Os benefícios do copywriting aplicado a sites

Os benefícios do copywriting aplicado a sites

Copywriting é o método de escrita de textos persuasivos focados em levar o leitor a realizar alguma ação direcionada.

Esse método geralmente é aplicado em:

  • Cartas de vendas
  • Emails
  • Anúncios
  • Páginas de venda
  • Roteiro de vídeos
  • Posts em redes sociais

Os itens que acabei de citar são muito comuns nos processos de venda, independente do segmento de mercado.

Mas hoje um item se tornou de grande relevância para o processo de venda: o site.

E um site sem o texto adequado e com a devida estruturação é incapaz de produzir diálogo com o visitante, engajá-lo e transformá-lo em cliente.

Por que utilizar copywriting no site

Ao utilizar copywriting na produção dos textos de cada página do site, desde os títulos até o conteúdo das páginas, você estará garantindo uma nova forma de conexão com o visitante.

Quando um texto, também conhecido como copy, é produzido de maneira estruturada usando as palavras certas, o visitante é guiado de forma automática ao navegar pelo site.

As pessoas quase sempre acessam sites com pressa, querendo a informação da forma mais rápida e objetiva possível.

Utilizar copywriting na produção dos textos vai facilitar a navegação do usuário e ainda dará a oportunidade de guiá-lo usando técnicas de persuasão e gatilhos mentais, mostrando a ele que ali tem a informação que ele precisa e também o produto/serviço que pode resolver o problema dele.

Em um site de alta performance, os conteúdos são organizados de modo que o usuário vá navegando de acordo com a profundidade do conteúdo que busca, ou seja, nas páginas iniciais os textos são mais objetivos.

Mas texto objetivo não é sinal de texto ruim, afinal, com uma boa copy um texto objetivo pode responder ao que o visitante estava buscando e gerar nele uma sensação de confiança ainda maior em relação ao site.

Os benefícios do copywriting aplicado a sites

O uso de copywriting na produção de textos gera inúmeros benefícios e a seguir vou listar os que eu considero mais relevantes em relação a copywriting aplicado a sites:

  • Textos objetivos que passam a mensagem necessária sem que exija do visitante muito tempo pensando onde encontrar o que procura
  • Direciona a navegação visual do visitante quando está rolando a página em busca da informação
  • Textos compreensíveis para os visitantes independente de terem ou não conhecimento sobre o assunto que está sendo tratado
  • Informações mais claras e relevantes para o processo de decisão
  • Palavras certas no lugar certo
  • Botões de ação que levem o usuário a clicar
  • Aumento do engajamento e da retenção de visitantes
  • Abertura de um diálogo com o visitante, ao invés de apenas transmitir informações

Copywriting não é só para página de venda, é para todo canal que gera comunicação com o público e que de alguma forma influencia no processo de decisão de compra.

O que você perde se não usar copywriting nos textos do seu site

Os textos do site são a voz do seu negócio na internet. Enquanto você dorme, descansa, viaja, trabalha, ele está ali pronto para falar com o seu público.

Sem utilizar as palavras certas, na sequência ideal, não haverá diálogo com o visitante, provavelmente vai haver muita gritaria e ele não encontrará o que procura.

Com isso você perde a oportunidade de engajar e reter esse visitante, e com isso a chance de poder ofertar um produto ou serviço para ele de forma mais assertiva se torna cada vez menor.

O site é um canal de vendas, seu objetivo é fortalecer um negócio, aumentar a autoridade e transformar visitante em clientes, e sem copywriting isso não vai acontecer.

Quero encerrar esse post com uma frase de William Bernbach que ilustra muito bem a importância da aplicação de copywriting em sites:

“Não é o que você diz que estimula as pessoas, é como você diz.”

William Bernbach

Seu site está estimulando as pessoas a continuarem a navegação? A buscarem mais informações sobre o seu negócio, produtos e serviços?

Se você acha que os textos do seu site podem ser ainda melhores a ponto de transformarem visitantes em clientes, mas não sabe como fazer isso, EU POSSO TE AJUDAR!

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Jonathan Lamim - Escritor e Ghostwriter

Quem é Jonathan Lamim?

Jonathan Lamim é graduado em Marketing Digital, graduando em Letras (Português/Espanhol) e pós-graduando em Literatura Contemporânea.

Apaixonado por livros, tecnologia e escrita, tem 19 anos de carreira navegando entre tecnologia. comunicação e ensino.

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