se depois de ler esse blog post você ainda tiver alguma dúvida sobre como escrever blog posts e tornar o seu blog uma máquina de conversão, pode deixar nos comentários que será um prazer te ajudar.

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Jonathan Lamim - Escritor e Ghostwriter

Quem é Jonathan Lamim?

Jonathan Lamim é graduado em Marketing Digital, graduando em Letras (Português/Espanhol) e pós-graduando em Literatura Contemporânea.

Apaixonado por livros, tecnologia e escrita, tem 19 anos de carreira navegando entre tecnologia. comunicação e ensino.

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