Tem uma frase de Chris Goward que diz tudo sobre mensuração de resultados:
“Conteúdo sem conversão é só publicação grátis.”
Se o seu conteúdo não converte, então ele não passa de publicação grátis, ou seja, um custo sem retorno.
A mensuração de resultados é a chave para que você possa entender melhor o efeito que o conteúdo está causando sobre o público, encontrar os erros de estratégia e melhorar todo o processo.
A seguir compartilho com você 5 dicas que mudarão o seu conceito sobre mensuração de resultados, e se aplicadas poderão mudar a forma como você produz e entrega conteúdo para o seu público.
Pense no todo e se afaste de indicadores burros
No marketing de conteúdo as coisas não funcionam isoladamente, existe uma integração que envolve estratégica, produtores de conteúdo, conteúdo, público, análise de tráfego e sensibilidade para enxergar os indicadores que realmente produzem dados relevantes para a sua estratégia.
Se você enxergar as coisas de modo isolado obterá dados de indicadores burros e tomará decisões inúteis e que não agregarão valor à estratégia.
Mantenha-se atento a todas as partes envolvidas e busque os indicadores que forneçam os dados mais relevantes para que possa fazer uma análise precisa e ajustes de estratégia eficazes.
Muitos indicadores não são garantia de obter as melhores informações. Às vezes 2 indicadores bem selecionados e que se encaixam dentro da estratégia atual podem fornecer muito mais informações que 5 indicadores escolhidos de modo aleatório e que são capazes de gerar números mais altos.
Primeiro as pessoas, depois os números
Nem sempre são os números que refletem os resultados de uma estratégia. Antes de se preocupar em analisar e tomar decisões baseadas em números, preocupe-se com as pessoas, sejam elas o público, cliente ou os funcionários da própria empresa.
O objetivo da mensuração de resultados é saber onde estão os erros e acertos, corrigi-los e melhorar sempre. Porém algumas informações importantes para o processo de melhoria nem sempre estão nos números e sim nos feedbacks das pessoas.
Imagine-se recebendo um email de um visitante do seu site dizendo que a forma como o conteúdo está disposto não favorece a leitura e a torna cansativa.
Sem esse feedback, como você descobriria esse problema através de indicadores e da mensuração de resultados?
O tempo que as pessoas passam na página poderia ser um desses indicadores, e pode refletir diversos outros aspectos:
- conteúdo que não gera interesse
- lentidão no carregamento da página
- introdução do conteúdo sem força de persuasão
Os números ajudam na tomada de decisão mas as pessoas podem ajudar muito mais.
Mantenha-se mais próximo do seu público, não coloque os esforços para mensuração de resultados somente em indicadores que retornam números, utilize indicadores de precisão (as pessoas) e tenha informações capazes de facilitar a compreensão dos números e justificá-los.
Se aproximar do público, conversar e obter feedback traz mais clareza para as decisões relacionadas à estratégia.
Seja realista, adapte e melhore sempre
Se mal analisados, números e feedbacks se tornam perigosos. Eles podem levar para uma realidade diferente, gerando soluções e expectativas que não cabem ao momento.
Ter sensibilidade na hora de mensurar resultados é muito importante para que seja construída uma estratégia realista, que permita adaptações e melhorias ao longo do tempo.
Adaptar e melhorar deve ser sempre o foco após a mensuração dos resultados. Pessoas e números farão parte de todo o processo, e elas precisam ser conduzidas dentro da realidade.
Muito cuidado com números muito positivos pois eles podem não ser tão positivos assim.
Olhar os números isoladamente pode fazer com que eles pareçam muito bons, mas ao olhar em conjunto com outros dados obtidos na mensuração de resultados pode mudar totalmente o cenário.
A perfeição não é encontrada somente em números positivos, então tome muito cuidado. Números positivos também podem indicar grandes falhas.
Produza novas ideias a partir dos dados obtidos
Indicadores, pessoas, números… De nada adianta tudo isso se não forem capazes de produzir novas ideias.
O sucesso está na sensibilidade para produzir novas ideias em cenários que se mostram perfeitos.
A perfeição nem sempre é o que parece ser, ainda mais quando essa perfeição está associada a números.
0 (zero) pode ser muito ruim ou muito bom, assim como 10 (dez), tudo vai depender da estratégia, dos indicadores e das pessoas.
Os resultados servem como base para uma reformulação de estratégia, mas a estratégia não depende única e exclusivamente dos resultados para ser atualizada.
Se mantenha atento aos números para que eles possam influenciar novas ideias, mas não se prenda totalmente a eles nesse momento criativo.
Nunca se afaste dos números
Positivos ou negativos, nunca se afaste dos números de uma mensuração de resultados.
Esses números te darão um caminho a seguir e te ajudarão a enxergar, junto com as pessoas, as melhorias, ajustes e novas ideias para a sua estratégia.
Mais uma vez vou repetir a frase de Chris Goward: “Conteúdo sem conversão é só publicação grátis.”
Para saber se se o conteúdo está convertendo você precisa mensurar resultados, e quando se faz isso são gerados números.
Quanto mais longe você ficar dos números, menores serão as chances de fazer com que sua estratégia evolua, converta e gere resultados positivos.
Portanto, não deixe de mensurar de modo inteligente e eficaz os resultados gerados pela sua estratégia.
Analise constantemente não só os números mais o público, as pessoas envolvidas na estratégia. Toda informação é importante quando o objetivo é atingir resultados surpreendentes.
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