Jonathan Lamim - Ghostwriter & Redator

3 técnicas de escrita utilizadas para produzir os textos de um site

Descubra as 3 técnicas de escrita que, juntas, podem aumentar o potencial do seu site e transformá-lo em uma verdadeira máquina de vendas.
3 técnicas de escrita utilizadas para produzir os textos de um site

Um site é composto de imagens e textos organizados de modo a conduzir o usuário por uma experiência agradável enquanto navega, e para que isso seja possível são utilizadas técnicas de escrita combinadas a técnicas de design para que o conteúdo de cada página e do site como um todo façam sentido.

Na maioria das vezes os visitantes do site estão com pressa, entraram ali apenas para obter a informação que procuravam.

Quem está com pressa quer respostas rápidas, sem rodeios, o que esse tipo de visitante menos quer é ter que pensar muito para encontrar a informação que precisa.

Considerando essa informação, a aplicação das 3 técnicas de escrita que vou apresentar a seguir vai ajudar você a ter um site capaz de atender às expectativas dos visitantes, tanto a nível de conteúdo, quanto de facilidade de navegação e localização das informações.

Técnica 1: Copywriting

Copywriting é uma técnica de escrita mais ligada à redação publicitária, com foco campanhas de marketing e textos para mídias sociais e vendas.

A estratégia por trás dos textos escritos usando copywriting é a de persuadir de forma positiva o leitor, atraindo sua atenção através de palavras bem definidas e orientando as ações dele para a tomada de decisão.

O uso dessa técnica tem se tornado muito comum no desenvolvido de páginas de vendas, anúncios para redes sociais, e até mesmo páginas de captura.

Técnica 2: Webwriting

Webwriting é uma técnica de escrita voltada para a redação de conteúdo como: blog posts, e-books, informativos para comunicação interna nas empresas, matérias publicadas em revistas entre outros.

Por trás dessa técnica está a estratégia de imergir o leitor no assunto, de forma profunda, dando a ele o máximo de informação sobre o assunto, educando-o.

Essa técnica é utilizada em larga escala em artigos, newsletters, blogs e produção de conteúdos ricos (e-books e blog posts mais densos)

Técnica 3: UX Writing

UX Writing é uma técnica de escrita voltada para experiência do usuário, focada em construir uma experiência de leitura e navegação capazes de reter e engajar o visitante.

A estratégia por trás dessa técnica é usar palavras claras para explicar tudo o que for necessário, orientando de forma natural o usuário em relação a produtos e serviços ou mesmo a navegação na própria página.

Essa técnica é utilizada em sites, aplicativos, chatbots e outros canais onde o texto é o principal elemento de comunicação com o leitor.

Técnica extra

Technical Wiriting, ou Tech Writing como é utilizada é uma técnica de escrita utilizada para a produção de conteúdos mais técnicos.

A estratégia por trás dessa técnica é usar palavras objetivas para ensinar algo, transmitir conhecimentos, orientar o uso de produtos, sistemas e serviços de forma simplificada.

Essa técnica de escrita é utilizada na documentação de softwares, APIs, manuais e guias de uso, páginas de suporte e materiais cujo objetivo é dar instruções ao usuário.

Tabela desenvolvida por Camila Gaidarji, com a parte de Tech Writer feita pela Mariana Moreira
Referência: Anastasiia Marushevska e lauxcritora

Os benefícios de usar essas técnicas de escrita nos textos do site

Todo site é:

  • um canal de comunicação com o público
  • uma fonte de informação disponível 24h por dia
  • uma ferramenta de vendas

Sendo o site um canal de comunicação com o público a técnica de UX Writing vai ajudar a tornar essa comunicação mais natural e fluida.

Com uma disponibilidade de 24 horas por dia, o site deve dar ao visitante a informação que ele está buscando de forma clara e com o máximo de profundidade possível, mesmo que para isso sejam necessários diversos conteúdos. É nesse ponto que a aplicação da técnica de Webwriting vai fazer a diferença.

Em se tratando de ferramenta de vendas, a técnica de copywriting vai ajudar a tornar os textos do site mais persuasivos, fazendo o uso das palavras certas para guiar o usuário no processo de decisão de compra.

E se no site você tiver páginas de suporte, com manuais de instrução, informações para ajudar o usuário a utilizar o produto, software ou serviço, a técnica de tech writing vai ajudar a produzir textos mais simples, com as palavras corretas e capazes de serem compreendidos por qualquer nível de usuário.

Por mais que sejam técnicas específicas, elas se conectam e adaptam produzindo uma experiência diferenciada para os visitantes do site, tornando o diálogo mais humanizado e próximo do usuário, fortalecendo o engajamento e aumentando a retenção.

Um site de alta performance é composto de um visual atraente e de um texto bem estruturado, capaz de conduzir o usuário à navegação com o mínimo de esforço.

Lembre-se: é preciso haver um diálogo como visitante do site, e são os textos que direcionam a maior parte desse diálogo. Quanto mais próximos da linguagem e realidade do público ele for, maior será a conexão.

Até o próximo artigo!

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