3 tipos de conteúdo indispensáveis para qualquer negócio

Descubra os tipos de conteúdo que vão te ajudar a fortalecer sua estratégia e aumentar sua autoridade junto ao público.
3 tipos de conteúdo indispensáveis para qualquer negócio

Criar conteúdo e fazer com que ele chegue até o público é o grande desafio do momento, principalmente nas redes socias; e para te ajudar nesse desafio vou listar pra você 3 tipos de conteúdo indispensáveis na sua estratégia, independente de qual for o seu nicho de mercado.

Com esses 3 tipos de conteúdo você poderá explorar diversos temas e se combiná-los com os diferentes formatos de conteúdo disponíveis, não parecerá repetitivo.

Vamos começar?

Antes dos tipos vem a estratégia

Um dos maiores erros que se pode cometer na hora de criar conteúdo e não ter uma estratégia de conteúdo.

Quando você não tem uma estratégia de conteúdo a tendência é publicar conteúdo de forma aleatória, e depois de um tempo ter em suas redes sociais, site e blog um monte do que eu chamo de “conteúdo ponta solta”, aquele conteúdo que não tem conexão com os seu produtos ou serviços, menos ainda com seu público, e que não te ajuda a vender.

Para te ajudar na jornada da criação de conteúdo e evitar os “conteúdos ponta solta”, compartilho com você 3 tipos de conteúdo que são indispensáveis para que possa alcançar o máximo de necessidades do seu público e também atingir o público de acordo com o tipo de conteúdo que ele gosta de consumir.

Ao utilizar esses tipos de conteúdo dentro da sua estratégia, você estará aumentando suas possibilidades tanto de conteúdo quanto de resultados.

Tipos de conteúdo indispensáveis

Esses 3 tipos de conteúdo podem fazer toda a diferença na sua estratégia, mas eles não são mágicos e soltos não ajudarão você a alcançar resultados melhores.

Então, antes de começar a criar conteúdo utilizando os tipos que irei apresentar, certifique-se de que sua estratégia já possui as informações a seguir:

  • definição do público-alvo
  • lista de dores e desejos do público
  • lista com os benefícios dos seus produtos ou serviços
  • dores e problemas que seus produtos ou serviços ajudam a resolver

Com essas informações organizadas e à disposição para consulta na hora de criar o conteúdo, o processo será mais fluído e o conteúdo mais assertivo.

Se por acaso você ainda não definiu o seu público-alvo, vale a pena dar uma olhado no artigo “25 perguntas para te ajudar na identificação do público-alvo”, que publiquei no blog Design com Café.

Conteúdo Informativo

Esse é um tipo de conteúdo muito comum e consumido na internet, e o objetivo dele é transmitir algum tipo de informação para o público.

O exemplo de conteúdo informativo mais fácil de ser visualizado são as notícias. O único intuito delas é informar sobre algo.

Você pode até pensar que não tem como criar conteúdo informativo capaz de se conectar com seus produtos, serviços e com o púbico, mas a verdade é que tem sim.

Imagine uma loja de roupas que possui um Instagram onde posta as novidades da loja, faz lives para apresentar novas coleções e, além da loja física, possui uma loja virtual.

Essa loja pode explorar os conteúdos informativos falando sobre as tendências do momento, o que está por vir na próxima estação.

Fazer um post falando sobre as cores da moda é uma maneira de informar o público sobre o assunto, e para conectar ainda mais com os produtos, esse conteúdo informativo pode ser ilustrado com fotos das peças disponíveis na loja nas cores indicadas.

Dessa forma o conteúdo informativo gerou conexão com os produtos, foi útil para o público e ainda tem poder de venda.

Conteúdo Educativo

O conteúdo educativo é aquele que tem como objetivo ensinar algo ao público para que ele possa resolver um problema sozinho, sanar uma dor que o impede de agir ou simplesmente ensinar algo útil independente de ser ligado a um problema ou dor.

É aqui que entram os tutoriais, as dicas e todo conteúdo que ensina o público a fazer algo que vá gerar algum tipo de benefício para ele.

Os conteúdos educativos são uma excelente ferramenta para aumentar a autoridade e potencializar as vendas.

Vamos seguir com o exemplo da loja de roupas e ver como ela poderia criar conteúdos educativos para o seu público e manter a conexão com os produtos.

Veja a seguir uma lista com ideias de conteúdo:

  • dicas para dobrar a roupa sem amarrotar tanto
  • tutoriais para lavar as roupas e manter as cores vivas por mais tempo
  • dicas de composição para ajudar o público a combinar as peças para as mais variadas ocasiões
  • dicas de maquiagem que combinam com determinados tipos de roupa

Tudo isso é conteúdo educativo e pode ser explorado em diversos formatos como por exemplo: vídeos, carrosséis, imagens, infográfico e outros formatos.

Conteúdo de Entretenimento

O conteúdo de entretenimento é muito mais do que um meme, ele é uma forma de transmitir uma mensagem para o seu público de um jeito leve e descontraído, sem perder a essência da sua comunicação.

Você pode combinar tanto o conteúdo informativo quanto o educativo com o conteúdo de entretenimento, para isso você precisa ter a sensibilidade de manter uma linha agradável na mensagem, sem exageros capazes de gerar desconforto no púbico.

Um exemplo de combinação de conteúdo de entretenimento com conteúdo educativo que a loja de roupas do exemplo anterior pode criar é o seguinte:

Usar o vídeo ou GIF da cena em que o vestido da Marilyn Monroe sobe para dar dicas de como evitar esse tipo de situação desagradável.

Tipos de conteúdo - Entretenimento
Fonte: giphy.com

O conteúdo de entretenimento é muito poderoso dentro de uma estratégia de conteúdo, mas para isso é preciso que ele esteja conectado com todo o contexto do negócio e do público.

Não faz sentido a loja de roupa publicar um meme de um cachorro sem criar um contexto, ele será o verdadeiro “conteúdo ponta solta”.

Como conectar esses tipos de conteúdo com os seus produtos, serviços e com o público

Talvez essa seja a grande questão, a barreira a ser superada pela maioria dos criadores de conteúdo, sejam eles profissionais do ramo ou donos de seus próprios negócios.

Meu objetivo aqui é ajudar todo o tipo de criador de conteúdo a alcançar resultados criando conteúdo autêntico e de valor para o seu público, então vamos às dicas para você conectar esses tipos de conteúdo de forma consistente.

Como conectar conteúdos informativos

Talvez o conteúdo informativo junto com o conteúdo de entretenimento sejam os mais desafiadores para se conectar, mas é possível.

Se o objetivo é informar, então a informação precisa ser útil para o púbico e deve estar alinhada com o produto ou serviço. Esse é o principal fator a ser levado em conta.

Em seguida, considere o nível de relevância da informação para o público, pois nem toda informação fará sentido para ele.

Por exemplo, se a loja de roupas do nosso exemplo trabalha com as marcas A, B e C, não faz muito sentido ela compartilhar uma notícia sobre a marca D, já que não tem como conectar com algum produto disponível na loja.

Ou falar sobre o São Paulo Fashion Week, um evento para a elite da moda, se o público dela for a classe C e D, embora essa divisão da população por classe social não seja parâmetro para definir o quanto a pessoa gosta de moda, pelo menos ao meu ver.

Como conectar conteúdos educativos

Do meu ponto de vista, o tipo de conteúdo mais fácil de se conectar com produtos e serviços, pois ele tem como objetivo ensinar algo para o público e independente do segmento de mercado e do tipo de público, sempre haverá algo que pode ser ensinado.

Esse tipo de conteúdo tem a capacidade de proporcionar pequenas vitórias para o público, e são essas vitórias que colocam você e seu negócio cada vez mais no topo das lembranças e da confiança.

Pense em todos os problemas do seu público, as dores, tudo o que você pode fazer para ajudar o público a alcançar o que deseja.

O conteúdo educativo precisa ser prático, então pense em dicas, passo a passo, tutoriais, tudo o que for possível ensinar ao seu público para que ele possa resolver sozinho alguns de seus problemas e assim confiar mais em você a ponto de comprar a solução para o problema maior.

Nossa loja de roupas por exemplo, pode ensinar muita coisa sobre conservação de roupas, combinação de peças, maquiagem e muitas outras coisas, e aproveitar esses ensinamentos para mostrar peças da loja como forma de ilustrar o que está sendo falado.

Essa prática é muito comum e ajuda muito nas vendas.

Como conectar conteúdos de entretenimento

Um dos tipos de conteúdo mais desafiadores na hora de encaixar dentro da estratégia, pois é preciso cuidado para não torná-lo um “conteúdo ponta solta” e também pra não gerar sensações ruins no público.

Sempre que criar um conteúdo de entretenimento procure associá-lo ao seu produto ou serviço de alguma forma.

No caso da loja de roupas, já falamos do exemplo da Marilyn Monroe, mas também podemos usar outras formas como por exemplo o meme de uma das cenas do seriado Friends, onde o personagem Joey chega vestindo diversas peças de roupa, uma sobre a outra.

Esse é um bom meme para conteúdo de entretenimento combinado com um conteúdo educativo, onde a loja pode falar sobre como escolher o look ideal quando estiver na dúvida do que usar.

Tipos de conteúdo - entretenimento
Fonte: giphy.com

Agora que você já conhece os tipos de conteúdo indispensáveis dentro da sua estratégia de marketing, eu tenho uma outra coisa pra te dizer.

Não confunda tipo com formato de conteúdo

O que eu mostrei para você nesse artigo são tipos de conteúdo, os formatos são a forma que você dará a esse conteúdo para entregá-lo ao público.

Existem muitos formatos possíveis, inclusive você pode combinar esses formatos.

Temos vídeos, imagens, textos, reels, stories, carrosséis, infográficos e vários outros formatos disponíveis que você pode explorar na hora de criar seus conteúdos.

Combine os tipos e formatos e você conseguirá variar bastante o seu conteúdo, alcançando cada vez mais público.

Para saber mais sobre os formatos de conteúdo você pode acessar o artigo “16 formatos de conteúdo para você encantar o público” que publiquei aqui no blog.

Espero que esse conteúdo possa te ajudar a fortalecer sua estratégia e melhorar seus resultados.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, compartilhe nos comentários ou me envie uma mensagem no LinkedIn.

Até o próximo artigo!

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